Buscar

Espaço habitado

Prévia do material em texto

O historiador quando vai em busca de suas fontes ele é conduzido por perguntas, por vezes se depara com vestígios que se conservaram por milhares de anos ou que restas deles, ao considerar esses vestígios fontes para o seu trabalho, o historiador utiliza-se de métodos e hipóteses que se revelam a partir do estudo dos vestígios.
O historiador usa conceitos já formados e definidos para estudar essas fontes. Muitos conceitos podem ser usados em diferentes tempos, mas significar coisas diferentes.
O espaço de experiência e o horizonte de expectativa são “ o par e conceitos ‘expectativa e experiência’ é manifestante de outra natureza. Não propõe alternativa, não se pode ter um sem o outro: não há expectativa sem experiência, não a experiência sem expectativa. ” (KOSELLEKC ,p 307, 2006) esses dois conceitos estão ligados a ação humana e nenhum pode se dar sem o outro, não pode haver experiência sem expectativa e nem expectativa sem experiência, são categorias que entrelaçam o passado e o futuro.
O conceito experiência carrega para história muitos significados, refere-se ao espaço e também a temporalidade da história. A história carrega experiências de histórias alheias que são passadas através de gerações. 
Quanto coisas acontecem de maneira parecida a qual já se sucedeu algum evento anterior, ressurge a memória de experiências semelhantes daquilo que já ocorreu, então se tem a ideia de que as consequências podem ser iguais ou previsíveis, mas dificilmente na história as coisas se repetem da mesma forma que antes. 
O resultado é construído através da experiência, assim criando uma expectativa. A expectativa pode surgir mesmo sem um a experiência, assim criando uma nova experiência para o futuro.
Quando uma experiência se torna menos segura outras são criadas, a história se torna um processo continuo onde experiência são passadas pelas gerações, pois as expectativas do futuro muitas vezes são baseadas em experiências passadas
“ A experiência é o passado atual, aquele no qual os acontecimentos foram incorporados e podem ser lembrados” (KOSELLEKC, p 309, 2006) a experiência pode ser passada através das gerações, ou aprendida com os outros, sendo assim, formando um conhecimento histórico concebido de várias experiências.
A expectativa acontece no hoje, é o se tenta prever, esses dois conceitos se complementam um coordenado o passado e o outro o presente e o futuro.
O futuro histórico muitas vezes não é visto da mesma forma o qual foi o passado histórico, assim, nem sempre a experiência permanece igual, após outras experiências mais novas serem adquiridas, e as expectativas subsequentes serão baseadas nas novas experiências entrelaçadas com as velhas experiências.
O fim da Idade Média muda o valor histórico do passado principalmente por causa do conceito de progresso “ a elaboração crítica do passado, a formação da escola histórica, se baseia na mesma circunstancia que também pôs em marcha o progresso que se projetava para o futuro” (KOSELLEKC,p 319, 2006), a experiência mesmo não prevendo o futuro, trouxe invenções e descoberta cientificas, trazendo uma nova face ao mundo.
REFERENCIAS: 
KOSELLEKC, Reinhart. Futuro Passado, Rio de Janeiro: PUC Rio,2006.

Continue navegando