A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
2 pág.
Relatório de aula prática sobre microscópio

Pré-visualização | Página 1 de 1

Relatório de Laboratório 
Aula prática: Microscopia 
Introdução
Sabe-se que o microscópio é um material essencial para exames laboratoriais, utilizado para diagnóstico e observação de diversas amostras. Descobriremos como este equipamento é utilizado e exploraremos sua composição observando cada parte de um microscópio óptico e sua funcionalidade. 
Objetivo 
Durante a aula prática aprender a manusear um microscópio óptico, aprendendo cada componente do mesmo e sua funcionalidade. 
Procedimento Prático 
Material utilizado: 
-Microscópio óptico 
-Lâmina com amostra 
-Óleo de imersão 
Foram a apresentadas cada parte do microscópio óptico e sua funcionalidade sendo elas: 
Ocular: Lente por onde se visualiza a amostra; 
Tubo: Onde ficam as oculares; 
Objetivas: lentes para aumento da amostra sendo 4 lentes com aumentos de 4 vezes, 10 vezes, 40 vezes e 100 vezes. O microscópio já possui um aumento de 10 vezes, sendo assim o valor de cada objetiva é multiplicado por 10, sendo assim o valor de cada objetiva fica respectivamente: 40 vezes, 100 vezes, 400 vezes e 1000 vezes. É importante ressaltar que para o aumento de 1000 vezes (objetiva de 100) é utilizado o óleo de imersão para que não se perca os feixes de luz na visualização da amostra e melhorar a visão da lâmina;
Revolver: Suporte onde ficam as objetivas e o mesmo gira para a troca das lentes; 
Mesa: Onde se apoia a lâmina para observação; 
Pinça: Utilizada para prender a lâmina a mesa; 
Macrômetro e Micrômetro: Para ajuste do foco; 
Condensador: Para regular a intensidade de luz; 
Interruptor: Para ligar e desligar a luz;
Braço: Estrutura que liga a parte ocular a parte mecânica do microscópio;
Base: Estrutura que suporta todos os componentes do microscópio. 
Foram analisadas lâminas de um esfregaço sanguíneo, onde a partir da orientação da professora sobre os componentes do microscópio, ajustamos o foco e visualizamos os componentes sanguíneos. 
Resultados e Discussão
Foi observado na amostra 2 tipos de células sanguíneas, sendo hemácias de coloração avermelhada e leucócitos de coloração roxa foi explicado que cada célula exibia uma cor pois as amostras foram coradas, podendo assim serem diferenciadas através da cor que exibiam. 
Conclusão
Aprendemos a utilização correta do microscópio óptico, cada peça da sua composição e sua funcionalidade, diferenciamos células sanguíneas e entendemos a utilização deste equipamento para uso em laboratório.