Buscar

Glândula Mamária

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fisiologia Animal I- Fisiologia da Glândula mamária
Glândula mamária
Os alvéolos mamários (formado por parênquima) drenam para ductos pequenos, que vão progressivamente se unindo a ducto maiores, até abrir em uma cisterna ou diretamente na teta.
Os alvéolos são agrupados em unidades, conhecidas como lóbulo. Os lóbulos são agrupados em unidades maiores, os lobos. Os alvéolos são recobertos por células contrateis de natureza mioepitelial e que respondem ao reflexo de ejeção de leite. As células mioepiteliais também se localizam ao longo dos ductos.
Úbere
Dispõe de dois ligamentos: lateral e mediano, como estruturas primarias de suporte, que impedem que o úbere encoste no chão.
Os ligamentos suspensórios laterais são compostos por tiras fibrosas, não-elásticas formando lamelas, que penetra na glândula mamária. Eles estão unidos aos tendões da sínfise pélvica. 
As duas metades do úbere bovino estão separadas pelo ligamento suspensório médio (tecido conjuntivo elástico) e está ligado à sínfise pélvica.
Os alvéolos e os ductos estão rodeados por células mioepiteliais contrateis, que respondem a ocitocina e favorecem a “descida do leite”. O leite é drenado dos ductos principais para a cisterna da glândula, posteriormente, para a cisterna da teta, aonde fica retido
A cisterna da glândula comunica-se com a cisterna da teta através da crista circular. A cisterna da teta fica entre os esfíncteres e comunica-se com o exterior pelo ducto papilar.
Um intenso fluxo sanguíneo é a condição para uma alta produção secretora das glândulas mamárias. Após o parto, ocorre rapidamente um desvio do fluxo sanguíneo do útero para as glândulas mamárias.
Células alveolares: Sintetizam ptn, lipídeos e carboitrados (açúcares)
Gordura: Citoplasma -> ápice -> luz do alvéolo 
Proteínas: reticulo endoplasmático -> aparelho de golgi
Açúcar (lactose): Aparelho de golgi
Ocitocina: responsável pelo reflexo da ejeção e produção de leite.
Mamogênese feminina 
Fase pré-púbere: o aparelho mamário do nascimento até a puberdade sofre pouco desenvolvimento e sua velocidade de crescimento mamário está de acordo com a velocidade de crescimento corporal.
Na puberdade: durante cada ciclo estral a glândula mamaria é estimulada por hormônios ovarianos (estrogênio e progesterona) e também por outros tipos de hormônios (GH –maior importância nos bovinos- esteroides adrenais e prolactina). Ocorre o crescimento associado com o alongamento e ramificação dos ductos mamários.
Após a concepção: no decorrer da primeira gestação, ocorrerá a maturação das glândulas mamarias, permitindo que elas atinjam sua completa capacidade funcional. O crescimento acelerado durante a gestação deve-se, provavelmente, a secreção aumentada dos hormônios esteroides (estrogênio e prolactina) e polipeptídios (prolactina, GH e lactogênio placentário-presente na placenta de alguns animais e sinaliza para a glândula mamaria que a fêmea está gestante-)
O colostro é uma secreção mamaria do pré e pós-parto, que é formado antes do parto e rico em imunoglobulinas A (IgA), que devem ser ingeridas e absorvidas pelo intestino até as 36h de nascimento, para que haja a garantia da transmissão da imunidade passiva. Animais que possuem placenta muito espessa não há nenhum tipo de imunização materna para o filhote, que nasce completamente sem anticorpos, o colostro nesses casos são de extrema importância. Rico em vitamina A, caseínas, albuminas e poucos açúcares (sem lactose) 
Involução mamaria: diminuição, por apoptose, no número de células epiteliais mamarias e também na atividade da célula. Os espaços que os alvéolos ocupavam são substituídos por adipócitos. Esse processo é necessário para que haja a renovação do tecido mamário, e ocorre após o desmame do filhote.
Lactogênese 
Preparação da glândula mamaria para a produção de leite. A diferenciação e multiplicação das células alveolares mamarias envolve diversos hormônios: estrogênio, prolactina, GH e glicocorticoides.
A glândula mamaria retira glicose do sangue para que ocorra a produção do leite. Em vacas é comum ocorrer cetose devido ao alto consumo de glicose.
Composição do leite 
O leite é composto por lipídeos, carboidratos, proteínas, aminoácidos, vitaminas, minerais, eletrólitos e agua.
Gordura: fonte de energia mais importante
Carboidrato: a lactose é o principal carboidrato do leite. Lactose é formada a partir da glicose e da galactose. A síntese de lactose é impedida pela progesterona e estimulada pela prolactina. Filhotes: o intestino possui a lactase, que quebra a lactose para que possa ser absorvida. Adultos: pode levar a uma diarreia osmótica.
Proteína: caseínas, albuminas e globulinas.
Galactopoese
A secreção láctea inicia-se com a síntese dos constituintes, dentro das células alveolares, o seu transporte e sua descarga na luz dos alvéolos. Em seguida ocorrera o fluxo passivo para os grandes ductos e cisternas, até ocorrer o reflexo da ejeção de leite.
Associado ao reflexo de liberação da ocitocina, ocorre um reflexo para liberação de prolactina.
Hormônios envolvidos com a lactogênese e galactopoese.
Prolactina: estimula a lactogênese, suprime a ovulação e inibe a síntese de dopamina. 
30 minutos após a amamentação: aumento da prolactina.

Outros materiais