Buscar

Conhecimentos em Contabilidade e Planejamento Empresarial

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/5 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial
Segundo GUINDANI et all: “Estratégia se refere a um plano geral de ação para atingir metas e objetivos”.
Associe as colunas de acordo com os quatro níveis de estratégias:
Podemos afirmar que a sequência correta é:
Nota: 0.0
	A	
B – A – C – D
	B	
C – D – B – A
	C	
A – B – D - C
	D	
D – A – B – C
ESTRATÉGIA OPERACIONAL= estão relacionadas a atividades restritas e detalhadas; a uma determinada operação previamente estabelecida por uma estratégia funcional. ESTRATÉGIA CORPORATIVA = Lida com as questões relacionadas à diversificação, à integração vertical, às aquisições, aos novos negócios e à alocação de recursos entre as unidades de negócios e de investimentos. ESTRATÉGIA DE NEGÓCIO = Se preocupa com o modo como a empresa compete em determinado setor ou mercado, como essa empresa pretende estabelecer sua vantagem competitiva perante os concorrentes. ESTRATÉGIA FUNCIONAL = Diz respeito ao plano gerencial específico de uma função. Tem uma abrangência mais restrita e detalhará um plano e uma atuação específicos para sua área.
GUINDANI et all – Planejamento Estratégico Orçamentário, 2012, p. 40 e 41
	E	
A – D – B – C
Questão 2/5 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
Segundo Freitag (2014) "as contas contábeis que compõem o conjunto de bens, direitos e obrigações são organizadas por grau de liquidez, no ativo, e grau de exigibilidade no passivo. As contas que formam o resultado das entidades, são dispostas pelas origens, receitas, deduzidos em ordem vertical, seus custos e despesas até se chegar ao resultado."
"____________ é um instrumento que favorece a padronização das contas, serve como um guia. Não são instrumentos imutáveis, e sua utilização permite a customização a fim de atender necessidades por informações específicas."
Dos instrumentos abaixo, qual deles preenche corretamente a lacuna, de acordo com o estudado?
Nota: 0.0
	A	Balanço Patrimonial
	B	Demonstração do Resultado do Exercício
	C	Orçamento Empresarial
	D	Plano de Contas
Plano de Contas – é um instrumento que favorece a padronização das contas, serve como um guia.” Pg. 29
	E	Demonstração do Valor Adicionado
Questão 3/5 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial
Segundo Schein, citado por Weick (1973), uma organização é a coordenação racional das atividades de algumas pessoas que procuram chegar a algum objetivo comum e explícito.
Assinale Verdadeiro ou Falso no que se refere ao planejamento:
( ) É compreendido como um processo lógico que auxilia o comportamento humano racional na execução de atividades intencionais voltadas para o futuro.
( )O planejamento, por meio da implementação de mecanismos e de procedimentos sistemáticos, não tem por objetivo alcançar o ajustamento adequado entre a organização e o ambiente.
( ) O planejamento não garante, mediante um processo de análise e ameaças e oportunidades, a sobrevivência ao longo do prazo do domínio geral da organização.
( ) Para as organizações modernas, é muito importante o uso do planejamento. As organizações vivem em um ambiente competitivo, onde a conquista e a manutenção de áreas de mercado são consideradas bases de crescimento e desenvolvimento organizacional.
Nota: 0.0
	A	
V – F – V – V
	B	
V – V – F - F
	C	
V – F – F – V
São Falsas:
 - O planejamento, por meio da implementação de mecanismos e de procedimentos sistemáticos, não tem por objetivo alcançar o ajustamento adequado entre a organização e o ambiente. Correto é: O planejamento, por meio da implementação de mecanismos e de procedimentos sistemáticos, TEM por objetivo alcançar o ajustamento adequado entre a organização e o ambiente. 
- O planejamento não garante, mediante um processo de análise e ameaças e oportunidades, a sobrevivência ao longo do prazo do domínio geral da organização.
Correto é: O planejamento TAMBÉM garante, mediante um processo de análise e ameaças e oportunidades, a sobrevivência ao longo do prazo do domínio geral da organização.
GUINDANI et all – Planejamento Estratégico Orçamentário, 2012, p. 21
	D	
F – V – V – F
	E	
F – F – V – V
Questão 4/5 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
Segundo Freitag (2014), as entidades sem finalidade de lucro, como o próprio termo nos remete “sem finalidade de lucro” não tem como objetivo principal terem uma remuneração sobre as vendas ou serviços prestados, sendo o bem estar social o seu principal objetivo. 
Analise as proposições abaixo e marque a correta. 
“O órgão de deliberação máxima é a Assembleia Geral para as Associações.” 
São competências privativas da Assembleia Geral:
Nota: 0.0
	A	Elaborar parecer sobre as questões financeiras, bem como apresentar estratégia de alavancagem das receitas para o cumprimento das finalidades estatutárias.
	B	Eleger os administradores, destituir os administradores, aprovar as contas, aprovar e alterar o estatuto.
De acordo com a pg 13 as competências da Assembleia geral são: Eleger os administradores, destituir os administradores, aprovar as contas, aprovar e alterar o estatuto.
	C	Eleger os funcionários, aprovar as contas, aprovar as doações que a entidade perceberá ao longo do exercício social.
	D	Eleger os administradores do Conselho Curador, destituir o Conselho Fiscal, aprovar as contas, aprovar e alterar o parecer do Conselho Curador.
	E	Elaborar parecer sobre as questões administrativas e contábeis e aprovar doações que a entidade receberá ao longo do exercício social.]
Questão 5/5 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
Segundo Freitag (2014), as entidades que compõe o Terceiro Setor são aquelas que atuam de forma voluntária, junto à sociedade civil com objetivos diversos, mas em torno de um ideal maior que é o bem estar social, desenvolvem suas atividades geralmente onde o Estado não consegue atuar de maneira efetiva, e para tanto consomem recursos na execução desses serviços. 
De acordo com a legislação, especificamente a Lei 10406/2002, que refere-se às fundações é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	A	Uma vez instituída a fundação ainda em vida, o instituidor fica obrigado a transferir propriedade ou direitos sobre os bens, caso contrário esses serão registrados por conta de um mandado judicial.
De acordo com a autora na página 14, a alternativa correta é: Uma vez instituída a fundação ainda em vida, o instituidor fica obrigado a transferir propriedade ou direitos sobre os bens, caso contrário esses serão registrados por conta de um mandado judicial.
	B	Uma vez instituída a fundação ainda em vida, é facultativo, o instituidor a transferir propriedade ou direitos sobre os bens, caso contrário esses serão registrados por conta de um mandado judicial.
	C	Uma vez instituída a fundação ainda em vida, o instituidor fica obrigado a transferir propriedade ou direitos sobre os bens somente na sua exclusão, caso contrário esses serão registrados por conta de um mandado judicial.
	D	Uma vez instituída a fundação ainda em vida, é facultativo o instituidor a transferir propriedade ou direitos sobre os bens somente na sua exclusão, caso contrário esses serão registrados por conta de um mandado judicial.
	E	Uma vez instituída a fundação ainda em vida, o instituidor pode dar a imunidade de tributação.
Questão 1/5 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
Na condição de uma entidade receber a título de subvenção financeira R$ 10.000,00 e considerando que este recurso deverá ser depositado em conta bancária exclusiva para o objeto da subvenção. 
Assinale a alternativa que apresenta o lançamento contábil correto para essa movimentação.
Nota: 20.0
	A	D Caixa 10.000,00 e C Subvenção a receber 10.000,00
	B	D Caixa 10.000,00 e C Banco conta Subvenção 10.000,00
	C	D Banco conta subvenção 10.000,00 e C Receita Diferida 10.000,00
Você acertou!
Como a entidade possui obrigações na gestão deste recurso ela deverá manter o recurso registrado na conta de Receita Diferida (Passivo) e o ingresso de recurso
deverá ficar depositado em conta bancária específica para o objeto da subvenção. (p. 43)
	D	D Banco conta subvenção 10.000,00 e C Termo de parceria 10.000,00
	E	D Crédito por antecipação da Receita 10.000,00 e C Receita Patrimonial 10.000,00
Questão 2/5 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
Para a contabilidade atingir seu objetivo, faz uso de procedimentos padronizados, desde a inserção dos dados contábeis em um sistema de informação, até a elaboração dos demonstrativos contábeis, nesse processo, os princípios se apresentam como direcionadores de toda prática contábil. 
Segundo Freitag (2014): Os princípios contábeis editados pelo Conselho Federal de Contabilidade, por meio da Resolução CFC 1282/2010 são:
Nota: 20.0
	A	Objetividade, Materialidade, Oportunidade, competência e prudência.
	B	Entidade, Continuidade, Oportunidade, Registro pelo valor original, competência e prudência;
Você acertou!
objetividade e materialidade não são princípios contábeis. Os princípios são: Entidade, Continuidade, Oportunidade, Registro pelo valor original, competência e prudência
 
 Pg. 28
	C	Objetividade, Continuidade, Oportunidade, Registro pelo valor original, competência e prudência;
	D	Entidade, Materialidade, Oportunidade, Registro pelo valor original, competência e prudência.
	E	Entidade, Temporalidade, Oportunidade, Registro pelo valor original, Competência e Universalidade;
Questão 3/5 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial
De acordo com GUINDANI et all, (2012): O orçamento como ferramenta de gestão esta presente no cotidiano do ser humano desde a idade das cavernas, quando já era necessário estabelecer previsões de alimentos com base em informações e cenários internos e externos.
Leia as proposições a assinale Verdadeiro ou Falso:
( ) O orçamento apresenta-se com o objetivo geral de servir como plano e controle, tendo como ponto fundamental o estabelecimento de objetivos distintos a cada área da organização.
( ) O orçamento como ferramenta de gestão vem sendo utilizado somente por organizações privadas como forma de auxiliar de planejamento e estabelecimento de estratégias.
( ) Nas organizações públicas brasileiras, o orçamento não é estabelecido como forma obrigatória de planejamento municipal, estadual e federal.
( ) São alguns objetivos específicos do orçamento nas organizações: controlar, estabelecer projeções, estabelecer alinhamentos gerais em áreas específicas.
Nota: 20.0
	A	
V – F – V – V
	B	
F – F – V - V
	C	
V – F – F – V
Você acertou!
O orçamento como ferramenta de gestão vem sendo utilizado por organizações PÚBLICAS E PRIVADAS como forma de auxiliar de planejamento e estabelecimento de estratégias. Nas organizações públicas brasileiras, o orçamento não é estabelecido como forma obrigatória de planejamento municipal, estadual e federal.
GUINDANI et all – Planejamento Estratégico Orçamentário, 2012, p.64 e 65
 
	D	
V – V – F – F
	E	
F – V – F – V
Questão 4/5 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial
Segundo GUINDANI et all (2012): Algumas características são importantes no estabelecimento de um processo orçamentário, são elas: alinhamento organizacional, envolvimento, análise ambiental, valorização, flexibilidade, dinamicidade, adaptação, motivação, cenários e tipologia dos orçamentos.
“Ao observar o orçamento como uma forma de desafiar de modo sadio os colaboradores da empresa, evitando frustrações ou situações vexatórias aos gestores e responsáveis, pode-se estabelecer um ambiente democrático, realista, cooperativo e motivador, convidando todos os envolvidos à colaboração no ambiente hostil do mercado”.
A definição acima refere-se à:
Nota: 0.0
	A	Cenários
	B	Adaptação
	C	Motivação
MOTIVAÇÃO: Ao observar o orçamento como uma forma de desafiar de modo sadio os colaboradores da empresa, evitando frustrações ou situações vexatórias aos gestores e responsáveis, pode-se estabelecer um ambiente democrático, realista, cooperativo e motivador, convidando todos os envolvidos à colaboração no ambiente hostil do mercado.
GUINDANI et all – Planejamento Estratégico Orçamentário, 2012, p.68 à 71
	D	Dinamicidade
	E	Valorização
Questão 5/5 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
Segundo Freitag (2014) “Para o desempenho das atividades propostas em sua criação, as Entidades que compõe o Terceiro Setor, têm como fontes de recursos, as doações, subvenções, e receitas de várias procedências, como as financeiras, de capital, e até mesmo provenientes de venda de produtos e serviços.” 
Analise as proposições em seguida marque a correta.
“Pimentel, Mota Filho, Alencar, in Ernest Young; FIPECAFI (2010), afirmam que o propósito de uma subvenção consiste em estimular um setor econômico ou entidade a desenvolver ações que dificilmente seria desenvolvida sem esse recurso.
Os autores explicam que as subvenções governamentais devem”:
Nota: 20.0
	A	Ser reconhecidas somente na prestação de contas em que seus custos vinculados serão lançados.
	B	Ser reconhecidas na utilização do recurso em que seus custos vinculados serão lançados.
	C	Ser reconhecidas no início do exercício em que seus custos vinculados serão lançados.
	D	Ser reconhecidas no resultado do exercício em que seus custos vinculados serão lançados.
Você acertou!
Pimentel, Mota Filho, Alencar, in Ernest Young; FIPECAFI (2010), afirmam que o propósito de uma subvenção consiste em estimular um setor econômico ou entidade a desenvolver ações que dificilmente seria desenvolvida sem esse recurso. Os autores explicam que as subvenções governamentais devem ser reconhecidas no resultado do exercício em que seus custos vinculados serão lançados. Pg 46
	E	Ser reconhecida como Receita extraorçamentária e seus custos em Despesas Orçamentárias
Questão 1/5 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial
De acordo com GUINDANI et all (2012): “O orçamento aplicado a organizações privadas tem como principal objetivo a implementação dos programas de planejamento estratégico, sugerindo a utilização de um processo administrativo contínuo de longo desenvolvimento”.
 Escolha a alternativa que contempla a sequência correta do processo orçamentário:
Nota: 20.0
	A	Elaboração, execução, discussão, aprovação, análise e reavaliação
	B	Elaboração, discussão, aprovação, execução, análise e reavaliação.
Você acertou!
Etapas do processo orçamentário: Elaboração, discussão, aprovação, execução, análise e reavaliação.
GUINDANI et all – Planejamento Estratégico Orçamentário, 2012, p.76.
 
	C	Análise, discussão, elaboração, aprovação, execução e reavaliação.
	D	Análise, elaboração, discussão, aprovação, reavaliação e execução.
	E	Discussão, elaboração, execução, aprovação, análise e reavaliação.
Questão 2/5 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
Assinale a alternativa que se apresenta, de maneira correta, como uma RECEITA para as entidades do terceiro setor.
Nota: 20.0
	A	Receita diferida
	B	Investimento
	C	Doações
Você acertou!
As doações contribuições, convênios, termos de parceria, auxílio e subvenção governamental, editais e contratos devem ser registradas como receitas, devidamente segregadas por origens e confrontadas com suas despesas. (p. 57)
	D	Ajuste de avaliação patrimonial
	E	Receita Patrimonial
Questão 3/5 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
Assinale a alternativa correta. No Balanço Patrimonial, as origens são representadas pelo:
Nota: 20.0
	A	Passivo
Você acertou!
As obrigações possuem seus critérios de apresentação, primeiro se apresentam as contas com prazo de vencimento menor, àquelas que deverão ser pagas mais rapidamente, por último, as contas que sequer tem prazo para serem exigidas, que são as contas que compõe o patrimônio líquido. (p, 53)
	B	Ativo
	C	Disponível
	D	Ativo não Circulante
	E	Ativo Circulante
Questão 4/5 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial
TEMA: ORÇAMENTO
Segundo GUINDANI et all (2012): Algumas características são importantes no estabelecimento
de um processo orçamentário, são elas: alinhamento organizacional, envolvimento, análise ambiental, valorização, flexibilidade, dinamicidade, adaptação, motivação, cenários e tipologia dos orçamentos.
Sobre a Tipologia dos orçamentos, analise as proposições e assinale Verdadeiro ou Falso:
( ) Tanto nas organizações públicas quanto nas privadas o orçamento é obrigatório.
( ) O orçamento público tem como objetivo principal o alinhamento entre as necessidades sociais e as ações de curto, médio e longo prazos do Estado.
( ) O orçamento aplicado a organizações privadas tem como principal objetivo a implementação dos programas do planejamento estratégico, sugerindo a utilização de um processo administrativo contínuo de longo desenvolvimento.
Nota: 20.0
	A	
F – F – V
	B	
V – F – V
	C	
F – V – F
	D	
V – V - F
	E	
F – V – V
Você acertou!
Conforme, já observado, nas organizações públicas o orçamento é obrigatório; já nas organizações privadas, o orçamento é facultativo, sendo utilizado como forma de planejamento e controle.
GUINDANI et all – Planejamento Estratégico Orçamentário, 2012, p.71 à 77
 
Questão 5/5 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial
De acordo com GUINDANI et all (2012): “O Estado tem como principal função a promoção e a regulação da justiça social, da igualdade entre regiões e da viabilidade econômica, social, política, ambiental, cultural e territorial”.
Sobre o orçamento público assinale a alternativa correta:
I – Elaborado pelos Três Poderes, o orçamento público tem como característica principal o equilíbrio entre as receitas e as despesas, podendo fixar despesas cujo valor previsto seja maior do que as previsões dos recursos disponíveis.
II – O orçamento público é elaborado em três etapas distintas: 1. Elaboração do Plano Plurianual; 2. Elaboração da Lei de Diretrizes Orçamentárias; 3. Elaboração da Lei Orçamentária Anual.
III – Entre as principais características do orçamento público está a relação coercitiva entre mandatos executivos, determinada pelo fluxo do PPA, LDO e da LOA.
IV – As esferas governamentais não utilizam o orçamento como ferramenta do alinhamento entre as necessidades sociais e as ações de curto, médio e longo prazos do Estado.
 
Nota: 0.0
	A	
I e II estão corretas
	B	
I e III estão corretas
	C	
II e III estão corretas
Elaborado pelos Três Poderes, o orçamento público tem como característica principal o equilíbrio entre as receitas e as despesas, NÃO podendo fixar despesas cujo valor previsto seja maior do que as previsões dos recursos disponíveis. As esferas governamentais UTILIZAM o orçamento como ferramenta do alinhamento entre as necessidades sociais e as ações de curto, médio e longo prazos do Estado.
GUINDANI et all – Planejamento Estratégico Orçamentário, 2012, p.72 à 74.
	D	
II e IV estão corretas
	E	
III e IV estão corretas
Questão 1/5 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
(FAURGS - 2012 - TJ-RS – adaptada). Segundo a NBC T 16.11 do Conselho Federal de Contabilidade, há um método de custeio que consiste na apropriação de todos os custos de produção aos produtos e serviços.
Esse método é chamado de:
Nota: 20.0
	A	
Custeio do desembolso.
	B	
Custeio por atividade.
	C	
Custeio variável.
	D	
Custeio por absorção.
Você acertou!
Absorção: Esse tipo de custeio atribui todos os custos de produção, como materiais diretos, mão de obra direta, Custos Indiretos de Fabricação (CIF), variáveis e uma parte dos CIF fixos para cada unidade de produto. Assim cada unidade de produto absorve alguns dos CIF fixos de produção além dos custos variáveis incorridos. Quando uma unidade do produto é completada, essa leva os custos com ela para o estoque. (HANSEN; MOWEN, 2001).
GUIA DE ESTUDOS DA AULA 05 – P. 87
	E	
Custeio padrão.
Questão 2/5 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
O Relatório de Atividades deve ser elaborado em todos os exercícios financeiros e também para cada gestão para o caso da prestação de contas englobar vários exercícios.
Analise as proposições marque (V) Verdadeira e (F) Falsa e marque a sequência correta.
De acordo com o CFC O Relatório de Atividades que deve ser mencionado as seguintes informações:
( ) As demonstrações contábeis e as notas explicativas
( ) Programas realizados pela entidade,
( ) O número de pessoas beneficiadas,
( ) Os meios utilizados para atingir as finalidades
Nota: 0.0
	A	
F – V – V – F
	B	
V – F – F – V
	C	
F – V – V – V
O CFC (2008, p. 78) O Relatório de Atividades deve-se mencionar: “programas realizados pela entidade, o número de pessoas beneficiadas, os meios utilizados para atingir as finalidades, como, por exemplo, os valores gastos, o número de voluntários, etc.”
GUIA DE ESTUDOS DA AULA 05 – P. 83
	D	
V – F – F – F
	E	
F – V – F – V
Questão 3/5 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
De acordo com Freitag 2012: O estudo de Martin, Barbosa Neto e Araújo (2008), aplicado em uma instituição sem fins lucrativos da Paraíba revelou que um grande problema enfrentado pela Bacharelado em Ciências Contábeis 87 organizações é custeamento de cada serviço disponibilizado por ela. Que o serviço de Contabilidade era terceirizado, e a implantação de um sistema de custos estava sendo implantada.
Analise a questão e marque a alternativa correta
Sobre o Custeio Variável é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	A	
Quando a instituição trabalha com vários serviços que consomem parte de um recurso, faz-se necessário utilizar de critérios de rateio para a distribuição entre esses.
	B	
No primeiro estágio são identificadas as atividades que consomem recursos, essas atividades são denominadas como direcionadores de recursos,
	C	
Os custos são alocados aos produtos por meio do rastreamento direto e a distribuição dos Custos Indiretos de Fabricação (CIF) devem contar com o rastreamento por direcionador e talvez por alocação.
	D	
Os custos fixos não são tratados como custo do período, não entram no estoque e são atribuídos diretamente no resultado do período em que incorrem como se fossem despesas do período.
Você acertou!
Custeio Variável - Os custos fixos não são tratados como custo do período, não entram no estoque e são atribuídos diretamente no resultado do período em que incorrrem como se fossem despesas do período.
GUIA DE ESTUDOS DA AULA 05 – P. 86 - 87
	E	
Aquele que atribui aos produtos apenas os custos de fabricação.
Questão 4/5 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial
Segundo GUINDANI et all (2012), “A estrutura dos orçamentos por áreas deve ser adaptada à estrutura e aos objetivos de cada empresa, não devendo ser implantada de forma que venha gerar aumento de consumo de recursos sem expectativa de planejamento e controle relevante”.
 Analise a questão e marque a alternativa correta.
É a fase considerada desafiadora no processo orçamentário, devido a necessidade de controlar a execução das ações em prol dos objetivos previstos no orçamento.
A proposição acima refere-se à:
Nota: 0.0
	A	Análise do orçamento empresarial
	B	Aprovação do orçamento empresarial
	C	Execução do orçamento empresarial
Execução do orçamento empresarial - é a fase considerada desafiadora no processo orçamentário, devido a necessidade de controlar a execução das ações em prol dos objetivos previstos no orçamento.
GUINDANI et all – Planejamento Estratégico Orçamentário, 2014, p.85 a 88.
	D	Reavaliação do orçamento empresarial
	E	Discussão do orçamento empresarial
Questão 5/5 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial
De acordo com GUINDANI et all (2012): O orçamento em organizações privadas tem início na decisão de implantar e utilizar uma ferramenta de gestão e controle.
Sobre a fase de reavaliação do orçamento o autor diz: “A fase de reavaliação corresponde à denominada análise pós-ação (APA), que tem como principal objetivo:
Nota: 20.0
	A	Verificar se todas as variáveis internas e externas foram contempladas, se existem cenários relacionados
a perspectivas positivas ou negativas, se as perspectivas da elaboração estão alinhadas aos objetivos da organização, entre outros.
	B	Criar um instantâneo sentimento de motivação dos gestores, que devem, a partir de então, instituir estratégias e táticas para o cumprimento das metas estabelecidas.
	C	Verificar se as metas estabelecidas nos orçamentos das áreas foram plenamente, parcialmente, ou até não foram contempladas no período estabelecido e quais são suas respectivas causas.
	D	Oferecer correções e contribuições para que, a partir de então, todos os gestores e afins sintam-se responsáveis e participativos na elaboração das pretensões, favorecendo o controle durante a execução.
	E	Analisar de forma crítica metas, ações, retornos e riscos do orçamento após sua efetiva execução, gerando uma base epistemológica para a elaboração do próximo orçamento, que deverá estabelecer objetivos, metas e formas de controle para o próximo período.
 
Você acertou!
A fase de reavaliação corresponde à denominada análise pós-ação(APA), que tem como principal objetivo analisar de forma crítica metas, ações, retornos e riscos do orçamento após sua efetiva execução, gerando uma base epistemológica para a elaboração do próximo orçamento, que deverá estabelecer objetivos, metas e formas de controle para o próximo período.
GUINDANI et all – Planejamento Estratégico Orçamentário, 2012, p.85 à 89.
Questão 1/5 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial
Analise a proposição e escolha a alternativa à qual se refere:
"Deve prever a viabilidade estrutural, de tecnologia e de mão de obra necessários para atender as demandas do orçamento de vendas. A elaboração desse orçamento deve ser pautada no mapeamento das estruturas existentes e seus respectivos processos, o que possibilitará a identificação de gargalos e de restrições, auxiliando nas decisões de investimentos em estrutura, tecnologia ou pessoal".
Refere-se ao:
Nota: 20.0
	A	
Orçamento de gastos
	B	Orçamento de logística
	C	
Orçamento de vendas
	D	
Orçamento de fabricação
Você acertou!
GABARITO: Orçamento de fabricação: Deve prever a viabilidade estrutural, de tecnologia e de mão de obra necessários para atender as demandas do orçamento de vendas. A elaboração desse orçamento deve ser pautada no mapeamento das estruturas existentes e seus respectivos processos, o que possibilitará a identificação de gargalos e de restrições, auxiliando nas decisões de investimentos em estrutura, tecnologia ou pessoal.
GUINDANI et all – Planejamento Estratégico Orçamentário, 2012, p. 79 e 80.
	E	
Orçamento empresarial
Questão 2/5 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial
De acordo com GUINDANI et all (2012): "A fase de reavaliação corresponde à denominada análise pós-ação (APA), que tem como principal objetivo analisar de foram crítica metas, ações, retornos e riscos do orçamento após sua efetiva execução, gerando uma base epistemológica para a elaboração do próximo orçamento, que deverá estabelecer objetivos, metas e formas de controle para o próximo período".
 
Assinale Verdadeiro ou Falso em seguida marque a alternativa que contém a sequência correta:
( ) A reavaliação deve perceber as relações de causa e efeito de cada variável no orçamento, avaliando seus impactos positivos, negativos ou nulos nos resultados realizados.
( ) Além do tamanho da empresa, o orçamento deve ser estabelecido em áreas específicas, podendo ser aplicado com sucesso em vários casos.
( ) O orçamento não deve ser estabelecido em áreas específicas como: comercial, controladoria, contabilidade e recursos humanos.
 
Nota: 0.0
	A	
V - F - F
	B	
F - V - F
	C	
V - V - F
O orçamento deve ser estabelecido em áreas específicas como: comercial, controladoria, contabilidade, finanças, contabilidade, operações, distribuição e recursos humanos.
GUINDANI et all – Planejamento Estratégico Orçamentário, 2012, p.90-91.
	D	
F - F - V
	E	
V - F - F
Questão 3/5 - Análise de Projetos e Orçamento Empresarial
Segundo GUINDANI et all (2014): “O orçamento de gastos deve ser elaborado com base nas ações dos demais orçamentos, levantando os gastos administrativos, operacionais, e de investimentos necessários à operalização das ações de publicidade e propaganda, comissões de venda, salários, encargos, máquinas e equipamentos, entre outros”.
Analise as proposições e escolha a alternativa correta:
I – O custeio direto ou variável consiste no método do custeio que separa os custos fixos dos custos variáveis, alocando aos produtos e serviços somente os custos variáveis.
II – Pelo método de custeio por absorção é possível mensurar o custo unitário de cada produto ou serviço e a identificar o custo de cada departamento da empresa.
III – No custeio por atividade sugere-se que os custos indiretos sejam consumidos pelas atividades e também pelo produto, que é considerado uma consequência das atividades da empresa para produzi-lo.
 
Estão corretas, somente
Nota: 0.0
	A	I
	B	I - II
No custeio por atividade sugere-se que os custos indiretos sejam consumidos pelas atividades e NÃO pelo produto, que é considerado uma consequência das atividades da empresa para produzi-lo.
GUINDANI et all – Planejamento Estratégico Orçamentário, 2012, p.80 e 81.
	C	
I – III
	D	
II – III
	E	
III
Questão 4/5 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
De acordo com Freitag 2012: O controle é uma fase do processo decisório em que, é avaliada a eficácia empresarial e de cada área, resultando em ações que se propõe a corrigir eventuais distorções.
Sobre o Controle Interno é correto afirmar que:
I - A legislação brasileira determina que as instituições do terceiro setor em parceria com o Estado sejam submetidas à fiscalização do Ministério Público, que o exercerá com o auxílio do tribunal de contas.
II - O controle interno, consiste em estabelecer instrumentos e métricas que permitam à entidade acompanhar os recursos empregados para atingimento dos objetivos.
III - O controle administrativo compreende o plano de organização e todos os métodos e procedimentos relacionados à eficiência operacional, em obediência às diretrizes da entidade e relacionam-se de forma indireta com os registros contábeis.
IV - O controle contábil, engloba o plano de organização e todos os procedimentos relacionados com a fidedignidade e consistência dos registros contábeis.
Estão corretas somente no que se referem às proposições
Nota: 20.0
	A	
I – II – III
	B	
I – III – IV
	C	
II – III
	D	
II – III – IV
Você acertou!
Não faz parte do Controle Interno e sim do Externo:
A legislação brasileira determina que as instituições do terceiro setor em parceria com o Estado sejam submetidas à fiscalização do Ministério Público, que o exercerá com o auxílio do tribunal de contas.
GUIA DE ESTUDOS DA AULA 06 – P. 98
	E	
III – IV
Questão 5/5 - Contabilidade de Entidades de Interesse Social
De acordo com Freitag 2012: O controle é uma fase do processo decisório em que, é avaliada a eficácia empresarial e de cada área, resultando em ações que se propõe a corrigir eventuais distorções.
FUNCAB – 2011- ADAPTADA - Prefeitura de Várzea Grande. A alternativa que apresenta as principais limitações do controle interno, conforme Borely 2012, é:
 
Nota: 20.0
	A	
Grande volume de transações; sistema informatizado, baixa qualificação técnica.
	B	
Conluio de funcionários na apropriação de bens da empresa e falta de normas internas e baixa remuneração do quadro de funcionários.
	C	
Distância entre filiais; cultura organizacional distinta entre as diversas unidades e falhas no processo de comunicação.
	D	
Conluio de funcionários na apropriação de bens da empresa; os funcionários não são adequadamente instruídos com relação às normas internas da empresa; funcionários negligentes na execução de suas tarefas diárias.
 
Você acertou!
As principais limitações são: Conluio de funcionários na apropriação de bens da empresa; os funcionários não são adequadamente
instruídos com relação às normas internas da empresa; funcionários negligentes na execução de suas tarefas diárias.
GUIA DE ESTUDOS DA AULA 06 – P. 98
	E	
Grande volume de transações; conluio de funcionários na apropriação de bens da empresa e falhas no processo de comunicação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando