Buscar

Constituição Federal de 1891

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Constituição Federal de 1891
	A Constituição Federal promulgada em 24 de fevereiro de 1891 começou a ser elaborada em 1890 e foi a primeira carta constitucional republicana do Brasil. Foi criada após a Proclamação da República pelo marechal Deodoro da Fonseca, onde foi eleito uma comissão pelo Decreto nº 29 de 1889 que teve como presidente Joaquim Saldanha Marinho. Participaram deste comitê segundo Sugahara: “Américo Brasiliense de Almeida Melo, Antônio Luís dos Santos Werneck, Francisco Rangel Pestana e José Antônio Pedreira de Magalhães Castro”.
	Com características liberais e com regime representativo, formada por 91 artigos, ela surgiu após larga discussão entre o marechal, seu vice-presidente e a comissão. Foram elaborados três projetos que se reduziram a um, influenciados pelas constituições existentes nos Eua e na Argentina. Rui Barbosa foi o responsável pela consolidação da sua versão final tendo a aprovação do projeto em 22 de junho de 1890.
	Um dos elementos mais importantes era a criação do nome oficial do país, na qual passaria a ser “Estados Unidos do Brasil” e a previsão de que esta nova constituição passasse a ter um regime republicano sendo formado por 20 Estados membros, sendo que estes passariam a se organizar de forma autônoma, criando leis próprias e arrecadando impostos.
	Junto com a nova constituição foi implantado o presidencialismo, concentrando a maior parte do poder executivo no governo federal, na qual os representantes seriam eleitos por votação, porém ainda haviam excluídos segundo Sousa, “analfabetos, mendigos, mulheres, soldados de baixa patente e religiosos” não poderiam votar. O mandato nesta época era de quatro anos não permitida reeleição. Houve exceção do primeiro mandato que aconteceu por votação indireta, a fim de marechal Deodoro continuar no poder, sendo ele e o Vice-Presidente eleitos pelo Congresso Constituinte. Havia também a previsão de separação da Igreja e do Estado sendo abolida a religião oficial.
	Com a nova Constituição foram extintos os privilégios adquiridos no nascimento, tais quais, títulos de nobreza entre outros. Também foram abolidas as penas de morte e as de banimento judicial.
	Ainda segundo Villa, alguns direitos dos cidadãos que a Constituição determinava eram:
- Todos eram iguais perante a lei.
 - Ninguém poderia ser obrigado a fazer ou deixar de fazer algo, senão em virtude da lei.
 - Liberdade de culto religioso.
 - Estabelecimento do ensino leigo em estabelecimentos públicos.
 - Extinção de privilégios relacionados ao nascimento ou títulos de nobreza adquiridos na época da monarquia.
 - Liberdade de reunião e associação, porém sem uso de armas.
 - Garantia de liberdade de imprensa e expressão de opiniões. Não estabelece censura, porém cada pessoa fica responsável por abusos cometidos.
 - Liberdade de exercício de qualquer profissão industrial, moral e intelectual.
 - Liberdade para entrar e sair do país com seus bens, exceto em tempos de guerras. (Villa, texto digital).
	Por fim, para Villa, uma das características principais desta Constituição foi a “Divisão dos poderes em três: executivo (presidente da república, governadores, prefeitos), legislativo (deputados federais e estaduais, senadores e vereadores) e judiciário (juízes, promotores, etc).” Ocorrendo assim a extinção da monarquia, tendo eleição para os membros dos poderes legislativo e executivo.
FONTE:
RAPOSO. Philippe. Constituição Federal de 1891. Publicado no site IDEG. Disponível em:< http://ideg.com.br/constituicao-federal-de-1891/> . Acesso em: 14 Ago. 2017.
SOUSA, Rainer. Constituição de 1891. Publicado no site Mundo Educação. Disponível em:< http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiadobrasil/constituicao-1891.htm>. Acesso em: 13 Ago. 2017.
SUGAHARA.Henrique. Constituição de 1891. Publicado no site Atlas histórico do Brasil. Disponível em: <http://atlas.fgv.br/verbetes/constituicao-de-1891>.Acesso em: 17 Ago. 2017.
VILLA, Marco A. Constituição de 1891 - resumo, características, voto, governo:
Características da Constituição de 1891, resumo, voto, sistema e forma de governo, direitos, contexto histórico, história. Publicado no site História do Brasil.net. Disponível em:< http://www.historiadobrasil.net/brasil_republicano/constituicao_1891.htm> Acesso em: 13 Ago. 2017.

Outros materiais