Buscar

Apol Politicas Publicas.docx

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Políticas Públicas na Educação Física
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“No Brasil, a emergência da disciplina de Educação Física (EF) nas instituições escolares data dos séculos XVIII e XIX, no contexto das Escolas Propedêuticas [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, E. M; FRAGA, A. B. A história da Educação Física na educação profissional: entrada, saída e retorno à Escola Federal de Porto Alegre. Rev. Bras. Educ. Fís. Esporte, São Paulo, 2014, abr./jun., v. 28, n. 2, p. 263-272, p. 264. 
Tendo como referência o texto A formação do profissional de Educação Física no Brasil: uma história sob a perspectiva da legislação federal no século XX, analise as sentenças a seguir, referentes à Educação Física sob a perspectiva da Legislação Federal no período compreendido entre 1824 e 1931, e assinale (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas:
(  ) Esse período é marcado pelo desenvolvimento dos exercícios físicos entre os colonos alemães e a prática desses mesmos exercícios relacionados à preparação física, à defesa pessoal, aos jogos e esportes dentro do âmbito militar, médico e social.
(  ) Nesse período, os cursos de formação de professores passam a se restringir apenas aos cursos de educação física e técnico de desportos previsto para três anos de duração, com uma carga horária mínima de 1.800 horas-aula e redução das matérias básicas de fundamentação científica.
(  ) Os saberes relativos ao conhecimento esportivo ganham destaque, bem como a parte didática, com ênfase mais específica voltada para a formação do professor.
(  ) Nesse período, surgiram as primeiras tentativas de formação profissional sistematizada, identificada no trabalho desenvolvido pelos mestres de armas, instrutores, treinadores, assim denominados em função do seu escalão de origem. 
Agora, assinale a sequência correta:
	
	A
	F – V – F – V
	
	B
	V – V – F – V
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	V – F – F – V
Questão 2/5 - Políticas Públicas na Educação Física
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Considerar os limites da Administração Pública Municipal significa levar em conta que a questão do lazer só pode ser entendida na totalidade da ação humana, abrangendo questões que transcendem os executivos municipais, como jornada de trabalho, ocupação do solo urbano, por exemplo, o que requer no âmbito municipal, incentivar e participar das discussões e ações que envolvam a questão de modo amplo, junto aos órgãos de classe e outros setores constituídos da sociedade civil”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARCELINO, Nelson Carvalho. Políticas Públicas Setoriais de Lazer. Campinas: Autores Associados, 1996. p. 28. 
Considerando o texto-base Políticas Públicas de Lazer, no que concerne aos espaços urbanos de lazer, quais são as atribuições do poder público e da sociedade:
	
	A
	A população e o poder público devem se comunicar no intuito de encontrar soluções criativas para os problemas de espaço nas cidades.
	
	B
	Cabe às prefeituras, às secretarias e aos órgãos públicos da administração em geral buscar soluções para realizar transformações e adaptações necessárias no espaço de lazer, de forma que a população seja excluída desse processo.
	
	C
	É desnecessária uma postura que aceite a ideia de que a administração pública deve estar atenta, sensível e aberta à mais ampla participação popular.
	
	D
	Somente o poder público deve ser um dos agentes provocadores dessa participação da comunidade na decisão dos rumos da cidade.
	
	E
	A relação da sociedade com o poder público deve restringir-se exclusivamente à conservação dos parques, praças e jardins destinados ao lazer nas cidades.
Questão 3/5 - Políticas Públicas na Educação Física
Leia o extrato de texto a seguir: 
“Com base nessas Diretrizes, o licenciado em Educação Física deverá ser preparado para atuar como professor da Educação Básica. Já o graduado (antigo bacharel) será formado para atuar no campo não escolar, em lugares como clubes, academias e outros campos que oportunizem práticas de atividades físicas, recreativas e esportivas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: Mendes, C.L; Prudente, P.L. Licenciatura x Bacharelado: o currículo da educação física como uma arena de luta. Impulso, Piracicaba, v. 21, n. 51, p. 97-108, jan./jun., 2011, p. 98. 
Quanto ao debate questionando a divisão licenciatura-bacharelado, alguns autores defendem a formação do professor generalista. Considerando o texto-base A formação do profissional de Educação Física no Brasil: uma história sob a perspectiva da legislação federal no século XX, é correto afirmar que o professor generalista é compreendido como:
	
	A
	o profissional formado sob uma perspectiva humanística, com licenciatura plena em educação física, podendo atuar tanto em sistemas educacionais formais quanto em não formais.
	
	B
	o profissional formado sob uma perspectiva técnica em educação física, podendo atuar exclusivamente em sistemas educacionais formais. 
	
	C
	o profissional formado sob uma perspectiva filosófica em educação física, podendo atuar somente em sistemas educacionais não formais.
	
	D
	o profissional formado sob uma perspectiva pedagógica em educação física, podendo atuar excepcionalmente em sistemas de treinamento desportivo.
	
	E
	o profissional formado sob uma perspectiva progressista em educação física, podendo atuar unicamente em academias de ginásticas.
Questão 4/5 - Políticas Públicas na Educação Física
Considere o trecho de texto a seguir: 
“No segundo mandato do presidente [Luís Inácio Lula da Silva] e início do mandato de Dilma Rousseff, o lazer tendeu a uma corrente mais conservadora, com a consolidação da agenda dos megaeventos esportivos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SILVA, Dirceu Santos; BORGES, Carlos Nazareno Ferreira; AMARAL, Silvia Cristina Franco. Gestão das políticas públicas do Ministério do Esporte do Brasil. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 29, n. 1, p. 65-79, 2015. p. 75. 
Com base nessa informação e no texto-base Políticas públicas de esporte e lazer no Brasil: uma proposta teórico-metodológica de análise, sobre a definição da agenda política (agenda-setting), analise as alternativas a seguir:
I. É neste momento que os impactos dos programas são avaliados e, se necessário, alterações ou descontinuidades acontecem.
II. Para que a definição aconteça, avalia-se preliminarmente custos e benefícios das opções disponíveis.
III. A agenda política é composta por ações que respondem às regularidades e às questões circunstanciais.
IV. O financiamento destinado às diferentes áreas não pode ser considerado como evidência da agenda política. 
São corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III
	
	C
	III e IV
	
	D
	I e III
	
	E
	II e IV
Questão 5/5 - Políticas Públicas na Educação Física
Considere a seguinte afirmação: 
“Ao finalizar a reflexão sobre a produção das políticas públicas de esporte e lazer no Brasil, é possível afirmar que há um significativo aumento de estudiosos e grupos de pesquisa que vêm se dedicando ao tema”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: AMARAL, Silvia Cristina Franco; RIBEIRO, Olívia Cristina Ferreira; SILVA, Dirceu Santos. Produção científico-acadêmica em Políticas Públicas de esporte e lazer no Brasil. Motrivivência, v. 26, n. 42, pp. 27-40, 2014. p. 37. 
Com base nessa informação e no texto-base Políticas públicas de esporte e lazer no Brasil: uma proposta teórico-metodológica de análise, sobre a diferenciação semântica da palavra política e seus estudos nas políticas esportivas, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A dimensão polity foi já abordada no começo dos anos 2000 no Brasil, destacandoo aparato legal que serviu de sustentação às políticas esportivas.
	
	B
	A politics das políticas esportivas, que aborda as instituições políticas, é a dimensão que possui maior número de investigações no Brasil.
	
	C
	Nas políticas esportivas brasileiras, a dimensão policy é a que tem maior rigorosidade conceitual, embora o menor número de estudos.
	
	D
	Os relatos de experiência em estudos de políticas esportivas, que está na dimensão polity, têm grande embasamento conceitual no Brasil.
	
	E
	O número de estudos em políticas esportivas no Brasil é proporcional para as três dimensões da política (polity, politics e policy).

Outros materiais

Outros materiais