Buscar

Fígado (editado para um português mais fácil)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fígado
O fígado leva a culpa de todos os exageros que cometemos pela vida afora. A ressaca ou a dificuldade de digestão, comuns quando se come ou bebe demais, em geral, são atribuídas ao mau funcionamento do fígado e não aos excessos praticados. Talvez isso explique a existência, no mercado, de uma quantidade enorme de produtos farmacêuticos que explora certas crendices populares a respeito do fígado. Na verdade não existe nada que possa “proteger” o fígado e quando ele dá sinais de sofrimento é porque ele já foi seriamente maltratado pela repetição de maus hábitos nossos.
Afinal, pra que o fígado serve além de levar a culpa se nós comemos ou bebemos muito? 
O fígado fica do lado direito do abdômen e é a maior glândula do organismo. Ele é constituído por milhões de células, como se fosse milhões de tijolinhos agrupados. Cada célula é como se fosse uma micro indústria e cada uma exerce uma função para o equilíbrio do organismo.
Quais as principais funções do fígado?
Umas das principais é secretar bile, onde no fígado é produzido uma grande quantidade cerca de 600 à 900ml por dia! Primeiro a bile é concentrada na vesícula, depois é enviada para o intestino onde serve como detergente e auxilia a absorver e aproveitar gorduras por isso quando os canais da bile entope o metabolismo das gorduras fica prejudicado.
Armazenar glicose. A glicose que é absorvida dos alimentos vai para o fígado e fica estocado lá e vai sendo liberada conforme o necessário como para a circulação sanguínea. Nesse caso as células hepáticas servem como um combustível e quando alguma parte do corpo precisa de energia o açúcar é liberado para lá. Se não houvesse o sistema de estocagem, teríamos que comer todo tempo para ter energia e isso seria bem chato.
Conduzir proteínas importantes. Entre essas, destaca-se a albumina, muito importante para o organismo, porque mantém a água dentro das veias e artérias. Quando a produção de albumina diminui a água escapa desses lugares vai para os tecidos embaixo da pele criando assim um inchaço, ou seja, edemas nas pernas, barriga d’água (ascite) etc. A falta de albumina não é a única explicação para o inchaço característico dos indivíduos alcoolistas. Na cirrose, por exemplo, doença comum nos usuários de álcool, os rins retêm água e sódio o que também ajudam a produzir inchaço.
Desintoxicar o organismo. O fígado tem a capacidade de transformar hormônios ou drogas em substâncias não ativas para que o organismo possa expulsa-los.
Filtrar microrganismos. As defesas do fígado são incríveis! Além das células hepáticas, o fígado tem vários “tijolinhos” que se chamam Kupffer e que seguram microrganismos que transmitem infecções.
Se o fígado de regenera, por que é que os transplantes são necessários?
O fígado pode perder a metade de si que vai se regenerar em poucos meses, certo? Mas essa capacidade regenerativa pode ser prejudicada por algumas doenças. Na cirrose, por um exemplo, algumas células morrem e as que ficaram vivas tentam se regenerar e compensar as perdas sofridas. Infelizmente essa regeneração é bloqueada pelas cicatrizes fibrosas que se formam no fígado, deixando ele menor e mais rígido.
Sabemos que o fígado é um dos órgãos mais importantes do organismo, só que ele sofre calado quando está machucado. Que mau esse silêncio pode esconder?
Muita gente tá com cirrose e não sente sintomas da doença. Mas existem alguns sinais, como a icterícia que é o amarelo dos olhos e da pele, por exemplo. Icterícia é um sinal importante que não deve ser confundido com o amarelo isolado da pele, quando se come muita cenoura, mamão, alimentos ricos em caroteno. Importante também é sinais sobre a pele semelhante a pequenas aranhas de cor vermelha, formadas pelo cruzamento dos vasos sanguíneos.

Outros materiais