Buscar

Prova Politica Social I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prova Politica Social I
As _____________________ são oriundas da organização e mobilização da/o ___________________, sendo sua gênese influenciada diretamente pelo desenvolvimento dos ________________________, pelas correlações de forças político partidárias e administrativas presentes no Estado, além de outros aspectos conjunturais de cada país.
(X) Políticas públicas - sociedade civil - modos de produção capitalistas
2- Dentre as várias ciências podemos destacar o.................... como fonte de esclarecimento para o conceito do que é o público.
(X) Direito
3- A teoria funcionalista visava estudar o comportamento dos homens em sociedade, as mudanças que o meio podia propiciar no ser humano e a ordem social estabelecida, porém, essas questões não eram questionadas dentro do funcionalismo, nem tampouco criticadas, ao contrário, o objetivo desta linha teórica era apenas conhecer a estrutura do problema, considerando muitas vezes que algumas situações eram funcionais para que a ordem fosse estabelecida na sociedade.Assinale a alternativa correta sobre a teoria funcionalista:
(X) A perspectiva funcionalista acredita que o conflito gera uma desordem social e um desequilíbrio na sociedade.
4- Em seu processo histórico, o Serviço Social tem se utilizado das tendências teórico metodológicas advindas das Ciências Sociais. Dentre as tendências que marcam a formação e a intervenção profissional, as principais são:
(X) o funcionalismo de Durkheim e o método compreensivo de Weber, para atuar nas instituições e o marxismo que explica a origem da desigualdade social.
5- Como sabemos, a desigualdade social é algo que remota de tempos primórdios. Principalmente na sociedade brasileira, não podemos afirmar que a divisão social se deu a partir da implantação do capitalismo quando temos ainda no período de Brasil colônia, um sistema de escravidão ou dominação no qual negros e índios foram submetidos a trabalho sem remuneração e sem condições de vida consideradas básicas. Assim, é correto afirmar:
(X) o capitalismo no Brasil acentuou as desigualdades sociais, mas não foi o seu causador
6- O Estado capitalista do pós-guerra ¿ que passou a ser chamado de Estado de Bem-Estar ¿ além de se desenvolver com o processo de provisão social, teve que desenvolver uma expressiva atividade regulamentadora que inclui:
(X) medidas fiscais e toda uma gama de intervenções que vão desde as leis trabalhistas até a garantia de acesso do cidadão comum a benefícios e serviços de natureza pública
7- A história recente da sociedade brasileira, polarizada pela luta dos setores democráticos contra a ditadura e, em seguida, pela consolidação das liberdades políticas, propiciou uma rica experiência para todos os sujeitos sociais. Assim sendo, podemos afirmar que:
(X) Valores e práticas até então secundarizados (a defesa dos direitos civis, o reconhecimento positivo das peculiaridades individuais e sociais, o respeito à diversidade, etc.) adquiriram novos estatutos, adensando o elenco de reivindicações da cidadania.
8- Behring e Boschetti (2009), ao analisarem os fundamentos e história da política social, destacam que as primeiras iniciativas voltadas a sua construção estão imersas na relação de continuidade entre Estado Liberal e Estado Social. Para a mudança da natureza do Estado Liberal no século XIX e início do século XX, bem como a construção e generalização das políticas sociais, houve um elemento político determinante. Tal elemento relaciona-se:
(X) ao movimento operário e à mobilização e organização da classe trabalhadora
9- Em grande parte do mundo a criação de políticas sociais foi motivada pela implantação de um sistema capitalista de organização. Acerca da sua recepção no Brasil, podemos afirmar que:
(X) No Brasil também não foi diferente, porém levando-se em consideração que o país sofreu uma industrialização tardia em relação ao resto do mundo, suas medidas de políticas sociais também datam de um período mais recente.
10 - A Constituição Federal de 1988 trouxe mudanças para a assistência social no Brasil. Assim, todas as afirmativas estão corretas exceto:
(X) Para ter direito assistência é necessário uma contribuição prévia.

Outros materiais