Buscar

90 questões de Educação Especial

Prévia do material em texto

EDUCAÇÃO ESPECIAL
A conferência internacional apoiada pela UNESCO realizada na Espanha, em 1994, que foi marco na luta pelos direitos humanos, pela igualdade e participação efetiva da pessoa com deficiência, ficou conhecida como:
Constituição Federal
Diretrizes Curriculares Nacionais
Plano de ação governamental
Declaração de Salamanca
Declaração dos Direitos Humanos
A disfunção motora consequente da lesão de uma ou mais partes do cérebro, provocada muitas vezes pela falta de oxigenação das células cerebrais, cuja principal causa é uma lesão encefálica não progressiva, acontecida antes ou durante o parto, podendo surgir até os 3 anos, recebe o nome de:
Nanismo
Autismo
Hidrocefalia
Fenilcetonúria
Paralisia cerebral
A Educação Especial busca espaço para discutir, analisar e refletir, com mais profundidade sua identidade no contexto escolar e sociocultural. Podemos definir o campo da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva como
	
uma modalidade excludente de ensino, que intensifica a qualidade e quantidade de estímulos educacionais oferecidas a pessoa com deficiência, altas habilidades e transtornos globais do desenvolvimento.	
uma proposta de ensino que oferece um espaço segregador no ambiente escolar, com objetivo de potencializar as dificuldades da pessoa com deficiência, altas habilidades e transtornos globais do desenvolvimento.
uma modalidade de ensino que tem como objetivo oferecer serviços e recursos, de forma complementar ao ensino regular, atendendo às necessidades de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.
uma atitude favorável da escola para diversificar, flexibilizar o processo de ensino- aprendizagem, de modo a segregar a pessoa com deficiência, altas habilidades e transtornos globais do desenvolvimento no ambiente escolar.
uma escola especial, voltada apenas para o aluno com deficiência altas habilidades e transtornos globais do desenvolvimento, que ofereça o máximo de recursos pedagógicos e de saúde para promoção de desenvolvimento de seus alunos.
A educação especial deve garantir os serviços de apoio especializado voltado a eliminar as barreiras que possam obstruir o processo de escolarização de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação( Art. 2o - Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011).
O trabalho desenvolvido pelo atendimento educacional especializado com o aluno com deficiência física, tem o objetivo de contribuir para :
o aprendizado de atividades de vida autônoma, do sistema braille, utilização do sorobã, orientação e mobilidade.
promoção e acesso do aluno ao conhecimento escolar em duas línguas: Libras e Língua Portuguesa.
o desempenho do aluno em relação à comunicação, mobilidade, interação social, construção de conhecimento, dentre outros aspectos.
O desenvolvimento de processos mentais superiores. Adequação e produção de materiais didáticos e pedagógicos.
o aprendizado de comportamentos sociais adequados, como, por exemplo, estabelecer contato visual. Criar e estabelecer uma comunicação alternativa, que permite ser realizada em sala de aula.
A Educação Especial, na perspectiva da educação inclusiva, é uma modalidade do ensino que:	
Não substitui a educação comum, tem como objetivo oferecer serviços e recursos, de forma complementar ao ensino regular.
Enfatiza a necessidade de matricular o aluno portador de deficiência em classes especiais, de acordo com sua deficiência. 
Exige a segregação do aluno com deficiência, que deve ser matriculado em Escolas Especiais, com salas de recursos multifuncionais.
Tem uma proposta de integração, visando garantir a educação para os que possuem aptidões e habilidades inatas, com coeficiente de inteligência acima de 110.
Possui como orientação um modelo inclusivo, onde toda criança com deficiência deverá ser matriculada em escolas especiais.
A Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva, sendo uma modalidade de ensino, não substitui a educação comum e tem como objetivo oferecer:
recursos para realização de diagnósticos clínicos, visando o encaminhamento do aluno para escola especial.
recursos e serviços técnicos durante o período escolar atendendo o aluno com deficiência física.
serviços e recursos, de forma complementar ao ensino regular, atendendo às necessidades de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades.
apoio na área médica, dando suporte ao trabalho pedagógico realizado pelo professor da escola regular inclusiva.
recursos da saúde, de forma suplementar, para atender os alunos matriculados na escola regular.
A Educação Especial se constituiu inicialmente a partir de um modelo médico ou clínico. A partir dessa perspectiva, assinale a afirmativa que não corresponde à visão dessa época sobre a pessoa com uma deficiência intelectual e o trabalho concebido para seu atendimento educacional:	
O trabalho educacional era voltado para a autonomia nas atividades de vida diária.
A deficiência intelectual era vista como uma doença crônica e o atendimento mesmo quando envolvia a área educacional era considerado pelo viés terapêutico.
A deficiência intelectual era vista como uma característica da pessoa e o atendimento na área educacional considerava suas necessidades específicas.
A avaliação e a identificação eram pautadas em exames médicos e psicológicos com ênfase nos testes projetivos e de inteligência, e rígida classificação etiológica.
O trabalho era organizado com base em um conjunto de terapias individuais.
A escola deve investir em adaptações curriculares e acessibilidade, removendo os obstáculos que impedem a inclusão do aluno com deficiência física. O professor precisa conhecer as especificações destes alunos para uma intervenção objetiva e acompanhamento do seu desenvolvimento. Dentre as opções abaixo, marque a opção que NÃO esta de acordo com estas especificações.
Desenvolvimento cognitivo
Motricidade
Alimentação
Linguagem
Desenvolvimento emocional
A história do homem revela diferentes comportamentos em relação à maneira como a sociedade lida com a questão da deficiência. Na sociedade contemporânea, o movimento que vem ganhando força em diferentes setores sociais em relação à pessoa com deficiência é de:	
Neutralidade
Indiferença
Segregação social
Inclusão social
Exclusão social
A inclusão do aluno cego no contexto da escola regular requer uma nova estruturação desse espaço. Assinale o conjunto de serviços, recursos e adaptações que devem ser oferecidos pela escola para facilitar o processo de ensino-aprendizado desse aluno:	
maquetes, LIBRAS, acesso ao Sistema Braille.
maquetes, LIBRAS, reglete.
reglete, punção, LIBRAS.
reglete, punção, cadeira de rodas.
reglete, punção, acesso ao Sistema Braille.
A inclusão provoca um esforço de modernização e reestruturação das condições da maioria de nossas escolas É preciso mudar a escola e o ensino nela ministrado. Mudar a escola é enfrentar muitas frentes de trabalho, cujas tarefas fundamentais estão escritas abaixo, EXCETO em:	
Reorganizar pedagogicamente as escolas, abrindo espaços para a cooperação.
Estimular o diálogo, a solidariedade, a criatividade e o espírito crítico entre a comunidade.
Formar, aprimorar continuamente e valorizar o professor.
Garantir aos alunos tempo e liberdade para aprender, bem como um ensino que segregue.
Recriar o modelo educativo escolar, tendo como eixo o ensino para todos.
A legislação atual procura garantir os direitos da pessoa surda. Assinale a opção que NÃO está de acordo com o movimento de inclusão social da pessoa surda.	
A pessoa surda deve ser afastada de sua comunidade para atendimento e tratamento.
A pessoa com surdez tem direitos e deveres.
A pessoa com surdez tem direito ao atendimento especializado na escola regular.
A pessoa com surdez deve assumir responsabilidades sociais.
A pessoa com surdez deve ser alfabetizada em LIBRAS.A partir dos estudos realizados sobre Educação Inclusiva, podemos afirmar que para o aluno com necessidades especiais aproveitar plenamente a escolaridade no contexto da escola inclusiva é preciso que:	
A escola disponha de um sistema de avaliação adaptado e mantenha os métodos e práticas comuns para todos os alunos.
A escola disponha de um sistema de suporte para adaptação de métodos e práticas de ensino e avaliação.
A escola mantenha sua proposta de ensino e de avaliação e o aluno com necessidades especiais procure se adaptar ao trabalho desenvolvido
A escola regular encaminhe o aluno para a escola especial.
A escola ofereça classe especial para o aluno.
A professora Marly,procura incluir um aluno com deficiência intelectual em sua turma. Tudo caminha bem em relação à socialização desse educando, mas diante dos demais colegas esse atraso do aluno é bastante significativo. Marque a melhor alternativa para respaldar a afirmativa acima:	
Sugeriria a equipe pedagógica,que o aluno fosse atendido no contexto de sala de aula por profissionais especializados para uma adaptação inclusiva de fato.
Solicitaria a presença de um professor mediador ou interprete para acompanhar o aluno em sala de aula
Proporia à direção da escola que esse aluno fosse inserido em outra turmas de classe mais nova, formadas por alunos mais atrasados?
Chamaria os pais de Cecília e relatar o que está acontecendo, sugerindo-lhes que procurem um psicólogo para resolver o seu problema?
Faria uma avaliação diagnóstica para verificar se o aluno tem condições de se adaptar ao nível da turma ou precisaria de uma escola ou classe especial.
Ana é professora do berçário da creche Gente Feliz e observa Miguel há 2 meses. Ele é um bebê de 10 meses de idade que quase não balbucia, não se interessa pelas canções e grita em momentos comuns do cotidiano. A creche já solicitou o resultado do Exame de AUDIOMETRIA, mas a família não tem recursos para fazê-lo. Essas características somadas ao fato de Miguel ainda não atender pelo nome podem levantar a suspeita de que seja portador de qual deficiência?	
Déficit de Atenção.
Hipotonia.
Surdez.
Mudez.
Dislexia.
Ana Maria é professora da sala de recursos e trabalha com crianças portadoras de déficit intelectual. Este ano, sua intenção é realizar um projeto que integre várias áreas de conhecimento e seja trabalhado em várias linguagens. Quais são as primeiras atividades que Ana Maria deve desenvolver na escola para a realização deste projeto?	
Entrar em contato com a comunidade e pesquisar quais seriam os desdobramentos que este projeto poderia ter para atender às necessidades dos alunos.
Promover uma exposição dos trabalhos realizados ano passado pelos alunos na escola.
Comprar os materiais e promover um debate sobre as formas de inclusão acadêmica.
Escolher o tema e os objetivos a serem trabalhados pelos alunos, professores e comunidade.
Planejar propostas de avaliação, pois a culminância do projeto é a etapa mais importante e deve ser planejada desde o início.
Ana tem paralisia cerebral, é aluna do quinto ano de uma escola municipal, em sua sala de aula utiliza uma prancha de alfabeto para auxiliar a ampliar a habilidade funcional deficitária, que é uma adaptação de acessibilidade, conhecida como:
Sistema Baille
Paradigma de suporte
Tecnologia assistiva
Estímulo motor
Informação acessível
As propostas educacionais oferecidas ao aluno com deficiência intelectual devem contemplar aspectos relacionados ao:
a) desenvolvimento da linguagem e alfabetização em LIBRAS como recursos de comunicação alternativa.
b) desenvolvimento da linguagem e constituição da identidade.
c) relações sociais e independência na locomoção.
d) independência na locomoção e apoio de próteses ortopédicas.
e) desenvolvimento da linguagem, constituição da identidade e acesso ao Braille como recurso de leitura e escrita.
As afirmativas corretas são:
C e D estão corretas
A e C estão corretas
Apenas a afirmativa A está correta
Apenas a afirmativa B está correta
B e C estão corretas
Assinale a questão em que TODAS as situações configuram fatores indicadores de deficiência física.	
Prematuridade, atraso no desenvolvimento da linguagem e quedas constantes.
Atraso no desenvolvimento psicomotor, da linguagem e do raciocínio matemático.
Atraso no desenvolvimento psicomotor e alterações nos movimentos e no equilíbrio.
Dificuldade de locomoção, prematuridade e deficiências sensoriais
Atraso no desenvolvimento da linguagem oral e na simbolização, quedas sem motivo aparente.
Assinale um importante fator de risco para o desenvolvimento da surdez na maturidade.	
Baixo peso e desnutrição do adolescente.
Radiação de Computador para quem passa mais de 4 horas diária.
Utilização de aparelhos de televisão em volume mínimo, pois força muito a audição.
Aumento de peso e colesterol alto.
Utilização de fones de ouvido com níveis de ruído acima do permitido.
Atualmente a Creche Escola Criança Feliz tem matriculada uma criança com síndrome de down, Luana com nove meses de idade. A creche oferece três vezes por semana o atendimento de estimulação precoce, com uma equipe multidisciplinar especializada.
As professoras e cuidadoras participam desse atendimento, assim aprendem alguns exercícios importantes, que poderão realizar durante a permanência de Luana na creche.
A Creche Escola Criança Feliz, segue a proposta:
de integração, onde o aluno com deficiência possui somente o direito de frequentar um espaço educacional comum a todos os alunos
de terapia, que está sendo substituída aos poucos por um modelo de atendimento educacional com uma rede de serviços especializados.
de inclusão, que procura garantir uma escola comum de qualidade para todos os alunos, oferecendo os suportes necessários à escolarização.
de inclusão, onde a escola especial segregadora representa uma excelente oportunidade para uma participação social plena do aluno com deficiência.
médico-assistencialista que visa o cuidado e proteção da pessoa com deficiência.
Atualmente, a terminologia considerada mais adequada para nos referirmos ao aluno que apresenta redução na sua capacidade de audição é:	
Aluno deficiente.
Aluno excepcional.
Aluno surdo-mudo.
Aluno ouvinte.
Aluno com surdez.
Atualmente no processo educacional, a política de educação inclusiva impõe que as escolas brasileiras:
recebam os alunos com deficiência, somente após liberação da equipe de saúde.
somente recebam alunos com deficiência, após realizarem as adaptações necessárias no espaço físico e na proposta pedagógica.
integrem o aluno com deficiência como ouvinte, sem a realização das adaptações curriculares necessárias.
realizem a matrícula de todos os alunos, independente da deficiência que porta.
encaminhem o aluno com deficiência para uma avaliação pedagógica multidisciplinar, que irá verificar a possiblidade do aluno frequentar, ou não, a escola regular.
Com relação à educação da criança com altas habilidades / superdotação assinale a alternativa incorreta:	
A identificação de uma criança com altas habilidades/ superdotação é realizada através de observações sistemáticas de comportamentos e desempenhos. Deve contar com a participação do professor de sala de aula, do professor especializado, da família e de outros profissionais adotando um caráter interdisciplinar.
A criança com altas habilidades/superdotação precisa de um programa específico baseado em suas características individuais, para suprir e complementar suas necessidades, favorecendo sua criatividade e seus interesses.
A troca de conhecimentos, ideias e concepções são fundamentais para a elaboração de um planejamento pedagógico, que valorize o desempenho acadêmico, intelectual, social e emocional dessa criança.
Adotar a Comunicação Alternativa no caso de dificuldades severas de comunicação - pranchas de comunicação com figuras, objetos concretos etc.
A criança com altas habilidades pode colaborar com os colegas,principalmente quando solicitada por eles para realizar alguma tarefa.
Das definições abaixo, qual está correta sobre os Transtornos Globais do Desenvolvimento?	
São todos os alunos que apresentam um atraso generalizado no desenvolvimento em função em quadros psiquiátricos crônicos e incuráveis.
São todos os alunos que apresentam retardo mental moderado ou severo.
Alunos que apresentam alterações nos quadros de desenvolvimento neuropsicomotor, nas relações sociais e na comunicação.
São alunos com histórico de problemas graves de saúde após a puberdade.
São os autistas e os psicóticos, pessoas com nível normal de inteligência, mas vivem no seu mundo por terem dificuldade nas habilidades sociais.
De acordo com a definição de deficiência visual, assinale a alternativa correta.	
Cegueira e baixa visão são classificações da deficiência visual.
Baixa visão é quando a pessoa tem a visão perfeita em apenas um dos olhos.
Deficiente visual é aquele que necessita de óculos para leitura e escrita, independente da acuidade visual.
A deficiência visual classifica-se em cegueira em um olho só e cegueira nos dois olhos.
Deficiente visual é aquele que apresenta redução ou perda total da capacidade de ver com o melhor olho e após correção óptica.
De acordo com a proposta inclusiva de educação, podemos afirmar que o aluno cego ou com baixa visão:	
apresenta dificuldades de aprendizado e deficiência intelectual.
não necessita de adaptações de acesso ao currículo.
necessita de professor particular em sua residência.
deve ser incluído na escola regular e não necessita da oferta de atendimento educacional especializado complementar.
apresenta potencialidades para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizado como os demais alunos.
De acordo com as orientações atuais do MEC, a proposta inclusiva de educação é reconhecida como a melhor alternativa para a escolarização do aluno com surdez. Podemos justificar essa afirmativa desenvolvendo os seguintes argumentos:
1- a valorização das diferenças no convívio social e o reconhecimento do potencial de cada ser humano se desenvolver na interação com a diversidade humana.
2- a valorização das diferenças e a necessidade de segregação social da pessoa surda.
3- o não reconhecimento do potencial de cada ser humano se desenvolver em ambientes heterogêneos de aprendizagem.
Estão corretas as afirmativas:
As afirmativas 2 e 3 estão corretas
As afirmativas 1 e 2 estão corretas
Apenas a afirmativa 3 está correta
Apenas a afirmativa 2 está correta
Apenas a afirmativa 1 está correta
De acordo com Decreto 7611 de 2011 e lei do autismo 2012, o aluno com TGD é incluído como público-alvo do serviço de Atendimento Educacional Especializado, que deve ser oferecido como apoio e suporte ao aluno matriculado em:	
classe comum de escola regular.
centros especializados municipais
classe especial de atendimento
escola especializada em transtornos
centros de atendimento especial
De acordo com o documento elaborado a partir da Conferência Mundial de Educação Especial (1994), o princípio fundamental da escola inclusiva é o de que:	
todas as crianças devem frequentar escolas comuns de ensino, sendo a classe especial o lugar apropriado para o aluno com deficiência intelectual.
todas as crianças devem aprender juntas, sempre que possível, independentemente de quaisquer dificuldades ou diferenças que elas possam ter.
escolas inclusivas devem assegurar uma educação de qualidade a todos através de um currículo único e com conhecimentos básicos.
escolas inclusivas devem reconhecer e responder às necessidades diversas de seus alunos, somente quando for possível para o professor de sala de aula fazer isso.
todas as crianças que tiverem diagnóstico de mais de uma deficiência deverão ser atendidas em escolas especiais.
Dentre as escolas especializadas no trabalho junto ao aluno surdo, destacamos como pioneiro o trabalho desenvolvido no:	
Instituto de Surdos Ana Nery
Instituto Benjamim Constant
APAE
Instituto Pestalozzi
INES Instituto Nacional de Educação de Surdos
Durval tem dez anos de idade, possui síndrome de down. Na última semana o menino foi impedido de participar de uma brincadeira com a turma na piscina da escola, o professor de educação física alegou motivos de segurança.
Segundo os paradigmas que orientam a perspectiva da construção de uma escola inclusiva no contexto brasileiro contemporâneo, a atitude do professor pode ser considerada:
errada, pois o professor deveria chamar a mãe do aluno para acompanhar a atividade.
errada, pois o professor deveria convocar a equipe do centro educacional especializado para participar da atividade.
correta, pois havia perigo de afogamento já que o aluno possui síndrome de down.
errada, pois se a atividade oferece segurança para os alunos sem deficiência, precisa oferecer segurança também para o aluno com síndrome de down.
correta, pois o aluno está apenas integrado a escola, não tendo obrigatoriedade de participar de todas as propostas educacionais.
Em 1825, o Sistema Braille foi criado por Louis Braille e transformou o processo de domínio da linguagem da pessoa cega. Podemos afirmar que o Braille:	
é um código de leitura e escrita viso-gestual.
é uma língua de sinais.
é um código de leitura e escrita que utiliza o recurso da escrita em relevo e da leitura tátil.
é uma língua cinestésica e universal para todos os cegos.
é uma língua gestual.
Em depoimento à Revista Sentidos (Ano 2, nº 11, p.24), a assistente social Mina Regen comenta que, "as crianças com deficiência física, intelectual, sensorial ou com transtornos globais de desenvolvimento convivendo com outras crianças, sem deficiência, recebem estímulos constantes para seu desenvolvimento e melhora de sua condição. Mas, as crianças sem deficiência também se beneficiam dessa convivência". Podemos concluir que essa afirmativa está de acordo com:
o princípio de normatização que orienta a proposta de integração.
a proposta de educação segregada.
os ideais meritocráticos a orientam instituições escolares preparatórias e competitivas.
a proposta médico-assistencialista que a assistente social deve implementar para a inclusão.
a proposta do movimento de inclusão social.
Em se tratando das conquistas que foram assinadas pelos países participantes da Declaração de Salamanca, em 1994, todas são verdadeiras exceto uma. Marque a resposta que apresenta uma INVERDADE em relação às diretrizes que foram planejadas para que o sistema de ensino pudesse receber alunos com deficiências na rede regular.	
A escola deve receber alunos com deficiências somente se a família estiver presente no processo de escolarização, pois os professores e coordenadores devem ser responsáveis por toda as questões didáticas e a família, pelo cuidado desse aluno no período em que estiver na escola.
É de responsabilidade do sistema educacional e das instituições escolares a criação dos suportes para viabilizar o acesso ao currículo e a quebra de barreiras que impeçam ou dificultem o aprendizado de todos os alunos.
A escola deve utilizar recursos, programas, serviços e tecnologias disponíveis para todos os alunos, adaptando o currículo, apenas quando necessário, para atender aos alunos com necessidades especiais.
O sistema educacional deve organizar-se de forma a atender a todos os alunos e o sistema de segregação de alunos com necessidades educacionais especiais em instituições especializadas não é recomendado.
A educação de alunos com deficiências física, mental entre outros quadros será feita na rede regular de ensino, pois a escola deve ser para todos e deve se preparar para recebê-los.
Em relação à educação Especial no sistema de ensino brasileiro, complete as lacunas: A Educação Especial é ________________ e _______________________ , deve ser oferecida em todas as etapas, níveis e modalidades educacionais. As palavras que podem completar a frase corretamente são:	
para deficientes/ seus familiares
para deficientes/incapazesdisciplinar/democrática
complementar/transversal
para maioria/privada
Em relação ao processo educativo das crianças cegas e com baixa visão, é correto afirmar que:
A criança deverá ser dependente, precisando de um adulto para fazer todas as tarefas por ela.
O aprendizado ocorre pelas experiências concretas e partir delas, a criança cega aprende os conceitos.
Ela só poderá realizar uma atividade da vida diária sozinha se mostrar-se capaz de fazê-la sem risco e após a autorização de um supervisor que avaliará detalhadamente o que ela é capaz de fazer.
O Braille apenas é utilizado para crianças que são alfabetizadas em LIBRAS.
As crianças precisam se orientar apenas através dos vultos de imagens e do Braille para aprenderem conceitualmente e não apenas concretamente.
Em relação ao processo educativo do aluno com baixa visão ou cego muitos conhecimentos fazem parte da representação dos professores. Marque (V) para as premissas verdadeiras e (F) para as ideias falsas.
( ) A educação exigirá uma revisão das práticas convencionais que, muitas vezes, enfatizam os estímulos visuais e as imagens como meios e mediações do processo de ensinar e aprender.
( ) O aluno cego e com baixa visão não têm as mesmas potencialidades que os demais alunos para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizado, já que a deficiência visual limita sua capacidade de aprender por não ter acesso aos estímulos visuais.
( ) O aluno necessita de um ambiente estimulador, de mediadores, de materiais e propostas que explorem sua forma particular de percepção e contribuam para seu aprendizado, comunicação e socialização.
A ordem correta é
F F V
F V V
V F V
V V V
V F F
Escola X com alunos surdos inseridos realizou um projeto envolvendo contribuições das diferentes linguagens artísticas. Expôs, telas da artista plástica surda Fernanda Machado. Essa atividade foi muito significativa, pois através das telas, os alunos conseguiram entender um pouco mais a respeito da cultura surda. Arte/Educação e projetos educacionais na perspectiva da educação inclusiva, favorecem:	
o exercício de adestramento motor, a cópia de modelos ou de uma técnica artesanal, sem lugar para a livre expressão e o desenvolvimento do processo de criação nas diferentes linguagens artísticas.
a inclusão em espaço educacional que favorece o desenvolvimento da inteligência intrapessoal e do condicionamento do aluno aos valores culturais necessários para vida em sociedade.
e o desenvolvimento do processo de condicionamento em uma única linguagem artística, valorizando a reprodução de modelos.
O desenvolvimento da inteligência lógico-matemática, favorecendo momentos de reflexão individual para aprendizagem.
a inclusão sociocultural, possibilitando a todos os alunos o desenvolvimento da expressão artística, da comunicação, do conhecimento e das interações sociais.
Estudamos as contribuições das diferentes linguagens artísticas, da cultura e do lazer na construção de uma proposta inclusiva de educação, favorecendo práticas pedagógicas e de inclusão social dos educandos.
Dentre estas práticas podemos destacar:
O exercício de adestramento motor em todas as escolas através da arte.
A Tarefa de cópia de modelos ou de uma técnica artesanal.
A indução de modelos para a livre expressão artística e corporal.
O acompanhamento das atividades pedagógicas por mediadores.
O trabalho com a linguagem da Dança, Música, Teatro e Artes Visuais.
Eu não gostava da aula porque era tudo muito básico. Aí os professores me mandavam ir estudar sozinho na biblioteca. (Leonardo Florentino, 14 anos.)
 O conflito com a escola só terminou no terceiro ano, quando Leonardo conseguiu uma bolsa em outra instituição, repleta de aulas extras na grade curricular, e começou a acumular troféus em campeonatos de conhecimento. Em casa, coleciona medalhas de matemática, física, química, astronomia, robótica e redação.
Fonte: http://www.istoe.com.br/reportagens/267206_TALENTOS+DESPERDICADOS
Para que alunos como Leonardo, com altas habilidades/superdotação, tenham todo o potencial estimulado no ensino regular, a legislação educacional brasileira garante:
a construção de uma proposta que contemple somente a aceleração no estudo, possibilitando o ingresso do aluno na universidade bem precocemente, aos dez ou doze anos de idade.
a construção de uma proposta pedagógica que contemple o enriquecimento escolar, possibilitando ao aluno com altas habilidades/superdotação, inserido na classe comum da escola regular, o atendimento educacional especializado no turno oposto ao da escolarização regular.
a inclusão do aluno na escola regular, pois o aluno com altas habilidades/superdotação não precisa de uma proposta pedagógica adapatada, nem de atendimento educacional especializado, ele consegue cumprir todas as tarefas da escola por conta própria.
a segregação de alunos com altas habilidades/superdotação, em escolas especiais, convivendo somente com professores especializados, desde do primeiro ano do ensino fundamental.
a presença de um mediador acompanhando o o aluno com altas habilidades/superdotação na turma regular, com aplicação de um projeto pedagógico específico para o aluno, que não precisará realizar as atividades propostas para a turma.
Fábio Fernandes da Silva, é jornalista, formado pela Universidade Estácio de Sá (2003), já trabalhou na Prefeitura do Rio de Janeiro, no CERVIM - Centro de Equoterapia e Reabilitação da Vila Militar, atualmente trabalha na Bocha Paralímpica Santa Catarina. Fabio possui paralisia cerebral, não anda, não fala, escreve com os pés. Mesmo com tantos entraves sociais ainda existentes, consegue superá-los na construção de uma vida social autônoma.
Fabio é um exemplo de superação e os efeitos da exclusão não causaram danos a sua formação profissional, pois o jovem realizou o ensino fundamental na década de 90 e vivenciou a proposta educacional:
de integração, onde o aluno com deficiência possui somente o direito de frequentar um espaço educacional comum a todos os alunos.
de terapia, que aos poucos está se transformando em um modelo de atendimento educacional com uma rede de serviços especializados.
de segregação, a escola especial representa excelente oportunidade para uma participação social plena.
médico-assistencialista que visa cuidado e proteção da pessoa com deficiência.
de inclusão, que procura garantir uma escola comum para todos os alunos, com qualidade para oferecer os suportes necessários à escolarização.
Filme: Temple Gandin
Sinopse: Temple Grandin, jovem autista, tem sua maneira particular de ver o mundo, se distanciou dos humanos, mas chegou a conseguir, entre outras conquistas, defender seu doutorado. Com uma percepção de vida totalmente diferenciada, dedicou-se aos animais e revolucionou os métodos de manejo do gado com técnicas que surpreenderam experientes criadores e ajudaram a indústria da pecuária americana.
Considerando aspectos estudados a respeito dos transtornos globais do desenvolvimento, o filme Temple Gandin foi baseado em:
uma história real, de uma pessoa autista que alcançou estágios avançados de desenvolvimento.
uma ficção, não tem como uma pessoa com TGD ingressar em uma Universidade.
uma ficção, pois uma pessoa não tem como perceber o mundo de maneira diferente, os órgãos dos sentidos funcionam de maneira semelhante em todos os seres humanos.
uma história real, pois toda pessoa com TGD possui grande conhecimento e interação com animais.
uma ficção, pois o transtorno global do desenvolvimento está sempre atrelado a deficiência intelectual.
José é um aluno com altas habilidades que estuda em uma escola regular do município do Rio de Janeiro. Ele necessita do atendimento educacional especializado, que deve abranger o trabalho de suporte e apoio aos alunos com altas habilidades. Este atendimento deve ser realizado:	
No consultório de um bom neurologista
Em uma sala de progressão
Em casa com os seus familiares
Durante as aulas,no turno regular
Na sala de recursos, no contra turno
Marco é aluno da Escola X e apresenta originalidade, imaginação, capacidade para resolver problemas de forma diferente e inovadora, sensibilidade para situações ambientais e facilidade de auto-expressão, fluência e flexibilidade. Com relação à escola de Marco é incorreto afirmar que:	
Precisa oferecer estratégias de enriquecimento para Marcos através de atividades extracurriculares, como: visitas a museus, a espaços culturais e científicos, a oficinas de diversas áreas.
Deve incentivar Marcos a colaborar com os colegas quando eles necessitarem e solicitarem sua ajuda.
O professor precisa adaptar o currículo, oferecendo uma suplementação curricular, planejando atividades que atendam às habilidades de Marco, estabelecendo uma parceria com a família, com o objetivo de juntos oferecerem oportunidades para seu desenvolvimento.
Precisa adotar uma ação pedagógica mais abrangente, com aprendizagens mais significativas para Marco.
Deverá solicitar transferência do aluno Marco para uma Escola Especial onde terá todo recurso pedagógico necessário para estimular o talento deste aluno.
Mariana sofreu um acidente e o quadro clínico que se estabeleceu após a lesão foi permanente, localiza-se em estruturas do encéfalo responsáveis pela motricidade. De acordo com o exposto acima, Mariana possui	
Condutas típicas
Paralisia cerebral
Deficiência auditiva
Déficit de atenção
Autismo
Marque a questão que traz duas prioridades que foram estabelecidas para a educação especial dentro das Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica (2009).	
Utilização do espaço escolar das instituições voltadas para o ensino regular e segregação dos alunos durante as atividades de aprendizagem para aqueles que não acompanharem o ritmo de aprendizagem da turma.
As diretrizes citadas estabelecem apenas regulamentação sobre a manutenção de alunos deficientes na rede regular de ensino e garantem a promoção automática como forma de minimizar os efeitos nocivos que esta inclusão terá para a avaliação sistemática dos alunos deficientes.
Programa diferenciado de ensino para os alunos com deficiência que ocorre no momento das atividades diárias da turma regular e pagamento de Bolsa família para que o aluno deficiente tenha condições de financiar seu tratamento e estudar.
A obrigatoriedade da matrícula dos alunos, público-alvo da Educação Especial, na escola comum do ensino regular e da oferta do atendimento educacional especializado e inclusão do AEE no projeto pedagógico da escola da rede regular de ensino.
Essas diretrizes versam apenas sobre o ensino dos alunos com de deficiências mentais e sensórias, pois para os alunos com deficiências físicas não há qualquer definição que garanta a sua acessibilidade. Além disso, os deficientes físicos não são considerados deficientes perante a escola por não apresentarem déficit cognitivo.
Marque a resposta correta. Em que período histórico os deficientes eram abandonados, perseguidos e eliminados devido às suas condições atípicas?	
Pós Modernidade
Apenas nos anos iniciais da Idade Moderna
Idade Contemporânea
Idade Moderna
Antiguidade
Marque (V) informações verdadeiras e (F) para informações falsas no que se refere às estratégias educativas para a pessoa cega.
( ) Para iniciar o cálculo matemático utilizamos o sorobã.
( ) A matemática deve ser aprendida de maneira abstrata através da oralidade.
( ) Os cálculos matemáticos que podem ser feitos pelo sorobã são: operações fundamentais, potenciação e radiação.
A sequência correta é:
V V F
F V F
F F V
V F V
V V V
Marque (V) para verdadeiro e (F) para falso no que se refere ao comportamento encontrado em pessoas com Altas Habilidades.
( ) Vão demonstrar sua aptidão específica a partir dos 12 anos de idade quando estão com a inteligência formada.
( ) Apresentam dificuldades de relacionamentos por serem exímios conhecedores de todos os assuntos, pois sua inteligência é global e inespecífica.
( ) A superdotação engloba a elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades cognitivas encontradas no aluno.
( ) As aptidões de uma pessoa com altas habilidades são manifestadas precocemente.
A ordem correta é?
F V V V
F F V V
F V V F
V F F V
V F V V
Marta, diretora de uma escola pública, recebeu a solicitação de vaga para José um aluno surdo. Assinale a única alternativa que Marta NÂO poderá executar:	
Solicitar a parceria da família no processo de aprendizagem.
Matricular José, e solicitar ao órgão central de educação de seu município um intérprete para sua escola.
Matricular José, no contra turno do horário que ele será matriculado em sua escola, em um Centro de Atendimento Educacional Especializado para surdo.
Buscar curso de aperfeiçoamento, inclusive em Libras, para os profissionais interessados da escola.
Não matricular José, explicando para família que a escola não possui recursos para atender um aluno surdo.
Marta é uma professora da educação infantil e está especialmente intrigada com Igor - um menino de 5 anos de idade que apresenta um potencial elevado e grande envolvimento com suas tarefas escolares, desenvolvimento intelectual acima do esperado para a sua faixa etária, e liderança sobre os seus colegas. Igor apresenta característica de qual condição que é tratada na Educação Inclusiva?	
Altas Habilidades
Síndrome de Asperger
Oligofrenia
Transtorno de Personalidade
Autismo
Mauro tem 5 anos, é um aluno que não fala, não brinca com outras crianças, fica sempre em um canto sozinho, batendo palmas e balançando o corpo. A pedagoga da escola encaminhou o aluno para uma avaliação, que resultou num diagnóstico neuropsicológico de autismo. O Autismo está inserido dentro do Transtorno:	
Global do Desenvolvimento
Desintegrativo
Psiquiátrico Neurológico
Esquizofrênico
Neurobiológico
Na década de 60, João com 16 anos, era uma criança com deficiência intelectual, frequentava a Instituição Vicente Moretti, local que atendia jovens deficientes da zona oeste do RJ. A Ação Cristã Vicente Moretti oferecia serviços clínicos e pedagógicos para crianças com deficiência da região, nessa época, crianças deficientes eram excluídas das escolas regulares.
 A Educação Especial na década de 60 no Brasil, seguia a proposta:
da integração, onde o aluno com deficiência teve somente o direito de frequentar um espaço educacional comum a todos os alunos.
médico-assistencialista que visava cuidado e proteção da pessoa com deficiência.
da inclusão, que procura garantir uma escola comum para todos os alunos, com qualidade para oferecer os suportes necessários à escolarização.
da inclusão, a escola especial representou excelentes oportunidades para uma participação social plena.
de exclusão, a pessoa com deficiência era impedida de deixar sua residência.
Na turma 2ª ano do ensino fundamental, em que existe alunos com deficiência intelectual e outros com dificuldades de aprendizagem, relacionadas a outros motivos. O professor Davi, está ensinando multiplicação como atividade curricular,mas os alunos não conseguem acompanhar o restante da turma na aprendizagem do conteúdo proposto. Mediante o caso exposto acima,qual alternativa caracterizará a melhor estratégia de ação?	
Marcaria uma reunião com o coordenador pedagógico da escola e solicitaria uma avaliação e o encaminhamento desses alunos para uma classe ou uma escola especial.
Distribuiria os alunos entre os grupos formados pelos demais colegas,e trabalharia com todos, de acordo com suas possibilidades de aprendizagem.
Aproveitaria o momento das atividades relacionadas ao conteúdo,e proporia que os alunos colocassem em dia outras matérias do currículo, com o apoio de colegas.
Solicitaria à direção da escola que retirasse os alunos da sala, pois o seu atraso está atrapalhando o desempenho dos demais alunos e o andamento do programa.
Reunir esse grupo de alunos para propor as atividades facilitadas docurrículo adaptado de matemática.
Nesse século XXI, as escolas devem receber todos os alunos, realizando uma inclusão do aluno em classe comum da escola regular, garantindo um atendimento educacional especializado, no turno oposto da escola e oferecendo apoio e suporte necessário para o processo educacional de todos os alunos (escola inclusiva). Qual paradigma educacional define esse modelo educacional ?	
Paradigma de serviços.
Paradigma integrador.
Paradigma regular.
Paradigma de suportes.
Paradigma médico-assistencialista.
No ano de 1994 após a Declaração de Salamanca a educação inclusiva ganha força em muitos países. As propostas redigidas e assinadas, em comum acordo, tem como base:
A Participação efetiva do deficiente como cidadão
O Atendimento ao deficiente apenas em algumas escolas
O deficiente não deve ter oportunidade de trabalho
A exclusão dos deficientes das escolas regulares
A segregação de alunos com necessidades educacionais
No Brasil, o processo educacional do aluno com altas habilidades deve construir uma proposta pedagógica com base no modelo de enriquecimento e não de segregação. Assim, o aluno com altas habilidades deverá:	
integrar um grupo de artes cênicas, para estimular seu desenvolvimento emocional e interpessoal.
ser matriculado em uma Escola Especial, equipada com modernas inovações tecnológicas.
ser somente promovido de séries, para que seu potencial seja respeitado.
ser inserido na classe comum de escola regular e frequentar o atendimento educacional especializado no turno oposto ao da escolarização regular.
ficar somente no ambiente da Escola Regular, a professora deverá oferecer estímulos e desafios, reconhecendo o potencial do aluno .
No contexto educacional brasileiro, a partir da década de 90, aumenta o movimento de inclusão de estudantes com deficiência física, intelectual ou sensorial. Isso representa um avanço histórico em relação ao trabalho pedagógico que era oferecido anteriormente. A partir dos pressupostos da educação inclusiva, o aluno com necessidades educacionais especiais deverá ser matriculado:
em classe especial de escola especial.
em classe hospitalar.
em escola especial.
em classe comum de escola regular.
em classe especial de escola regular.
No período anterior aos anos 70, o campo da Educação Especial no Brasil, caracterizou-se por algumas premissas, EXCETO:	
ações que não priorizavam o caráter pedagógico da educação.
ações orientadas por uma visão médico-assistencialista do campo.
ações que buscavam incluir os alunos com necessidades especiais em todas as atividades do cotidiano escolar.
ações que enfatizavam o cuidado e a proteção do aluno com necessidades educacionais especiais.
ações que favoreciam práticas educacionais segregadoras.
No que se refere à Tecnologia Assistiva, qual é o seu principal objetivo? Marque a resposta corrreta.	
Oferecer as condições de subsistência adequadas que muitas vezes faltam às famílias de crianças com deficiências.
Atendimento especializado feito em outra instituição para não misturar os objetivos da independência da vida diária com os educativos.
Promover a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitar a realização da função desejada e que se encontra impedida por circunstância de deficiência.
Ensinar uma ocupação para os casos crônicos de deficiência afim de que possam ser inseridos no mundo do trabalho.
Disponibilizar programas de computador que auxiliem os deficientes com as inovações tecnológicas sem as quais o cotidiano educacional ficaria inviável.
Numa escola da rede privada os alunos com algum tipo de deficiência frequentam as aulas de Arte numa sala separada dos demais alunos, com propostas diferentes do que é realizado com a turma. Podemos afirmar que essa proposta de trabalho contribui para que tipo de movimento no grupo?	
Socialização do grupo.
Integração social.
Segregação social.
Inclusão social.
Parceria entre alunos.
O aluno com TGD é incluído como público-alvo do serviço de Atendimento Educacional Especializado, que deve ser oferecido como apoio e suporte ao aluno matriculado em classe comum de escola regular. No contexto escolar, o trabalho pedagógico proposto deve valorizar os seguintes aspectos. EXCETO:	
Um ambiente estimulador e desafiante para o aluno.
Leituras e manejos adequados das regras sociais.
A segregação do convívio social na comunidade escolar
Promover o bem-estar e oportunidades de interações sociais
Desenvolver o seu processo de aprendizagem.
O atendimento educacional especializado ao deficiente visual deve ser oferecido de forma a complementar ao processo de escolarização regular e o aluno que necessite deve ter acesso ao aprendizado do Sistema Braille de leitura e escrita e a diferentes recursos adaptados e facilitadores do processo de ensino-aprendizado, tais como: Marque a opção que NÃO esta correta.	
libras
maquetes
sorobã
recursos tecnológicos
livro acessível
O Atendimento Educacional Especializado deverá utilizar os recursos de Tecnologia Assistiva no ambiente escolar necessários para o trabalho pedagógico com o aluno com deficiência. O item que melhor define Tecnologia Assistiva é :	
Equipamentos motores para facilitar a locomoção de deficientes visuais.
Vários equipamentos, serviços, estratégias e práticas elaboradas e aplicadas para minimizar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências.
Adaptações estruturais em escolas, através de rampas, elevadores, adaptações em banheiros entre outras, que retiram ou reduzem as barreiras físicas, facilitando a locomoção da pessoa com deficiência.
Lupas e lentes, Braille para equipamentos com síntese de voz, grandes telas de impressão, sistema de TV com aumento para leitura de documentos, publicações etc, para auxiliar cegos ou pessoas com visão subnormal.
Aparelhos para auxiliar nos déficits ou limitações cognitivas, como os gravadores de fita magnética ou digital que funcionam como lembretes instantâneos
O conjunto de ideias que terminaram por definir o paradigma médico-assistencialista no campo da Educação Especial tinha como objetivo principal:	
o cuidar e proteger a pessoa com deficiência, sem ênfase na sua escolarização.
a integração do aluno com deficiência na rede de ensino, o mais próximo possível da escola regular.
a inclusão de todos os alunos na rede regular de ensino.
pesquisar as melhores estratégias para educar crianças portadoras de deficiências sensoriais
o trabalho pedagógico em escola regular.
O professor que atua em uma escola inclusiva precisa criar um ambiente que reconheça as possibilidades dos alunos com deficiência física, garantindo a inclusão destes alunos na turma. Marque a opção que NÃO está de acordo com a afirmativa acima
Adaptar o mobiliário da sala facilitando o movimento de todos os alunos
Separar o aluno com deficiência dos outros alunos da turma
Utilizar a avaliação oral, caso o aluno tenha dificuldade com a escrita
Permitir o uso de gravador durante as aulas
Organizar o espaço da sala de modo que o aluno possa circular
O que é Paralisia cerebral qual a sua principal causa? Marque a resposta correta.	
A paralisia cerebral é uma patologia causada pela falta de oxigênio no cérebro que é resultante de uma parada cardíaca ou acidente na adolescência.
Pode-se falar em paralisia cerebral quando alguma região cerebral foi lesionada por falta de oxigênio.
Paralisia cerebral ocorre quando a pessoa tem morte encefálica causada por estágios agudos de infecções não curadas.
A paralisia cerebral é causada pela falta de oxigenação no cérebro e é um estado de paralisia, pois o cérebro pára de funcionar.
A paralisia cerebral é causada por problemas emocionais nos cinco primeiros anos de vida.
O reconhecimento do potencial criador como característica de todo ser humano, abre uma nova parceria de trabalho com a Arte na Educação Especial. Durante muito tempo as atividades de artes destinadas aos alunos com algum tipo de deficiência tinham comofim : EXCETO:	
sem lugar para a livre expressão
a cópia de modelos ou de uma técnica artesanal
a livre expressão
expressão através de modelos prontos
o exercício de adestramento motor
O termo adotado atualmente para denominação do aluno que apresenta alto desempenho e superdotação é:	
Aluno com Transtorno Geral de Desenvolvimento
Aluno com altas habilidades
Aluno itinerante
Aluno excepcional
Aluno deficiente
Os efeitos da exclusão são, algumas vezes, irrecuperáveis e causam danos ao sujeito e ao grupo social. O sujeito que vive à margem do convívio social, sofre danos em relação à sua autoestima e pode vir a estruturar sua autoimagem de forma negativa, desenvolvendo um tipo de comportamento desviante, apático, acomodado ou agressivo como forma de resistência ou de defesa. Qual o aspecto define o efeito de exclusão,descrito na afirmativa acima?	
político
econômico
psicológico
social
cultural
Para o aluno com deficiência intelectual, o Atendimento Educacional Especializado deve:	
Garantir a vaga do aluno na Escola Especial, garantindo sua frequência.
Oferecer serviço de apoio especializado de acordo com a especificidade de cada aluno.
Realizar o encaminhamento do aluno para atendimento médico necessário.
Proporcionar oficinas de convivência para alunos com deficiência .
Oferecer sessões de psicoterapia para o aluno e sua família.
Podemos destacar como uma instituição de educação especia,l inicialmente criada em 1954, no Rio de Janeiro, para o atendimento de crianças e jovens com deficiência intelectual e síndrome de Down a:	
Instituto Nacional de Educação de Surdos.
Instituto Benjamin Constant.
Escola Normal.
APAE - Associação de País e Amigos dos Excepcionais.
ABBR
Quais as vantagens de propor a Arte/Educação na perspectiva inclusiva?	
A arte nos currículos escolares desempenha um importante papel na formação dos indivíduos, uma vez que propicia o contato com a uma diversidade de habilidades cognitiva.
É o ensino que se preocupa em utilizar todos os sentidos, de forma generosa, reflexiva, agradável e lúdica, potencializa o aprendizado, incluindo a todos numa abordagem que permite uma maior fixação dos conteúdos escolares através dos sentidos, pois permite que o aluno apreenda simultaneamente o objeto através de todos os meios e canais de percepção, enviando-os ao cérebro.
Só será permitido o trabalho de inclusão do ensino das Artes,se o material didático for somente e de recursos plásticos e artísticos necessários e adaptados para que as aulas possam ser desenvolvidas.
o lúdico se torna uma possibilidade de expressão a respeito da disciplina, sendo ¿permitido¿ explorá-lo somente com acompanhamento específico de profissional,respeitando o seu ritmo e maneira particular,dando também ao aluno, significados pertinentes ao currículo sistematizado.
Amplia, a visão de mundo, enriquecendo o vocabulário estético e possibilitando a leitura de imagens significativas para aplicação disciplinas exatas.
Quanto ao processo educacional do aluno cego ou com baixa visão é correto afirmar que:
 A - A falta da visão não interfere na capacidade intelectual e cognitiva das crianças cegas. Elas têm o mesmo potencial de aprendizagem e podem demonstrar um desempenho escolar equivalente ou superior ao dos alunos que enxergam, se tiverem as condições e recursos adequados.
 B - Alunos cegos ou com baixa visão podem ser mais lentos na realização de algumas atividades, pois a percepção tátil demanda mais tempo para ser analisada e compreendida do que a visual.
C- Alunos cegos ou com baixa visão possuem a mesma vontade de aprender que as outras crianças, a mesma curiosidade e as mesmas necessidades de carinho, proteção, recreação e convívio social para se desenvolverem de forma harmoniosa intelectual e emocionalmente.
Assinale a alternativa correta:
As afirmativas A, B e C estão corretas.
As afirmativas A e B são as únicas corretas.
A afirmativa A é a única correta.
As afirmativas A e B estão erradas.
As afirmativas B e C são as únicas corretas.
Sabemos que houve mudanças subjetivas em relação às crenças sobre a potencialidade das pessoas portadoras de deficiência. Um exemplo foi o século XX, quando ocorre uma mudança de conceito da pessoa deficiente que deixou de ser vista como uma pessoa estática e passou a ser vista como:	
pessoa incapaz
sujeito dependente
bobo da corte
ser demoníaco
pessoa dinâmica e com possibilidades
São três os paradigmas educacionais que orientam o campo da Educação Especial. Dentre as principais características do paradigma de suporte, marque a opção que NÃO esta de acordo com este paradigma.	
Suporte e apoio necessário para a escolarização
Inclusão direita do aluno na escola regular
Atendimento educacional especializado
Realização de adaptações curriculares necessárias
Pouca ênfase o trabalho pedagógico
Segundo Vygotsky, o potencial inclusivo da Arte, uma vez que todo ser humano, independente de suas características ou limitações, tem potencial criador e de imaginação, que poderá ser desenvolvido de variadas formas e através das diferentes linguagens. Neste sentido contribuem para a inclusão sociocultural:	
A linguagem da música, o enquadramento de modelos e uma técnica artesanal.
As artes visuais, uma técnica artesanal e reprodução de modelos.
A linguagem motora, a escrita e a realização de desenhos previamente determinados.
A cópia de moldes, o adestramento e a dramatização.
A linguagem da Dança, Música, Teatro e Artes Visuais.
Thalita é uma adolescente de 12 anos de idade que recebeu um diagnóstico de autismo e foi incluída na Escola estadual Gabriela Mistral. Os pais dos seus colegas de classe estão reprovando a atitude da escola por considerar Thalita incapaz de acompanhar os conteúdos do Ensino fundamental. Como professor desta escola, qual argumento poderia ser usado com objetivo de explicar aos pais dos alunos a viabilidade do processo educativo de Thalita na rede regular? Marque a resposta correta.	
Thalita fará apenas atividades de recreação e educação física com os colegas para ter contato com outros adolescentes.
A escola vai receber Thalita e permitir que ela curse seus estudos em classe comum apenas para o cumprimento da lei.
A lei obriga a escola a receber Thalita, mas não oferece os melhores subsídios para educar a jovem com tão grave transtorno.
Os autistas não se socializam mesmo e sendo assim, Thalita pouco interferirá na dinâmica da turma.
Thalita aprenderá através de atividades diversificadas e terá o recurso da flexibilização curricular para acompanhar as atividades realizadas com os seus colegas.
Todos os alunos que são diagnosticados como pertencentes ao grupo dos Transtornos Globais do Desenvolvimento apresentam uma tríade de comprometimento. Quais são as características que formam essa tríade?	
Retardo mental, comportamentos estereotipados, tiques e ecolalia.
Dislexia, Disgrafia e Dislalia.
Interesses e comportamentos restritos, dificuldades na interação social e prejuízo na comunicação e desenvolvimento da linguagem.
Retardo Mental, Isolamento Social, Dificuldade na comunicação.
Prejuízo na comunicação, habilidade acima da média para cálculos matemáticos e boa memória.
Transtorno Global do Desenvolvimento compromete 3 áreas: das habilidades de interação social; das habilidades da comunicação; presença de comportamentos, interesses e atividades estereotipadas. A única resposta que NÂO está incluída no Transtorno Global do Desenvolvimento é:	
Hidrocefalia
Autismo
Síndrome de Rett
Autismo de Kanner
Ásperger
Um aluno com deficiência intelectual apresentou dificuldades para acompanhar o trabalho pedagógico e a professora da turma buscou auxilio na coordenação que solicitou uma professora itinerante. Esse procedimento está de acordo com a proposta :
Excludente de educação
Médico clínica de educação
Médico assistencialista de educação
Inclusiva de educação
Segregacionista de educação
Um aluno com surdez foi incluído numa turma regularde uma escola da rede pública. Nesse contexto de trabalho ele deve ser alfabetizado em quais línguas, de acordo com a proposta bilíngue de educação da pessoa surda?	
LIBRAS e Braille.
LIBRAS e Língua Portuguesa (leitura e escrita).
Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Inglês (leitura e escrita).
Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Inglês.
LIBRAS e Inglês.
Um escola da rede particular recebeu Pedro de 3 anos de idade para ser incluído numa turma regular de educação infantil. Pedro tem deficiência intelectual e será a primeira criança a ser educada naquela escola. Ao planejarem como será realizada a inclusão de Pedro optaram pelo paradigma interacionista sócio-histórico que postula o conhecimento como sendo:	
Construído socialmente e internalizado a partir dos fatores de significação mais representativos para o sujeito.
Um dom que é influenciado pela genética e pela aprendizagem que ocorre apenas nos dois primeiros anos de vida quando o sistema nervoso central está em pleno desenvolvimento.
Um dom genético que é transmitido pelos pais, desta forma, quem nasce deficiente deve ser educado como tal, com suas limitações sendo levadas em conta.
Uma pré-disposição psíquica relacionada à formação da personalidade que se dá até os cinco primeiros anos de vida.
Uma cópia da realidade, pois a criança nasce como uma tabula rasa e precisa aprender com as experiências da vida, copiando tudo o que aprende.
Uma aluna com deficiência intelectual freqüenta o quarto ano do ensino fundamental. Sua escola oferece aos alunos atividades específicas de Artes Plásticas e de Educação Física, com professores especializados, duas vezes por semana. Durante o tempo destinado para a turma participar destas aulas, a aluna é encaminhada para a sala de recursos e recebe atendimento especializado com uma professora com o objetivo de trabalhar suas dificuldades de acompanhamento nas aulas de matemática e português. Neste caso, a estratégia de atendimento criada pela escola está:	
incorreta porque neste atendimento a aluna deveria receber apoio nas diferentes areas de conhecimento.
incorreta porque na perspectiva da inclusão a aluna deveria participar das aulas de Artes Plásticas e Educação Física junto com a turma.
correta e de acordo com os princípios da inclusão porque oferece atendimento na sala de recursos no mesmo turno das aulas.
correta porque a escola procura trabalhar na perspectiva de adaptação do currículo dentro da grade curricular.
correta porque a aluna deve receber, prioritariamente, apoio e suporte para suas dificuldades no campo da leitura, escrita e cálculos matemáticos.
Uma escola de ensino fundamental está realizando uma revisão de seu projeto político-pedagógico visando sua adequação aos paradigmas que orientam a educação inclusiva. Assinale a opção que apresenta uma orientação que não se relaciona a essa concepção de educação.
Garantia do direito à diferença nas escolas.
Garantia de acesso à escolarização a todos os alunos.
Revisão dos processos e mecanismos de eliminação pelas diferenças.
Garantia de matrícula em escolas especiais para alunos com deficiência.
Reconhecimento de que a escola é para todos.
Uma escola que se proponha ser inclusiva remove as prováveis barreiras que dificultam a aprendizagem de todos os alunos. Em se tratando da cegueira, qual dos recursos abaixo pode facilitar o ensino da matemática?	
Réguas e esquadros
Sorobã
Calculadora
Lupas
Reglete para Braille
Uma professora com deficiência física participou do processo seletivo para lecionar numa escola de ensino fundamental. Foi aprovada nas provas e na entrevista a diretora alegou que não poderia contratá-la porque sua deficiência prejudicaria o trabalho em sala de aula. Essa atitude da diretora revela:	
Uma atitude que defende os direitos da pessoa com deficiência.
Uma visão de neutralidade em relação à questão da deficiência.
Uma atitude correta para garantir o direito dos alunos à educação.
Uma atitude de proteção à integridade da professora.
Uma visão preconceituosa sobre a questão da deficiência.
Uma turma do 4ª ano de uma escola regular tem dois alunos com deficiência física incluídos no grupo. A professora construiu um projeto de trabalho bimestral que prevê aulas externas e passeios. Uma dessas atividades externas é levar a turma a uma apresentação de Dança Moderna realizada num teatro próximo da escola. Podemos afirmar que essa iniciativa:	
Amplia a exclusão social porque os alunos têm deficiência física.
Favorece a apreciação da linguagem da dança que é acessível a todas as crianças.
Explora um estilo de dança que não desperta interesse para os alunos.
Impede a participação de todos os alunos porque alunos com deficiência física estão inseridos no grupo.
Coloca em evidência a deficiência física dos alunos pela dificuldade de locomoção até o teatro e destaca sua incapacidade de apreciação.
Você foi convidado (a) para planejar um seminário de capacitação para educadores da rede pública do Município de São Gonçalo cujo tema era "Inclusão social e acadêmica da pessoa com deficiência". Das frases abaixo assinale a única que representa uma inverdade dentro das Diretrizes Operacionais para Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, Modalidade Educação Especial (2009).	
A Educação Especial é assegurada por lei nacional, entretanto visa conciliar as necessidades de ambos os sistemas educacionais: o regular e o especial, tendo em vista que algumas deficiências são apenas corrigíveis na educação realizada em instituições especificamente estruturadas para atender deficientes.
O avanço que a Educação Especial alcançou no ano de 2009 foi justamente trazer orientações que garantissem a acessibilidade dos alunos com deficiências e condições especiais de aprendizagem.
A educação Especial receberá apoio técnico e financeiro do Governo Federal para atendimento especializado a fim de complementar o ensino realizado na escola regular.
A Educação regular passar a ter como responsabilidade o ensino das pessoas com deficiências físicas, sensoriais, mentais, Transtornos Globais do Desenvolvimento e Altas Habilidades, uma vez que é uma modalidade educativa respaldada legalmente.
Um importante ganho que essas diretrizes trouxeram para o ensino dos deficientes foi a garantia de que eles não ficariam mais segregados em instituições especiais, nas quais a apropriação que eles poderiam fazer do conhecimento construído na interação com colegas não deficientes é bem menor.

Continue navegando