Buscar

Trabalho de Química

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema 2 – Aposentadoria dos combustíveis fósseis em apenas sete anos.
O arquivo nos trás claramente a possibilidade de substituirmos as fontes de energias utilizadas nos dias atuais por energias limpas, e definitivamente daqui a alguns anos não utilizarmos mais os combustíveis fósseis como fonte principal de energia. Conforme citado já se teve um pequeno avanço, por exemplo, na utilização do Etanol nos automóveis, que é uma fonte de energia mais limpa. O arquivo nos trás também como exemplo e incentivo de fontes de energias que podem substituir as dominantes atuais, por exemplo, a utilização de energia solar e eólica, que devem ser utilizadas como fontes principais de energia para o alcance definitivo da não utilização de combustíveis fósseis. 
Em minha opinião, a energia eólica e solar deveria realmente se tornar matrizes energéticas não só para o Brasil mais para outros países, e o Brasil apesar de ser um país que possui sua economia em desenvolvimento, deveria dar o passo inicial e investir nesse tipo de desenvolvimento, pois é rico nas fontes necessárias para tal desenvolvimento (vento e sol). Esse investimento traria um grande desenvolvimento para o país, econômico, social, além de melhorar sua imagem nas relações internacionais. Mais ainda falta muito investimento em diversas áreas, como a conscientização nas empresas sobre a importância do desenvolvimento sustentável e sua responsabilidade socioambiental, além da conscientização da sociedade sobre tal importância através da educação ambiental. O Brasil também necessita de um forte investimento para implantação desse tipo de fonte de energia, criando um programa de incentivo social, empresarial e governamental para aderência à tais práticas, com descontos em taxas e impostos para quem deseja investir nessa área. Se o país não possui infraestrutura para um investimento amplo, poderíamos pensar em um investimento menos abrangente, com o propósito de poupar tais fontes e consequentemente aumentar o tempo de utilização e renovação dos combustíveis fósseis na natureza. Isso já seria no Brasil muito vantajoso, pois o país já possui como fonte de energia principal uma energia limpa, proveniente das hidroelétricas, logo não necessitaria talvez de uma mudança brusca na matriz energética e sim um complemento com outras fontes de energia também limpas. 
O fato é que qualquer tipo de interferência humana na natureza gera danos a ela, portanto, devemos minimizar esses danos buscando o equilíbrio entre necessidade, desenvolvimento e sustentabilidade.
Fonte utilizada de apoio: 
Texto sugerido no tema
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/energia-limpa.htm

Outros materiais