Buscar

av3 micro

Prévia do material em texto

1a Questão 
A estrutura bacteriana que participa ativamente do processo de conjugação bacteriana é denominada: 
( ) flagelo 
( ) cápsula 
( ) plasmídeo 
( ) endósporo 
(X) pili 
4a Questão 
Pontos: 0,0 / 1,0 
A estrutura bacteriana capaz de conter sequencias de DNA extracromossômicos é denominada: 
 ( )fímbria 
 ( )Cápsula 
 ( )endósporo 
 ( )pili 
 (x) plasmídio 
7) A Teoria do GERME X DOENÇA foi demonstrada experimentalmente quando a bactéria que causava a "Doença do gado" (antraz), foi cultivada e inoculada em outro animal, causando doença neste. A Teoria citada acima foi proposta pelo cientista: 
 R=Robert Koch 
8)As bactérias são seres vivos envolvidos em inúmeros processos relacionados à saúde e doença. Marque a alternativa que apresenta informações verdadeiras em relação às bactérias: 
 R=são seres unicelulares, procariotos, pertencentes ao Reino Monera 
 9) As bactérias são microrganismos envolvidos em diversos processos patogênicos para o homem. As bactérias são seres vivos que: 
 R =São microrganismos procariotos e com o DNA disperso no citoplasma, pois não possuem carioteca. 
10) Qual estrutura abaixo é considerada uma estrutura facultativa e portanto, funciona como um mecanismo de patogenicidade bacteriana
 R= capsula
11) A intoxicação alimentar estafilocócica, uma das doenças alimentares mais comuns, é mais uma intoxicação do que uma infecção. A doença é causada mais pelo alimento contaminado com a toxina produzida pela bactéria enquanto estava viva, antes do preparo do alimento. Este não tem cheiro, gosto nem aspecto de estragado. 
A intoxicação alimentar difere em alguns aspectos de uma infecção intestinal. Alguns sinais e sintomas clínicos são comuns a ambos processos patológicos, porém, dentre os aspectos listados abaixo, o único que NÃO é característico de uma intoxicação alimentar é: 
 R= Febre
12) No final do século XVII, um homem muito curioso se tormou um cientista não diplomado. Teria sido a primeira pessoa a observar bactérias e protozoários vivos. Utilizava seu microscoópio para examinar quase tudo que podia ter em mãos, como raspa de dentes, águas de valas e lagoas, sangue, esperma, e até mesmo suas fezes 
diarréicas. Em muitas amostras encontrou seres vivos pequenos, que denominou de "animalículos". O cientista em questão, considerado por muitos como o "Pai da Microbiologia"é o: 
 R=Leeuwenhoek 
13)Dentre os casos de sepse, a maior incidência tem como característica a infecção do trato urinário (ITU) como infecção primária. 
 Justifique a ocorrência de ITU em indivíduos hospitalizados, apontando os principais procedimentos causadores dessa ocorrência. 
 R= Em geral, as ITU ocorrem a partir de contaminação por bactérias endógenas. A ITU costuma estar associada a sondagem uretral e a não utilização de antissepsia e lavagem das mãos por conta dos profissionais.
14) O Método de Gram é uma coloração utilizada para se fazer uma primeira triagem na escolha do antibiótico ideal. Devido às diferenças entre as bactérias Gram positivas e Gram negativas existem antibióticos que só atuam em Gram positivas ou somente em Gram negativas e os de espectro de ação mais amplo atuam sobre ambas. 
 Diferencie a parede celular de bactérias Gram-positivas em relação às Gram-negativas. 
 R=As bactérias Gram-positivas possuem a parede celular com um extensa camada de peptiodeoglicano com ácidos teicoicos e lipoteicoicos inseridos nessa. As bactéiras Gram-negativas possuem um espaço periplásmico, pequena camada de peptideogloicano e uma segunda bicamada lipídica externa. 
15) O método de coloração de Gram caracteriza as bactérias como Gram positivas ou Gram negativas. Após a utilização da metodologia, visualizou-se, por microscopia óptica, bactérias em forma de vírgula e coradas de vermelho. Estas informações caracterizam estas bactérias como:
 R=Vibrioes, gram negativo.
16) A troca de material genético entre bactérias, mediada por um bacteriófago é denominada:
 R= Transdução
17) A pasteurização é um processo que consiste em submeter um produto alimentício à alta temperatura e, logo em seguida, à baixa temperatura. Com essa rápida variação de temperatura é possível matar os germes e bactérias existentes nos alimentos. Este processo pode ser realizado num aparelho conhecido pelo nome de pasteurizador. Fonte:http://www.suapesquisa.com/pesquisa/pasteurizacao.htm O processo de PASTEURIZAÇÃO foi desenvolvido, obviamente, cientista LOUIS PASTEUR. O PROBLEMA que incentivou Pasteur a desenvolver o processo de pasteurização foi: 
R= Problemas na fermentação do suco de uva para produção de vinho
18) Antibióticos são medicamentos que agem sobre células bacterianas, mais especificamente em alguma estrutura ou mecanismo que possa ser ou funcionar de forma diferente das células do hospedeiro. No entanto, grupos de bactérias têm desenvolvido mecanismos que permitem que elas desviem do bloqueio promovido pelo fármaco. A maior parte desses mecanismos, que chamamos de mecanismos de resistência, são genéticos e algumas vezes podem ser transferidos de uma espécie bacteriana para outra. A ESTRUTURA na qual podem ser encontrados os genes de resistência aos antimicrobianos é: 
 R= Plasmídeo 
Quais são as três formas fundamentais das bactérias? 
 cocos, bacilos, espiraladas 
• Quais os arranjos dos cocos e bacilos? 
 Coco, diplococo, estreptococos, estafilococos, tétrade, sarcinas, 
Bacilo, diplobacilo, estreptobacilos, paliçada, globias. 
• Cite as estruturas essenciais e facultativas da célula bacteriana. 
 Essências: parede celular, membrana celular, nucleóide, citoplasma 
 Facultativa: fímbrias ou pili, flagelo, plasmídio, endósporo, cápsula 
• Cite duas funções de cada uma dessas estruturas. 
 Parede celular – rigidez, forma, proteção 
 Membrana celular – transporte de solutos, transporte de substâncias (difusão facilitada, transporte ativo e passivo), secreção de substancias, produção de energia 
Capsula – reservatório de agua e nutrientes, aderência, aumento da capacidade invasiva de bactérias patogênicas (proteção contra fagocitose) 
 Flagelo – motilidade, participa da quimiotaxia e fototaxia Fímbrias ou pili – aderência e transferência de material genético (sexual) 
 Nucleóide – expressão gênica 
 Plasmídio – fatores sexuais e fatores de resistência a antibióticos 
 Endósporo – resistência aos agentes físicos e químicos e carência de nutrientes 
• Cite os fatores de virulência relacionados com as estruturas bacterianas 
 Adesão – fimbrias e pili 
Invasão – 
Evasão – cápsula 
• Cite os macro e micronutrientes necessários a nutrição bacteriana. 
Macronutrientes: proteínas, carboidratos e lipídios 
Micronutrientes: vitaminas e sais minerais

Continue navegando