Buscar

EXERCICIOS DE ETICA NA SAUDE

Prévia do material em texto

EXERCICIOS DE ETICA NA SAUDE
	A correspondência alma-corpo baseia os fundamentos de uma ética voltada para o exercício da liberdade. Os homens é que causam as paixões, não que estas devam estar subjugadas à razão ou vice-versa. Segundo o pensamento de Baruch Espinosa, podemos afirmar que:
		
	
	a liberdade é ignorância, anomia.
	
	a liberdade é ter dinheiro para comprar o que se quer.
	
	a liberdade é acomodação, heteronomia.
	 
	a liberdade é autodeterminação, autonomia.
	
	morar sozinho e fazer o que tiver vontade, sem dar satisfação a ninguém.
	
	
	
	
	A uniformidade de valores que acarretasse em uma única subjetividade de valores morais e sociais que uniformizasse também as expectativas e os desejos individuais, seria a base da noção de:
		
	 
	Individualismo ético
	
	Moral acidental
	
	Fundamentalismo poético
	
	Moralidade separatista
	 
	Equidade cultural
	
	A reflexão ética autônoma no mundo grego aparece apenas com Sócrates que, combatendo os sofistas, acreditou na:
		
	
	ciência da morte
	
	verdade imutável
	 
	estabilidade das leis
	
	Força da natureza
	
	complexidade fixada
	
	
	
Platão atribui à formação de conceitos socráticos não só um valor mental, lógico e abstrato, mas, também, um valor:
		
	 
	ontológico
	
	Paradoxo
	
	Pictórico
	
	Fictício
	
	Anormal
	
	Entre os pré-socráticos, por exemplo, Heráclito utiliza o vocábulo éthos para situar a condição do homem "como aquela que necessita de um lugar" ou "morada", também definido como:
		
	
	uma acreditaçaõ política
	 
	um -modo de estar- no mundo
	
	a colaboração para o entendimento
	
	a casa em que se vive
	
	um jeito de fantasiar
	 
	A respeito da ética contemporânea leia as afirmativas a seguir e marque a resposta correta: I - Torna-se necessária a noção de uma equidade cultural que possibilitaria a uniformidade de valores e consequentemente em uma única subjetividade de valores morais e sociais que uniformizasse também as expectativas e os desejos individuais. II - O bem se relativiza a partir do valor cultural que o fundamenta como um bem próprio e típico do ponto de vista de uma dada Cultura. III - As discussões sobre as questões a respeito do conceito de bem supremo, ou os debates sobre se o bem é o bem individual ou coletivo, se parte do particular para o geral ou vice-versa, tem encontrado certo consenso no sentido de que o bem só é possível quando compartilhado ao nível social. Está correto apenas o que se afirma em:
		
	
	III
	 
	I, II e III
	 
	I
	
	II
	
	I e III
	 
	Maura é uma estudiosa de Filosofia. Ela acredita na busca pela felicidade, na investigação das características do bem e da perfeição humana. Maura se afina com o modelo de ética proposto por:
		
	
	Platão
	
	Sofistas
	
	Heráclito
	 
	Demócrito
	 
	Aristóteles
	
	Julgue as afirmações referentes a Moral e Ética e, em seguida, marque a opção que apresenta os itens corretos: I¿ Moral e Ética são termos que possuem sentidos semelhantes. II¿ ¿Moral¿ precede a ética na aplicação social. III¿ Ética quer dizer ¿costume¿ e pode variar na sociedade. IV ¿ A Moral, afinal, não é somente um ato individual, pois as pessoas são, por natureza, seres sociais, assim percebe-se que a Moral também é um empreendimento social. V¿ A moral é a ferramenta de trabalho da ética.
		
	
	II e IV
	
	IV e V
	
	III, IV, V
	
	I, IV, III
	 
	II, III, V
	A criação de um código ético para normatizar os estudos e experiências relacionados a seres humanos está na base filosófica da:
		
	
	Moral vigente
	 
	Bioética
	
	Guerra
	
	Ética materialista
	
	Inquisição
	 
	Maria está com problemas de saúde e precisa amputar o seu pé. Ela acha que as pessoas são donas de seus corpos e não acredita que uma pessoa pode dispor de seus membros corporais ou funções somente até o ponto que isto é saudavelmente requerido. Os médicos não concordam com Maria e disseram-lhe que vão amputar-lhe o pé, mesmo que ela não concorde, pois caso contrário, ela poderá falecer. Isto é feito quando é necessário para o próprio bem da pessoa como um todo, assegurar a própria existência, ou remover áreas danificadas que não podem ser evitadas ou consertadas. Esta situação está dentro do princípio da totalidade na bioética. Isto é representativo de que:
		
	 
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte existe em função do todo. Portanto, podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que todos são donos de seus corpo e podem fazer com ele o que bem entenderem.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que se a pessoa desejar pode sacrificar seu corpo e morrer.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece que os médicos são donos dos corpos dos pacientes e podem fazer com eles o que bem entenderem.
	
	o princípio da totalidade na bioética estabelece simplesmente que a parte não existe em função do todo. Portanto, não podemos legitimamente sacrificar a parte do corpo se for necessário preservar a saúde de todo o corpo.
	 
	A globalização gerou a disseminação rápida das informações via email, internet, chats, celulares, TV a cabo e digital. A Globalização tem tido diversos efeitos sobre os sistemas de organização das sociedades, seja ao nível econômico, seja ao nível ideológico e cultural. Dentre estes efeitos, destaca-se o aprofundamento de uma ética industrial na qual o desenvolvimento econômico se sobrepõe ao desenvolvimento:
		
	 
	escolar
	 
	social
	
	econômico
	
	político
	
	fisiológico
	 
	As bases da Bioética começaram a ser mais bem definidas após a Segunda Guerra Mundial, em função das práticas nazistas e das experiências com seres humanos. A partir daí há um fortalecimento da idéia de que:
		
	
	A ciência é feita pelo homem e pode desconsiderá-lo enquanto indivíduo.
	 
	A ciência não pode ser mais importante que o homem.
	
	As formas de progresso justificam agressões ao homem.
	 
	Em nome da ciência justificam-se os meios e os fins para o progresso.
	
	O progresso depende de experiências independente dos efeitos para o homem.
	 
	De acordo com a resolução 196/ 96, um "Sujeito de pesquisa seria:
		
	
	Pesquisadores que realizam experimentos com seres humanos
	
	Animais que sofreram em experimentos ilegais
	
	Pessoas que são forçadas a participarem de experimentos
	 
	Um decreto no qual consta todas as informações sobre a pesquisa e os direitos das partes envolvidas na pesquisa
	 
	Voluntários que aceitam participar de pesquisas científicas
	
	
	 
	"Este princípio se origina do sistema psicológico da Gestalt que sustenta que o "todo é maior do que a soma de suas partes". Assim, as partes do corpo não podem ser compreendidas de modo dissociado da unidade física". A partir dos conceitos básicos de bioética qual princípio tal definição está relacionada:
		
	
	Princípio do duplo efeito
	
	Princípio da santidade da vida humana
	 
	Princípio da totalidade
	
	Princípio da justiça
	
	Princípio dos meios ordinários e extraordinários de tratamento
	 
	A ética industrial decorrente da disseminação de valores capitalistas e da incessante busca por mais desenvolvimento tecnológico, estabeleceu nas sociedades ocidentais uma ideologia chamada de:
		
	 
	Teoria computacional
	
	Teoria funcional
	
	Teoria do prazer
	
	Teoria maquinal
	 
	Teoria utilitarista
	 
	Uma situação frequente em que a ocorrência de uma determinada ação acarreta em dois efeitos, um bom e outro mau, denomina-se:Estratégia de duplicidade
	
	Análise do duplo vínculo
	
	Enfrentamento duplo
	 
	Princípio do duplo efeito
	
	Acometimento de dupla face
	Uma universidade está criando um comitê de ética em pesquisa para que seus alunos dos cursos de saúde possam desenvolver pesquisas e ter o respaldo do próprio CEP da universidade. Isso é importante porque:
		
	
	A universidade ganhará prestígio junto à Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados Federais.
	
	O reitor da universidade ganhará prestígio junto ao comité de bioética do Governo.
	
	A Universidade vai investir nos alunos e vai ganhar retorno financeiro.
	 
	É um espaço para fomentar discussões sobre a bioética e para analisar as pesquisas em seres humanos nas diversas áreas de conhecimento.
	
	Todas as pesquisas desenvolvidas ganharão bolsa de incentivo do CNPQ.
	 
	Em consequência dos abusos criminosos promovidos por experimentações nazistas no decorrer da Segunda Grande Guerra, houve a necessidade de uma nova concepção ética voltada aos aspectos associados à saúde e às pesquisas científicas que envolvessem seres humanos. A qual nova concepção o enunciado está referindo?
		
	
	Ética dos seres humanos Ética Médica
	
	Ética da Saúde
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	 
	Bioética
	
	Ética dos seres humanos
	 
	Uma pesquisa sobre qualidade de vida colocou no reservatório de água de uma cidade uma grande quantidade de Testosterona (hormônio masculino), sem que ninguém soubesse, afim de observar os resultados no nível de estresse da população. Pela bioética os pesquisadores erraram em:
		
	
	Não dimensionarem a vazão da água e a perda hormonal pela evaporação.
	
	Usarem Testosterona. Na verdade deveriam usar adrenalina que surte efeito mais rápido.
	 
	A Bioética não versa sobre pesquisas em reservatórios de água.
	
	Usarem uma grande quantidade. Isto pode gerar riscos aos fetos em gestação.
	 
	Não participar aos envolvidos dos riscos do experimento dando a opção deles participarem ou não como voluntários.
	
	
	
	 
	O Código de Nuremberg é um marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas. Ele é um exemplo de:
		
	
	Como ampliar as penalidades legais dos voluntários nas pesquisas quando estes procuram resultados rápidos com uso de drogas medicinais.
	
	Ética na saúde pública com diretrizes básicas que os gestores devem seguir quando diante de conflito nas equipes multi e interdisciplinares.
	 
	Como agir corretamente com os voluntários nas pesquisas dando todas as informações possíveis para que eles possam optar por participar ou não.
	
	Como proceder em julgamentos de guerra. O Código busca facilitar novas pesquisas permitindo uma série de liberdades aos voluntários médicos.
	
	Como fazer pesquisas sem uma metodologia delineada. Desta forma o cientista por agira com maior liberdade em prol da saúde pública.
	 
	Quanto ao princípio de precaução, sua lógica sustenta-se no postulado de que:
		
	
	Por já estarem doentes, os pacientes que são sujeitos em uma pesquisa já estão em grande sofrimento e não podemos fazê-los sofrer ainda mais em nome dos interesses da pesquisa.
	
	A pesquisa biomédica deve pautar-se em princípios éticos e não na mera busca da verdade.
	
	os pesquisadores devem ser objeto do mesmo cuidado que os sujeitos da pesquisa.
	 
	Não se pode tomar como inexistente um risco desocnhecido.
	
	POr toda pesquisa envolver risco, os sujeitos da pesquisa devem ser primariamente de espécies não humanas.
	 
	Dr. Alberto se recusou a fazer parte de uma pesquisa no Hospital Geral onde trabalha alegando o ¿Princípio da Precaução¿. O que realmente ele quis dizer alegando este princípio é:
		
	
	Que desconhecia todos os voluntários e temia encontrar alguns amigos na pesquisa.
	 
	Que temia pela existência de um risco na pesquisa mesmo que não soubesse exatamente qual era. Ou seja, temia um risco desconhecido.
	
	Que, por ser religioso, não poderia atuar aos sábados e domingos por precaução.
	
	Não estava sendo devidamente remunerado para isto.
	
	Que não estava disponível fora do horário de trabalho para as reuniões.
	
	
	 
	A Bioética está focada em eventos de natureza:
		
	
	Lúdica, prevendo uma melhor qualidade de vida para funcionários em regime de 40 horas semanais.
	
	Onde existe um cuidado especifico com problemas de pele oriundos da demasiada exposição ao sol nos períodos de verão em praias no Brasil.
	 
	Onde os seres humanos estejam envolvidos em pesquisas, procedimentos clínicos ou situações em que os profissionais de saúde eventualmente possam colocar em risco a saúde de seus pacientes.
	
	Que vise a preservação da floresta amazônica fora do território nacional. A Amazônia internacional é de domínio público e precisa ser preservada em seu ambiente natural.
	
	Comercial, onde a exploração de menores se torna viral causando a revolta internacional contra as ONGs no Brasil.
	 
	A _______________________________é considerada o mais atual e importante documento mundial sobre a ética em pesquisas na área da saúde e tem servido como base para quase que a totalidade de todos os procedimentos regulatórios sobre pesquisa biomédica.
		
	 
	Avaliação de Nuremberg
	
	Determinação de Caracas
	
	Assembléia de Saúde
	 
	Declaração de Helsinque
	
	Conferência de Burner
	
	
	O princípio que afirma que qualquer coleta de tecidos ou órgãos tem de passar pelo consentimento do doador, denomina-se:
		
	
	Princípio da verdade
	 
	Princípio da autonomia
	 
	Princípio da confiabilidade
	
	Princípio do entorpecimento
	
	Princípio da percepção
	 
	Os xenotransplantes, por enquanto, são apenas uma possibilidade teórica. Muitos estudos vêm sendo realizados no sentido de transplantar órgãos e tecidos entre espécies distintas. Os defensores desta técnica ressaltam os argumentos de que esta possibilidade diminuiria muito o tempo de espera por órgãos e muitas vidas poderiam ser salvas. A principal delas se refere às rejeições e à possibilidade de transmissão de vírus não humanos para os receptores. Isso significa que:
		
	 
	Os xenotransplantes ainda não são aprovados no Brasil.
	
	Os xenotransplantes são aprovados no Brasil apenas para casos muito graves.
	
	Os xenotransplantes já são aprovados no Brasil.
	
	Os xenotransplantes são aprovados no Brasil apenas para pessoas com câncer.
	
	Os xenotransplantes são aprovados no Brasil apenas para pessoas com mais de 35 anos.
	 
	Necessitando de um transplante de fígado Sr. José colocou um anúncio no Jornal oferecendo R$ 10.000,00 para quem se oferecesse como doador. Esta prática é:
		
	
	Ilegal. Sem saber a origem do órgão o cidadão pode receber órgão de animais.
	
	Legal, desde que o caso seja de estrema urgência.
	
	Legal, desde que os valores estejam dentro de uma tabela estipulada pelo SUS.
	
	Ilegal visto que o Diário Oficial do estado deveria ser utilizado pois é o único veículo autorizado para este tipo de anúncio.
	 
	Ilegal porque existe uma legislação própria que versa sobre transplantes no Brasil. Venda de órgãos é considerado crime.
 
	Clara é médica e atua no setor de Cuidados Paliativos de um Hospital Geral. Sempre muito interessada nos assuntos de Bioética, e sensibilizada pelos casos que acompanha no hospital, Clara procura informar-se sobre as possibilidades de doação de órgãos, e se ela poderia registrar o seu desejo de transplante caso viesse a falecer por morte encefálica. Sobre este tema, assinale a alternativa incorreta:
		
	 
	Até 1997, no Brasil, os órgãos só poderiam ser utilizados se houvesse a autorização expressa do doador em vida.
	
	No critério do consentimento familiar, o cônjuge ou parente nalinha sucessória assume a responsabilidade pela autorização da doação.
	
	Caso não haja manifestação explicita de negativa de doação, as equipes de saúde podem proceder a retirada dos órgãos.
	 
	A equipe de saúde, centrada na figura do médico, possui autoridade legitimada para autorizar o transplante de órgãos.
	
	Atualmente, considera-se que todo cidadão é um doador em potencial a menos que tenha expressado vontade contrária.
	 
	Leia a reportagem a seguir: "Maria José tinha 25 anos quando a doença de Chagas foi diagnosticada. A enfermidade crônica não tem cura e com o passar dos anos compromete gravemente o funcionamento do coração. (...) Um enfarte veio em dezembro do ano passado e em março deste ano, a internação no Incor. Há oito meses ela aguarda por um novo coração em um quarto do hospital, de onde não pode sair nem de cadeira rodas pois a ordem é não se cansar. (...) Ela conta que alguns corações já chegaram, mas não eram compatíveis" (Câmara Notícias, 19/11/2007). Uma alternativa para o drama vivido por Maria seria a possibilidade de um xenotransplante, técnica ainda não autorizada para a prática clínica. Sobre este tipo de transplante, assinale a alternativa correta:
		
	 
	Os defensores deste tipo de transplante ressaltam que esta possibilidade diminuiria muito o tempo de espera por órgãos e muitas vidas poderiam ser salvas.
	
	O número de xenotransplantes no Brasil tem aumentado, com a sensibilização das famílias e dos doadores através de campanhas veiculadas na mídia.
	 
	Transplante entre seres da mesma espécie em que o critério de morte do doador se configure na morte encefálica.
	
	Implica no transplante intravivos de órgãos e tecidos específicos de seres da mesma espécie respeitando o preceito ético da não maleficência do doador.
	
	Só seria permitido este tipo de doação quando se tratar de órgãos duplos, de partes de órgãos, tecidos ou partes do corpo.
	 
	A principal característica dos chamados DIREITOS FUNDAMENTAIS, que os diferenciam de todos os demais direitos da pessoa é que:
		
	
	São os direitos utilizados para fundamentar as leis e constituições democráticas de diversas culturas e sociedades.
	
	São direitos originais do ser humano, sempre existiram, desde os tempos bíblicos e sempre existirão independentes de qualquer fator sociocultural.
	 
	São considerados como cláusulas inatingíveis por diversas constituições democráticas pelo mundo, ou seja, não podem ser alterados por legislações.
	
	São direitos que estão assegurados por legislações democráticas, tais como votar, ter liberdade religiosa, expressar-se, etc...
	 
	São direitos que só podem ser anulados em caso da própria pessoa autorizar.
	 
	Decretada a morte encefálica de um indigente sem familiares e ninguém que se responsabilize por ele e diante da possibilidade de seus órgãos serem utilizados para transplantes, analise as afirmativas abaixo e marque a resposta correta:
		
	
	Somente córneas são aproveitadas nestes casos.
	
	Se ele não deixou nada por escrito e não há herdeiros os órgãos podem leiloados pela tesouraria do hospital.
	 
	Como se trata de um indigente a legislação não permite a utilização de seus órgãos.
	
	Só órgãos que tenham histórico médico, neste hospital, podem ser aproveitados.
	 
	Todos os órgãos serão enviados para a Lista Nacional de Transplantes.
	 
	Maria decidiu doar um rim para seu filho, que é seu parente de primeiro grau. Ela já fez todos os exames e não há nada que impeça a doação. Ela está exercendo o seu direito à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo, que consistem nos:
		
	
	Direitos honorários
	 
	Direitos fundamentais
	
	Direitos de tecidos
	
	Direitos fitoterápicos
	
	Direitos cidadãos
	
	
	As novas tecnologias têm sido aplicadas em relação às alternativas de manipulação genética, no desenvolvimento de técnicas de transplantes e também nos aspectos relacionados à fertilização e reprodução humana. Elas estão diretamente relacionadas à:
		
	
	Doença Mental
	
	Intervenção Animal
	
	Aquecimento Global
	 
	Saúde Coletiva
	
	Saúde Bovina
	
	
	
	 
	José foi a uma um banco de espermas para doação. Ele tem uma fantasia de que terá muitos filhos espalhados pelo o país e um dia irá conhecer todos, mas isso não é possível porque:
		
	
	Existe uma normativa que afirma que as mulheres receptoras podem ter acesso aos doadores, mas sem evidenciá-los aos filhos.
	
	José apresentará dificuldades em saber a idade e endereço dos filhos, mesmo com acesso ao banco.
	
	A lei prevê que os filhos de doadores de sêmen não devem ter acesso aos pais.
	 
	Existe uma resolução que institui que a doação deve preservar o anonimato entre receptores e doadores.
	
	José provavelmente não saberá quantas mulheres foram fecundadas, mesmo podendo ter acesso a elas.
	
	
	
	 
	Um casal decidiu manter material criopreservado para posterior reprodução assistida, no entanto, o marido faleceu sem deixar autorização prévia para utilização do material e a esposa está querendo utilizá-lo para engravidar e manter a memória do marido consigo. De acordo com a legislação vigente:
		
	
	O importante para a legislação é que a esposa mantenha seu estado de saúde psicológica, portanto a lei permite que o material seja utilizado sem prévia autorização.
	
	Não é permitido preservar embriões em criogenia, portanto, o casal está agindo contra a lei e a esposa, mesmo que tivesse uma autorização prévia do marido, jamais poderia utilizar o material criopreservado.
	
	É importante que a esposa esteja de posse do material criopreservado, com total acesso e condições para realizar os procedimentos necessários, independente de autorização para utilização do mesmo.
	
	A esposa pode utilizar o material criopreservado sem problemas, pois a legislação não é específica quanto a isto.
	 
	É preciso autorização prévia específica do (a) falecido (a) para o uso do material biológico criopreservado.
	
	
	
	 
	No Brasil a interrupção gestacional é um procedimento clínico considerado crime. Esta interrupção denomina-se:
		
	
	Ortotanásia
	 
	Aborto
	
	Gravidez
	
	Distanásia
	
	Prevenção
	
	
	
	 
	Em 2008 o Vaticano publicou um documento sobre aspectos da bioética e reprodução humana. Neste documento, a Igreja Católica considera as tecnologias de fertilização que auxiliam os casais na procriação como sendo:
		
	
	Lícitas desde que se utilizem de tecnologias de inseminação artificial sem que seja necessário o contato sexual entre as partes.
	 
	Lícitas desde que estas respeitem a preservação do ato procriativo em si e considera moralmente ilícitas as tecnologias que dissociam a procriação do ato sexual como a criogenia ou a fecundação ¿in vitro¿.
	 
	Ilícitas ética e moralmente, preservando o entendimento do documento Donum Vitae editado em 1987.
	
	Lícitas na medida em que preservarem o ato sexual procriativo entre casais oficialmente instituídos e moralmente ilícitas quando efetuado por pessoas sem o vínculo matrimonial estabelecido.
	
	Lícitas desde que não haja o contato sexual como a fecundação ¿in vitro¿ e moralmente ilícitas quando estas tecnologias implicam em atos sexuais desvinculados do matrimônio.
	
	No que diz respeito ao Aborto o Brasil autoriza legalmente o mesmo em casos de: I ¿ Estupro II ¿ Risco de vida materno III ¿ Qualquer gravidez indesejada Está correto apenas o que se afirma em:
		
	 
	I e II
	
	I, II e III
	
	II e III
	
	I e III
	
	III
	
	
	 
	Uma menina de 15 anos engravidou e sua vida corre risco. De acordo com a legislação brasileira a referida menina:
		
	
	Tem o direito de fazer o aborto somente se tiver sido estuprada.Não tem o direito de fazer o aborto, pois já tem 15 anos.
	
	Não tem o direito de fazer o aborto, pois não foi estuprada.
	 
	Tem direito a fazer o aborto, pois sua vida está em risco.
	
	Não tem o direito de fazer o aborto, pois o bebê não é anencéfalo.
	 
	Uma mulher casada, com 35 anos, engravidou e o bebê é anencéfalo. Ela deseja fazer o procedimento para o aborto. Tal mulher:
		
	 
	Tem o direito de fazer o aborto, pois o bebê é anencéfalo.
	 
	Não tem direito a fazer o aborto, pois sua vida não está em risco.
	
	Tem o direito de fazer o aborto somente se tiver sido estuprada.
	
	Não tem o direito de fazer o aborto, pois já tem mais de 18 anos.
	
	Não tem o direito de fazer o aborto, pois não foi estuprada.

Continue navegando