Buscar

Questões de Direito de Propriedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Civil IV – Atividade nos moldes do Exame de Ordem
Acadêmico(a): ________________________________________________________
1. À vista de todos e sem o emprego de qualquer tipo de violência, o pequeno agricultor Joventino adentra terreno vazio, constrói ali sua moradia e uma pequena horta para seu sustento, mesmo sabendo que o terreno é de propriedade de terceiros. Sem ser incomodado, exerce posse mansa e pacífica por 2 (dois) anos, quando é expulso por um grupo armado comandado por Clodoaldo, proprietário do terreno, que só tomou conhecimento da presença de Joventino no imóvel no dia anterior à retomada. Diante do exposto, assinale a afirmativa correta. 
A) Como não houve emprego de violência, Joventino não pode ser considerado esbulhador. 
B) Clodoaldo tem o direito de retomar a posse do bem mediante o uso da força com base no desforço imediato, eis que agiu imediatamente após a ciência do ocorrido. 
C) Tendo em vista a ocorrência do esbulho, Joventino pode ajuizar uma ação possessória contra Clodoaldo, no intuito de recuperar a posse que exercia.
D) Na condição de possuidor de boa-fé, Joventino tem direito aos frutos e ao ressarcimento das benfeitorias realizadas durante o período de exercício da posse.
Justifique sua resposta: ______________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. João e Antônio eram proprietários de fazendas vizinhas. No início de março de 2000, João permitiu que Antônio atravessasse gado por um trecho de suas terras, para encurtar o percurso até a rodovia. Desde então, Antônio toda semana se valia do atalho pela fazenda de João para transportar seus animais. Em julho de 2010, tendo João falecido, seus sucessores, Joaquim e Ana, fecharam a porteira próxima da fazenda de Antônio e lhe disseram que, dali em diante Antônio não poderia mais cortar caminho para chegar à rodovia atravessando as terras deles. Antônio então ajuizou ação em face de Joaquim e Ana alegando o direito de permanecer passando. Como advogado do Joaquim e Ana apresente os argumentos e fundamentos que sirvam para defender os interesses de seus clientes. 
3. Josué, que não tinha lugar para morar com a família, ocupou determinada área urbana de 500 metros quadrados. Como ignorava a titularidade do imóvel, o qual se encontrava sem demarcação e aparentemente abandonado, nele construiu uma casa de alvenaria, com três quartos, furou um poço, plantou grama, e, como não possuía outro imóvel, fixou residência com a mulher e os cinco filhos, por cerca de dois anos, sem ser molestado. Matusalém, proprietário do imóvel, ao tomar conhecimento da ocupação, ajuizou ação de reintegração de posse em face de Josué. Diante de tal situação, responda, fundamentadamente, às seguintes indagações a seguir. 
Questão adaptada: Não configurada a usucapião, o que Josué poderia alegar e requerer na contestação? Obs.: o examinando deve fundamentar suas respostas. A mera citação do dispositivo legal não confere pontuação.

Continue navegando