Buscar

2a administração Estratégica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201407961666)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	O conselho diretor de um conglomerado industrial decidiu ampliar os investimentos em uma unidade estratégica de negócios, cuja participação relativa de mercado e a taxa de crescimento são altas. Essa decisão deveu-se ao fato de a unidade ser lucrativa, porém consumir um investimento razoável para competir com muitos concorrentes que são atraídos para um mercado que cresce rápido. Segundo a matriz BCG, essa unidade é classificada pela expressão.
		
	
	Ponto de interrogação.
	
	Abacaxi.
	
	Nenhuma das respostas anteriores.
	
	Vaca leiteira.
	 
	Estrela.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407848338)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Leia a reportagem publicada na Revista Exame destacada a seguir: Um estudo de uma empresa de consultoria americana mostra que sete em cada dez empresários do mundo buscam alguma iniciativa de colaboração com outras empresas. O alvo preferencial são companhias com as quais já existe algum tipo de relacionamento, como fornecedores e clientes. ¿São vários os motivos para parcerias, desde a necessidade de adquirir conhecimento em áreas novas até simplesmente cortar custos¿, afirma o responsável pela pesquisa. Assim, para ganhar competitividade, muitas empresas passaram a ver mais vantagens do que problemas em dividir informações estratégicas. É cada vez maior o número de empresas que criam projetos em conjunto para dividir custos e riscos. A parceria pode ser entre concorrentes ou entre empresas de mercados totalmente distintos, como nos modelos que seguem. Modelo I - Para abrir mercados: o custo de chegar a uma nova região pode inviabilizar a investida. Convidar outra empresa ajuda a dividir os custos. Modelo II - Para cortar custos: empresas gastam muito com atividades que não são sua especialidade, como transporte. Aliar-se a um especialista pode ser uma saída. Modelo III - Para inovar: projetos de inovação são caros e incertos por natureza. Para reduzir os custos, cada vez mais empresas criam projetos para prospectar novas tecnologias. Fonte: SIMÕES, R. O inimigo virou sócio. Exame, São Paulo, ano 46, n. 1019, p. 109-110, 27 jun. 2012 (adaptado). Após a leitura da reportagem, considere a seguinte situação hipotética: ¿Três fabricantes de produtos distintos ¿ uma de adereços e utilidades femininos; outra de meias para mulheres e lingeries; e uma terceira de produtos diversos com design não convencional ¿, atuantes de maneira isolada por meio de lojas próprias e franquias em cidades com mais de 500 mil habitantes, conceberam uma nova proposta de loja para cidades com até 250 mil habitantes, caracterizada pela venda conjunta dos itens das três marcas.¿ De acordo com a proposta de modelos de parceria apresentada pela empresa de consultoria americana, a situação descrita acima enquadra-se no(s) modelo(s):
		
	 
	I e II, apenas.
	 
	I, apenas.
	 
	II e III, apenas.
	 
	III, apenas.
	 
	II, apenas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407848332)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A Yamada Cametaense S.A. é uma empresa de médio porte que produz rolos de filmes plásticos que serão utilizados como embalagens. Seus clientes são grandes empresas alimentícias e seus fornecedores são grandes empresas petroquímicas. O produto da empresa é altamente padronizado, a concorrência é intensa e a competição se dá unicamente por preço. Qual das seguintes alternativas descreve a situação competitiva para a Yamada Cametaense?
		
	
	a rivalidade entre as empresas do setor é baixa, e, por isso, a situação da empresa no longo prazo é estável.
	
	existe uma elevada diferenciação dos produtos da empresa, e, devido a isso, apresenta uma vantagem competitiva perante os concorrentes
	
	tem grande poder de barganha com seus clientes, e, por isso, consegue vender a mercadoria a preços superiores aos de seus concorrentes.
	 
	existe uma elevada homogeneidade entre as empresas do setor, e, por isso, necessita ser operacionalmente eficiente ou ter economias de escala.
	
	possui um grande poder de barganha perante seus fornecedores, e, em consequência, consegue comprar a mercadoria a custos inferiores aos dos seus concorrentes.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407449317)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	No que se refere às Estratégias Empresariais, é correto afirmar que:
		
	
	Entre os tipos de estratégias empresariais podemos afirmar que a estratégia funcional se refere às funções que os altos executivos desenvolvem e que irão repercutir em todos os setores.
	
	Entre os tipos de estratégias empresariais podemos afirmar que a estratégia de negócios foca todos os produtos e serviços existentes em todas as unidades de uma corporação.
	 
	Entre os tipos de estratégias empresariais podemos afirmar que a estratégia corporativa se refere a uma visão global sobre o tipo de negócio que a corporação está envolvida.
	
	Dentre as diversas escolas de pensamento estratégico existem aquelas que foram importantes no passado, mas que perderam significado e não oferecem contribuição e aplicação hoje; dentre essas, podemos citar as escolas: do processo emergente; do aprendizado; e do processo formal e deliberado.
	
	Considerando as visões de estratégia ¿de fora para dentro¿ e ¿de dentro para fora¿, podemos afirmar que a primeira é mais adequada para empresas de grande porte e que a segunda é melhor aplicada em empresas de pequeno porte, não se recomendando a integração das abordagens.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407796559)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela em que somente há estratégias de internacionalização:
		
	
	Diversificação horizontal relacionada, integração vertical, integração horizontal, joint-venture, diversificação por conglomerados
	
	Exportação, contrato de produção, licenciamento, subsidiária de propriedade total da matriz, diversificação por conglomerados
	
	Exportação, subsidiária de propriedade total da matriz, diversificação horizontal relacionada, joint-venture, franchising
	
	Nenhuma das alternativas.
	 
	Contrato de produção, licenciamento, franchising, subsidiária de propriedade total da matriz, joint-venture

Outros materiais