Buscar

Crescimento do EAD no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema: O crescimento das faculdades EAD e a inserção nas universidades.
No Brasil mais de 15% dos estudantes universitários brasileiros optaram pela educação a distância (EAD). Está é modalidade de ensino que mais cresceu no Brasil nos últimos anos. Só entre 2011 e 2012, de acordo com dados do Censo da Educação Superior do MEC/Inep, o aumento no número de matrículas foi de 12,2%, enquanto nos cursos presenciais esse índice ficou em torno dos 3%.
Segundo a professora Ivete Palange, da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). O crescimento deve-se “o aluno tem fexibilidade de horários. Ele pode acessar seu curso de qualquer lugar do mundo na hora que quiser.
Os motivos pela escolha do Ead são: as empresas passarem a exigir nível universitário dos candidatos a uma vaga de emprego, elas valorizam profissionais com competências que alunos de EAD, tais como: proatividade, autonomia, disciplina, capacidade de organização e familiaridade com ferramentas tecnológicas.
Além dos diversos benefícios que o estudante que opta por essa modalidade pode usufruir, como preços mais acessíveis e horários e locais flexíveis para estudar, o fato desse tipo de ensino ter sido regularizado e reconhecido pelo MEC ajudou para o seu crescimento. Outras questões que fizeram com que o ensino à distância se tornasse mais procurado é a tecnologia que avançou e chegou a mais pessoas.
Segundo censo da ABED no ano de 2014, de um total de 226 instituições de ensino que oferecem cursos ou disciplinas à distância, apenas 36% são públicas, ou seja, a maior parte dessas instituições pertencem à rede privada. Por se tratar de uma modalidade consideravelmente nova quando comparada à tradicional, grande parte dessas instituições também são recentes, atuando no segmento a menos de 10 anos.
REFERENCIAS:
EaD: Entenda por que essa modalidade de ensino não para de crescer. Disponível em: https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/ead-entenda-por-que-essa-modalidade-de-ensino-nao-para-de-crescer/. Acesso em 17 de outubro de 2017.
Educação a distância é a que mais cresce no Brasil, segundo censo do MEC. Disponível em http://sociesc.org.br/blogead/2017/03/03/educacao-distancia-e-que-mais-cresce-no-brasil-segundo-censo-do-mec/ Acesso em 17 de outubro de 2017

Continue navegando