Buscar

desafio colaborativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

01- Pesquise sobre o crescimento do quantitativo de alunos matriculados em graduações a distância no Brasil nos últimos 5 anos; 
Ensino a distância tem 9 milhões de estudantes e cresce no Brasil 
Pesquisa da Associação Brasileira de Educação a Distância mostra que o setor teve crescimento de 17% no número de matrículas em um ano 
Ensino a Distância cresce em todo o País e Sudeste concentra maior número de alunos
Divulgação
A Educação a Distância está em constante crescimento, é o que mostra o estudo realizado pela pela Abed (Associação Brasileira de Educação a Distância), que registra aumento de 17% em números de alunos matriculados de 2017 para 2018. O levantamento mostra ainda que a região do país com maior concentração de instituições é o Sudeste, que correspondente a 43%. Atualmente, 9 milhões de estudantes optam pela modalidade EAD.
“O estudo engloba cursos universitários e cursos livres também”, explica Betina von Staa, coordenadora do Censo EAD, da Associação. “O que observamos é que as instituições têm investido muito em tecnologia, pelo números do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), que avalia os cursos de graduação, os cursos EAD estão no mesmo nível dos presenciais”.
O censo tem como proposta acompanhar o desempenho dos cursos a distância em todo o país e realiza anualmente um mapeamento do setor, em seus diversos aspectos. A pesquisa, que já está na 11ª edição, contempla os cursos regulamentados pelo MEC (Ministério da Educação), mas também agrega as práticas de EAD em cursos livres não corporativos e corporativos, que, juntos, já chegaram a ter 300% de matrículas a mais que os cursos regulamentados. Além disso, o estudo aponta um aumento considerável em relação à concentração no Sudeste – saindo de 37%, em 2016, para 43%, em 2018. Outro dado que merece atenção é o número de alunos de todas as modalidades de Educação a Distância, que passou de 7.773.828, em 2017, para 9.374.647, em 2018, ou seja, teve um crescimento de 17%. Em 2018, o maior índice de matrículas registrado foi o de cursos superiores de licenciatura, que soma 324.302, seguido de cursos superiores que agregam bacharelado e licenciatura (306.961). Já os cursos que ainda não decolaram são os superiores de doutorado, que totalizam 144, e de ensino médio, tanto na modalidade regular (204) quanto na educação de jovens e adultos (EJA) (322).
https://noticias.r7.com/educacao/ensino-a-distancia-tem-9-milhoes-de-estudantes-e-cresce-no-brasil-26112019
2- Existe algum perfil requerido para o estudante que opta pela educação a distância?
Perfil do aluno de EAD
A liberdade para escolher horários e a autonomia para o estudo são bastante atraentes. Elas não significam, no entanto, mais facilidade. Especialistas e alunos ressaltam que disciplina e organização são fundamentais no ensino a distância, já que o bom andamento da aprendizagem depende muito mais do estudante. 
“Estudar a distância é um massacre para os alunos. Sem ter uma cadência permanente para fazer as leituras, assistir às aulas, cumprir as tarefas e as provas, não se consegue chegar a bons resultados. No começo, muitos alunos desistem porque imaginavam que ‘não tinha que estudar'”, diz João Vianney, professor e consultor de EAD na Hoper Educação, em Florianópolis, e consultor da Associação Brasileira de Educação à Distância (Abed). “Mas quem consegue vencer a trilha de esforço e de aprendizagem adquire hábitos de autonomia e determinação que fazem a diferença ao longo da vida”, completa.
Flávia Ávilla, 34, enfrentou o desafio do EAD do outro lado da tela. Após concluir um mestrado na Inglaterra, voltou ao Brasil e se tornou coordenadora e professora da primeira pós-graduação em economia comportamental do país, na ESPM. O curso, diz, seria mais limitado se estivesse restrito às salas de aula. Graças às ferramentas online, por exemplo, foram viabilizadas as participações de professores de outros países. 
Leia mais em: https://veja.abril.com.br/educacao/ead-15-milhao-de-pessoas-estuda-a-distancia-no-brasil/
Baseado no texto acima, posso concluir que o perfil necessário para o aluno EAD é disciplina e organização, sem os quais fica inviável a educação a distância. 
3- Identifique pelo menos duas características que você julga mais importantes para o sucesso nos estudos na metodologia EAD. Acredito que muito aluno a ingressar em uma faculdade em EAD acha que será muito fácil por causa da flexibilidade de estudar em casa e em qualquer horário, mas não é tão fácil ter que estudar em frente a um computador sem um professor dando a matéria, sem colegas de classe para interagir, sem contar com a carga horaria de cada disciplina, ter que fazer pesquisar pela a internet, lê livros participar de vídeos conferência, assistir vídeos e concluir as tarefas nos prazos determinados. Então, para mim, concluir um curso EAD, são necessários três pontos fundamentais:
Disciplina
É a primeira condição para seguir um curso de EAD. Conseguir dedicar-se aos estudos com seriedade e regularidade é essencial. “O aluno deve respeitar horários fxos para estudar e fazer as atividades. Caso contrário, ele corre o risco de não conseguir acompanhar o curso e nem tirar boas notas nas avaliações”, alerta Carlos Longo, diretor da Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). Por isso, é importante fcar longe de distrações como internet e programas de TV. Não pode perder o foco nem a concentração.
Organização
Outra característica importante é a organização. “O estudante tem que fazer um planejamento, criar uma rotina de estudos, estabelecer metas diárias, priorizar as tarefas mais urgentes e organizar o material a ser estudado”, aconselha Longo. Todo curso em EAD tem uma programação e um cronograma para a entrega de trabalhos e provas presenciais. Uma dica é ter uma agenda exclusiva para isso. Vale lembrar que, além das atividades virtuais, há também as aulas nos polos de apoio. É preciso conciliar tudo.
Motivação e proatividade. 
O próprio aluno deve se motivar para estudar. Isso signifca se sentir estimulado a dominar o conteúdo do curso. E isso só depende dele mesmo na modalidade a distância – diferente do presencial, em que o estudante é mais passivo, pois o professor está lá à disposição dele durante as aulas. Para Longo, a automotivação e a proatividade andam juntas. São pontos importantes: ter iniciativa para mergulhar a fundo nos assuntos das aulas, pesquisar fontes complementares, participar de fóruns e chats. Para que tudo isso dê certo, tem de ter também persistência.
https://guiadoestudante.abril.com.br/universidades/cinco-caracteristicas-fundamentais-para-voce-ser-bem-sucedido-em-um-curso-de-ead/
04- Porque você acredita que a EAD é tão eficaz quanto a modalidade presencial? 
A EAD é eficaz na vida daqueles alunos que se dedicam e se comprometem com os estudos, com a pesquisa e a busca de conhecimentos. Pois até no presencial, caso o aluno não tenha interesse será em vão sua presença em sala de aula, então na minha opinião um curso eficaz depende do interesse do aluno.
Educação a distância pode ser tão efetiva quanto a presencial; veja por quê.
A pandemia do novo coronavírus suspendeu aulas em escolas, universidades e outras instituições de ensino ao redor do mundo por tempo indeterminado. A alternativa encontrada por muitas dessas instituições foi oferecer aos estudantes o conteúdo que seria dado em sala por vias digitais, fazendo uso de tecnologias de ensino a distância. No Brasil, o próprio MEC (Ministério da Educação) publicou no dia 18 de março uma portaria autorizando a mudança, por um período de 30 dias.
A crise tornou-se uma oportunidade de derrubar alguns preconceitos e mostrar que a modalidade de educação a distância — conhecida pela sua sigla EAD — pode ser tão eficaz no aprendizado do aluno quanto o ensino presencial, se aplicada da maneira adequada,
É uma oportunidade de professores, alunos, comunidade escolar em geral, se disporem a entender e usar as ferramentas disponíveis", afirma Marcus Vinicius Maltempi, coordenador do Instituto de Educação e Pesquisaem Práticas Pedagógicas da Unesp (Universidade Estadual Paulista).
Veja mais em: 
https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2020/04/02/educacao-a-distancia-pode-ser-tao-efetiva-quanto-a-presencial-veja-por-que.htm

Outros materiais