Buscar

O Disque 100

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Disque 100- crianças e adolescentes:
O Disque Denúncia Nacional - Disque 100 - é um canal de denúncias para proteção de crianças e adolescentes, coordenado pela Secretaria de Diretos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). Estas denúncias podem ser feitas de todo o Brasil com a discagem direta e gratuita disponível para todos os estados brasileiros, através de ligação para o número 100.
O DDN 100 oferece atendimento qualificado e humanizado com profissionais capacitados especialmente para esse serviço e prioriza o encaminhamento das denúncias para o Conselho Tutelar local e para o Ministério Público no Estado, parceiro prioritário da área para o monitoramento das denúncias.
Estabelece ainda um canal de comunicação direta com a rede de retaguarda, mapeando os serviços locais e construindo fluxos de proteção e responsabilização, em que se destacam a articulação das ações de assistência, segurança e saúde e a ênfase na necessidade de fortalecer os Conselhos Tutelares, em seu papel prioritário na proteção de crianças e adolescentes.
O Disque Denúncia também serve como fonte de informações para subsidiar políticas públicas e ações na área de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes, uma vez que o Serviço procede sistematicamente a análise e divulgação de informações quantitativas de sua base de dados.
O objetivo do Disque 100 é receber denúncias de violações de direitos cometidas contra crianças e adolescentes, interrompendo a situação revelada, por meio do encaminhamento para as autoridades competentes para medidas de proteção e responsabilização.
O Disque 100 é uma ação de política pública viabilizada mediante parceria tripartite entre Estado (Secretaria de Direitos Humanos - SDH), Sociedade Civil (Centro de Referência, Estudos e Ações sobre Crianças e Adolescentes - CECRIA) e Setor Privado (PETROBRAS).

Continue navegando