Buscar

fundamentos da comunicação - parte 2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Comunicação
*
Vamos falar sobre o ambiente em que se dá a comunicação
 O homem busca: 
SER ACEITO 
RESPEITO 
AFETO
Na procura da satisfação de suas necessidades e aspirações, o homem verificou que o grupo seria uma boa oportunidade para satisfazê-las. 
*
Quando as pessoas se reúnem em grupo, há três tipos de forças que atuam dentro do grupo: 
A - Forças originadas das características próprias de cada um 
B – Forças provenientes da interação entre as pessoas, ou seja, da influência de cada uma sobre as outras. 
C – Forças resultantes do grupo como um todo que atua sobre cada membro do grupo. 
*
As 3 forças
A interação e a transformação destas forças foi chamada de dinâmica interna do grupo: atmosfera do grupo, sentimento de nós, definição das funções e papéis, liderança, padrões de comunicações e controle social. 
*
A atmosfera pode ser alegre, pesada, tensa, agressiva, onde todos lutam contra todos: pode ser suspeita ou medo de ser ridicularizado ou rejeitado – não gozar a confiança dos outros. A atmosfera pode ser também acolhedora, amistosa – oportunidade a todos de expressar livremente suas opiniões, participar, sentir-se à vontade e cooperar. 
*
O comportamento do indivíduo é fortemente influenciado pela atmosfera do grupo, como também pela forma como o grupo reage à sua pessoa: se um grupo manifesta a um elemento novo que chega receptividade, este indivíduo sente-se aceito. 
*
É o empenho pessoal e psicológico dos indivíduos nos negócios grupais. Há participação pública através de debates, discussões, atos e uma participação mais sutil através de gestos, atitudes, maneiras. A produtividade do indivíduo e do grupo depende, em grande escala, das oportunidades de participação que os membros do grupo têm na fixação dos objetivos, na escolha dos meios e na tomada de decisões, mesmo quando as opiniões pessoais diferem da decisão final. 
*
Quanto maior a participação, mais favorável são as atitudes dos membros para com o próprio grupo e maior a identidade com o grupo. A participação está muito ligada à forma de liderança adotada pelos superiores. 
*
A comunicação humana compreende várias formas, através das quais as pessoas emitem e recebem expressões, impressões e imagens. 
*
Quando pensamos em comunicação, pensamos, em linguagem, pois linguagem é comunicação. Cada palavra, cada gesto é ação comunicativa, assim como é combinação cada página de livro, cada folha de jornal, cada som que recebemos do rádio, de imagem de TV, etc. Daí a importância da comunicação nas relações humanas; a aula do professor, a correspondência ou circular comercial, a carta de amor, o chamado telefônico, o comício político, a reunião social, o telegrama, o anuncio da propaganda, o jato de luz dos faróis, o livro de orações, tudo isto é comunicação. 
*
Comunicação significa 
“- Ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionados, que através de linguagem falada ou escrita, que de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado sonoro e/ou visual; - A capacidade de trocar ou discutir idéias, de dialogar, de conversar, com vista ao bom entendimento entre pessoas”. 
*
Um dos fatores decisivos na comunicação humana é a compreensão. 
Para que ela ocorra é necessário que os símbolos, os sons, tenham significação comum entre as pessoas que estão se comunicando. 
*
Elementos do Processo da Comunicação 
Emissor
Mensagem – meio utilizado
Receptor
*
RECOMENDAÇÕES PARA A EFETIVIDADE DACOMUNICAÇÃO 
CABE AO EMISSOR SELECIONAR O MEIO E A FORMA DE PASSAR A MENSAGEM. 
 A LINGUAGEM DEVE SER COMPARTILHADA. 
 AS IDÉIAS DEVEM SER ORGANIZADAS. 
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando