Buscar

AVALIANDO CONSTITUCIONAL II

Prévia do material em texto

1º AVALIANDO CONSTITUCIONAL II
	 1a Questão (Ref.: 201603585346)
	A respeito da organização dos Poderes, assinale a opção correta
		
	
	É da competência exclusiva do Congresso Nacional aprovar o estado de defesa e a intervenção federal, autorizar o estado de sítio ou suspender qualquer uma dessas medidas;
	
	A eleição para os cargos de Presidente e Vice-Presidente da República, segundo a sistemática adotada pelo Direito Constitucional brasileiro, far-se-á, em qualquer hipótese, através de pleito direto e pelo voto secreto dos cidadãos;
	
	A escolha, pelo presidente da República, do procurador-geral da República é aprovada pelo voto secreto da maioria simples dos senadores;
	
	Compete privativamente ao Presidente da República exercer a direção superior da administração federal, com o auxílio dos Ministros de Estado, por ele nomeados, que somente poderão ser exonerados com prévia aprovação, por voto secreto, de dois terços dos membros do Senado Federal;
	
	O Supremo Tribunal Federal compõe-se de onze Ministros, escolhidos dentre brasileiros natos ou naturalizados com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade, de notável saber jurídico e reputação ilibada
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603504432)
	É instrumento de proteção ao pacto federativo o (a):
		
	
	estado de defesa
	
	estado de natureza
	
	estado de sítio
	
	intervenção federal
	
	Mandado de Segurança
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603550007)
	(Questão 06 Exame 126 Tipo 1 - OAB-SP) - Na organização do Estado brasileiro, o Poder Legislativo bicameral, do tipo federativo, está presente:
		
	
	somente nos Municípios.
	
	em todos os entes federativos.
	
	na União, nos Estados-membros e no Distrito Federal.
	
	somente na União.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201604057419)
	XIV EXAME DE ORDEM UNIFICADO O instituto da intervenção é de extrema excepcionalidade, razão pela qual restam minuciosamente delineadas as hipóteses na CRFB/88. Assinale a opção que contempla, à luz da CRFB/88, hipótese correta de intervenção.
		
	
	Nos casos de desobediência à ordem ou decisão judiciária, a decretação de intervenção independe de requisição judicial.
	
	O Município Y, localizado no Estado Z, não vem destinando nos últimos seis meses o mínimo exigido da receita municipal na manutenção das escolas públicas municipais, sob o fundamento de que a iniciativa privada realiza melhor ensino. Nesta hipótese, tanto a União quanto o Estado Z, à luz da CRFB/88, poderão intervir no Município Y para garantir a aplicação do mínimo exigido da receita municipal na aludida manutenção.
	
	O Município Z, em razão de problemas orçamentários, em 2013, decidiu, excepcionalmente, pela primeira vez na sua história, não realizar o pagamento da sua dívida fundada. À luz da CRFB/88, poderá o Estado W, onde está localizado o referido Município, intervir no ente menor para garantir o pagamento da dívida fundada.
	
	O Estado X, sob o pretexto de celeridade e efetividade, vem realizando somente contratações diretas, sem a aplicação da Lei Federal de Licitações e Contratos Administrativos ¿ Lei n. 8.666/93. Nessa situação, poderá a União intervir no Estado X para prover a execução de lei federal.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603549804)
	(Questão 05 - Exame 121 Tipo 1 - OAB-SP) - O poder de auto-organização dos Municípios é primordialmente expresso:
		
	
	pela eleição do prefeito, vice-prefeito e vereadores.
	
	pela sua soberania federativa.
	
	pelo poder de instituir os seus próprios tributos.
	
	na elaboração da sua lei orgânica.
2º AVALIANDO CONSTITUCIONAL II
	 1a Questão (Ref.: 201603595529)
	(Questão 56 - Exame 29 - OAB-RJ) - Em relação ao Poder Executivo brasileiro, aponte a opção errada:
		
	
	Adroaldo é o presidente da República e Anfilófio, o vice-presidente, eleitos para mandato de quatro anos, no período de 1º de janeiro de 2003 a 31 de dezembro de 2006. Dois meses após a posse, Adroaldo e Anfilófio falecem devido a contaminação por um vírus mutante desconhecido. Convocam-se novas eleições e são eleitos Álvaro e César para os cargos em questão, vindo estes a tomar posse em 1º de maio de 2003. Nessas condições, de conformidade com as normas constitucionais vigentes, o mandato dos novos eleitos findará em 31 de dezembro de 2006.
	
	A despeito das alterações no capítulo constitucional referente ao Presidente da República, o sistema constitucional brasileiro continua a não admitir candidaturas autônomas nem avulsas para os cargos de presidente e vice-presidente da República;
	
	João, Pedro e Antonio são candidatos à presidência da República. No fim da apuração dos votos do primeiro turno de votação, os dois primeiros resultaram os mais votados, mas nenhum deles logrou reunir os votos necessários à eleição desde logo. Antes da segunda votação, João veio a falecer. Nessa situação, deve realizar-se o segundo turno, para o qual Antonio deve ser convocado a disputar o cargo com Pedro;
	
	No exercício do poder regulamentar, o presidente da República pode aprovar regulamentos e baixar decretos para a execução da lei e da Constituição, sendo válida a expedição de normas que disciplinem por inteiro as disposições constitucionais enquanto não sobrevier lei complementar ou ordinária, que as regulamente;
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603551314)
	(Questão 02 Exame 125 Tipo 1 - OAB-SP) - O Presidente da República está sujeito:
		
	
	às práticas de crime de responsabilidade e de crime comum, julgados, respectivamente, pelo Senado Federal e pelo Supremo Tribunal Federal.
	
	às práticas de crime de responsabilidade e de crime comum, ambos julgados pelo Supremo Tribunal Federal.
	
	apenas à prática de crime de responsabilidade, julgado pelo Supremo Tribunal Federal.
	
	apenas à prática de crime de responsabilidade, julgado pela Câmara dos Deputados.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604058291)
	Qual o Regime adotado pelo Poder Legislativo municipal?:
		
	
	Bicameral
	
	Unicameral
	
	Multicameral
	
	Pluricameral
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603551317)
	(IV Exame de Ordem Unificado) - A respeito do regime de responsabilidade do Presidente da República, assinale a alternativa correta:
		
	
	Compete ao Congresso Nacional processar e julgar o Presidente da República nos crimes de responsabilidade.
	
	O Presidente ficará suspenso de suas funções nos crimes de responsabilidade somente após a condenação pelo órgão competente.
	
	O ato do Presidente da República que atenta contra o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário, do Ministério Público e dos Poderes constitucionais das unidades da Federação é considerado crime de responsabilidade.
	
	Só se admite acusação contra o Presidente da República por três quintos da Câmara dos Deputados.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201604073938)
	(XXXII MP/RJ ¿ 2011) A regra constitucional que admite o desmembramento de Estados depende da aprovação da população diretamente interessada, entendida como tal a população:
		
	
	e) da área desmembrada do Estado-membro, mediante plebiscito, bem como de lei complementar aprovada pelo Congresso Nacional.
	
	a) tanto da área desmembrada do Estado-membro como da área remanescente, mediante referendo.
	
	b) da área desmembrada do Estado-membro, mediante referendo.
	
	c) da área desmembrada do Estado-membro, mediante referendo, bem como de lei complementar aprovada pelo Congresso Nacional.
	
	d) tanto da área desmembrada do Estado-membro como da área remanescente, mediante plebiscito, bem como de lei complementar aprovada pelo Congresso Nacional.
3º AVALIANDO CONSTITUCIONAL II
	 1a Questão (Ref.: 201603551327)
	OAB - EXAME UNIFICADO 2010.2 Em relaçãoaos Ministros de Estado, a Constituição do Brasil estabelece que:
		
	
	como delegatários do Presidente da República, podem, desde que autorizados, exti nguir cargos públicos.
	
	somente os brasileiros natos poderão exercer a função.
	
	respondem, qualquer que seja a infração cometida, perante o Superior Tribunal de Justiça.
	
	podem expedir instruções para a execução de leis e editarem medidas provisórias.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603596887)
	Sobre as fases do processo legislativo, marque a alternativa CORRETA:
		
	
	Os projetos de iniciativa popular podem cuidar de quaisquer matérias, inclusive proposta de emenda à Constituição, como a fixação de pena de morte.
	
	Projeto de lei de iniciativa do Presidente da República aprovado integralmente pelo poder legislativo não comporta veto.
	
	Não haverá veto se o Presidente da República não fizer a comunicação ao Senado no prazo do parágrafo primeiro do art. 66.
	
	Não é possível ao Presidente da República promulgar uma lei sem tê-la previamente sancionado.
	
	Não pode o Presidente da República retirar da apreciação do Congresso Nacional medida provisória já editada, a menos que seja por outra medida provisória.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201603595555)
	(Questão 07 Exame 129 Tipo 1 - OAB-SP) - O "quinto constitucional" corresponde:
		
	
	à composição de um quinto dos Tribunais de Justiça dos Estados e os Tribunais Regionais Federais, por membros do Ministério Público e advogados.
	
	ao transcurso do período de um quinto da sessão legislativa, para reapresentação de novo projeto de lei arquivado por inconstitucionalidade.
	
	ao quorum de um quinto dos membros do Congresso Nacional para aprovação de Emenda à Constituição Federal.
	
	ao quorum de um quinto dos membros do Supremo Tribunal Federal, para a declaração de inconstitucionalidade das leis.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603549792)
	O Congresso Nacional e suas respectivas Casas se reúnem anualmente para a atividade legislativa. Com relação ao sistema consti tucionalbrasileiro, assinale a alternativa correta:
		
	
	Sessão extraordinária: a que ocorre por convocação ou do Presidente do Senado Federal ou do Presidente da Câmara dos Deputados ou do Presidente da República e mesmo por requerimento da maioria dos membros de ambas as Casas para, excepcionalmente, inaugurar a sessão legislati va e eleger as respecti vas mesas diretoras.
	
	Legislatura: o período compreendido entre 2 de fevereiro a 17 de julho e 1º de agosto a 22 de dezembro.
	
	Sessão conjunta: a reunião da Câmara dos Deputados e do Senado Federal desti nada, por exemplo, a conhecer do veto presidencial e sobre ele deliberar.
	
	Sessão legislativa: os quatro anos equivalentes ao mandato dos parlamentares.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603560059)
	Órgão que compõe a Justiça Especializada Estadual:
		
	
	Tribunal Regional Federal
	
	Tribunal de Justiça Militar
	
	Tribunal Regional do Trabalho
	
	Tribunal Regional Eleitoral do Estado
4º AVALIANDO CONSTITUCIONAL II
	 1a Questão (Ref.: 201603678541)
	VIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO
A Assembleia Legislativa do Estado ¿M¿, verificando que o Estado jamais regulamentou a aposentadoria especial dos servidores públicos cujas atividades sejam exercidas sob condições especiais que prejudiquem a saúde ou a integridade física (art. 40, § 4º, III da Constituição da República), edita lei complementar, de iniciativa do deputado ¿X¿, que determina a aplicação dos mesmos critérios aplicados aos trabalhadores da iniciativa privada (previstos na Lei n. 8.213/91). O Governador do Estado sanciona a lei, que é publicada dias depois. Sobre o caso concreto apresentado, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Ainda que houvesse vício de iniciativa, a sanção pelo Governador do Estado supre tal vício, uma vez que se considera que a autoridade originalmente atribuída do poder de iniciativa ratificou as disposições da lei.
	
	Há vício de iniciativa, devendo a regulamentação do regime dos servidores públicos ser estabelecida em lei de iniciativa do Chefe do Poder Executivo ¿ no caso, o Governador do Estado.
	
	Somente existe vício de iniciativa se não tiver havido tempo razoável para o Poder Executivo encaminhar à Assembleia Legislativa o projeto de lei. Diante da inércia do Governador por diversos anos, pode a Assembleia suprir a mora, elaborando o projeto.
	
	Não há vício de iniciativa, pois as matérias com reserva de iniciativa são somente aquelas que devem ser tratadas por meio de lei ordinária; as leis complementares, pela exigência de quorum qualificado, podem ser encaminhadas pelo Poder Executivo ou pelo Legislativo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201603551391)
	(Questão 06 - Exame 119 Tipo 1 - OAB-SP) - Tem o Tribunal de Contas da União competência para punir particulares?
		
	
	Sim, desde que ajuíze ação civil indenizatória.
	
	Não, porque a relação jurídica que se impõe entre a União e um particular é sempre de direito privado, e não de direito público.
	
	Não, porque o TCU só tem tutela hierárquica sobre os servidores públicos.
	
	Sim, em casos de prestação de contas em que venha a concorrer para a prática de atos danosos ao erário.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201604057088)
	XII EXAME DE ORDEM Segundo informações do Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ), no Brasil, nos últimos 20 anos, 70% dos casos de assassinatos a jornalistas ficaram impunes. O CPJ contabilizou 23 assassinatos entre 1992 e 2012, sendo quatro ocorreram de janeiro a abril de 2012. Desse total, quatorze não foram punidos. Diante desse quadro, sindicatos de jornalistas de vários estados brasileiros propuseram à Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal a federalização da investigação desses crimes, porque, segundo esses sindicatos, tais crimes caracterizam graves violações de Direitos Humanos. Para que a investigação e o julgamento de tais violações sejam federalizados é necessário que fique demonstrado que se trata de grave violação de Direitos Humanos afirmados em Tratados internacionais, dos quais o Brasil seja parte e pode, por isso mesmo, responder diante de instâncias internacionais. Além disso, é preciso que
		
	
	os familiares das vítimas entrem com um mandado de segurança perante o STF que deve julgá-lo favoravelmente.
	
	os familiares das vítimas entrem com o pedido de incidente de deslocamento de competência perante o STJ que deve julgá-lo favoravelmente.
	
	as autoridades locais entrem com o pedido de incidente de deslocamento de competência perante o STJ que deve julgá-lo favoravelmente.
	
	o Procurador Geral da República entre com o pedido de incidente de deslocamento de competência perante o STJ que deve julgá-lo favoravelmente.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201603550034)
	(Questão 57 - Exame 29 - OAB-RJ) - Determinado projeto de lei de iniciativa do Supremo Tribunal Federal é primeiramente discutido, votado e aprovado sem emendas no Senado Federal, seguindo para a Câmara dos Deputados, onde também é discutido, votado e aprovado sem emendas, sendo então enviado ao presidente da República, para sancioná-lo ou vetá-lo no prazo de 15 dias úteis, contados da datas do recebimento. Todavia, o Presidente da República resta silente, sendo, pois, o projeto considerado vetado. Considerando exclusivamente os aspectos mencionados, nessa situação foram:
		
	
	Desrespeitadas apenas as regras constitucionais quanto à ordem de votação entre as casas legislativas e quanto aos efeitos do silêncio do Presidente da República;
	
	Desrespeitadas apenas as regras constitucionais quanto ao prazo para sanção ou veto e quanto aos efeitos do silêncio do Presidente da República;
	
	Desrespeitadas as regras constitucionais quanto à ordem de votação entre as casas legislativas,quanto ao prazo para sanção ou veto e quanto aos efeitos do silêncio do Presidente da República.
	
	Respeitadas as regras constitucionais quanto ao processo legislativo;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201603551257)
	(Questão 86 - Exame 115 Tipo 1 - OAB-SP) - Na celebração dos tratados internacionais pela República Federativa do Brasil:
		
	
	o Congresso Nacional deve ratificar o acordo através de decreto legislativo.
	
	o Senado Federal deve resolver, definitivamente, sobre o acordo que acarretar encargos gravosos ao patrimônio nacional.
	
	o Presidente da República atua individualmente, sem a participação de qualquer outro órgão, por se tratar de ato de sua competência exclusiva.
	
	o Presidente da República deve firmar o acordo, com autorização prévia da Câmara dos Deputados.

Continue navegando