Buscar

DIREITO PENAL II

Prévia do material em texto

DIREITO PENAL II
	Simulado: CCJ0032_SM_201703075201 V.1 
	Aluno(a): CARLOS FABIANO ANDRADE DE ALBUQUERQUE
	Matrícula: 201703075201
	Desempenho: 0,3 de 0,5
	Data: 24/09/2017 00:04:44 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201703676681)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Percebendo que ARNALDO e BELÍZIA se abraçam em despedida, CARLOS realiza preciso disparo de potente arma de fogo com finalidade de produzir a morte de ambos, o que ocorre porque o projétil atinge órgãos vitais das vítimas. Nesse caso, CARLOS deverá responder pelos homicídios consumados em concurso de crimes, com a seguinte aplicação de penas:
		
	
	Material com aplicação do princípio da cumulação da pena.
	
	Formal imperfeito ou impróprio com aplicação do princípio da exasperação da pena.
	 
	Formal imperfeito ou impróprio com aplicação do princípio da cumulação da pena.
	
	Formal perfeito ou próprio com aplicação do princípio da exasperação da pena.
	 
	Formal perfeito ou próprio com aplicação do princípio da cumulação da pena.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201704157845)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	ENADE (Adaptada): O Ministro da Justiça e o Presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) assinaram acordos de cooperação técnica para facilitar a implantação do projeto Audiência de Custódia em todo o Brasil. Os acordos buscam incentivar o desenvolvimento da prática das penas alternativas e da política de monitoração eletrônica. As medidas previstas nos acordos buscam estimular e aproveitar o ¿potencial desencarcerador¿, assegurando o uso dessas ferramentas com respeito aos direitos fundamentais. A assinatura dos documentos alinha-se a uma das principais diretrizes da atual gestão do CNJ, que é o combate à ¿cultura do encarceramento¿. Segundo o Ministro da Justiça, é necessário desnudar problemas típicos do sistema prisional brasileiro, a exemplo da superlotação carcerária e da falta de capacidades para a ressocialização de presos. ¿Precisamos aplicar as sanções penais devidas e efetivas. Ainda há a ideia de que apenas a pena restritiva de liberdade é eficaz, mas há medidas cautelares, como a monitoração eletrônica, que precisam ser aplicadas. Precisamos encontrar sanções penais duras, eficazes e que não prejudiquem a segurança pública nos estados¿, defendeu o Ministro. Com base nesse texto, avalie as afirmações a seguir. I. A realidade da superlotação no sistema carcerário brasileiro é tema de extrema importância e preocupação na seara dos Direitos Humanos. Assim, há de se priorizarem políticas públicas que tenham como metas de longo alcance o encarceramento. II. O projeto Audiência de Custódia, cujo objetivo é incentivar a utilização das penas alternativas e da política de monitoração eletrônica, deverá ser implementado em todos os estados da Federação. III. A necessidade de ressocialização dos presos constitui uma das grandes preocupações dentro do sistema prisional, que precisa ser revisto diante da nova proposta do Conselho Nacional de Justiça. É correto o que se afirma em
		
	 
	I, II e III.
	 
	II e III, apenas.
	 
	II, apenas.
	 
	I, apenas.
	 
	I e III, apenas.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201703737618)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Assinale a opção correta a respeito das penas.
		
	
	É assegurado aos presos o respeito à integridade física, moral e material, sendo vedada pena que implique perda ou privação de bens.
	
	A pena será cumprida preferencialmente em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito e as condições socioeconômicas do apenado.
	
	Não haverá penas de caráter perpétuo, de banimento, cruéis ou pecuniárias.
	
	O princípio da transcendência estabelece que nenhuma pena passará da pessoa do condenado, contudo a obrigação de reparar o dano se estende aos sucessores ilimitadamente.
	 
	Não haverá pena de morte, salvo em caso de guerra declarada.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201703729697)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Marque a alternativa correta. A medida de segurança é aplicada:
		
	
	ao agente imputável.
	 
	ao agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.
	
	ao agente que, por embriaguez completa, proveniente de caso fortuito ou força maior, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o caráter ilícito do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.
	
	ao agente menor de 18 (dezoito) anos condenado por crime doloso.
	
	ao agente menor de 18 (dezoito) anos condenado por crime culposo.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201703115827)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	 
(36° Exame de Ordem Cespe/UnB. 1ª Fase) Com base na Lei de Execução Penal, assinale a opção correta:
		
	 
	A assistência à saúde do preso, de caráter preventivo e curativo, compreende atendimento médico, farmacêutico e odontológico.
	
	Os presos, sem distinção, têm direito a contato com o mundo exterior por meio de visitas, inclusive íntimas, correspondência escrita, leitura e demais meios de comunicação e informação.
	
	A autoridade administrativa pode decretar o isolamento preventivo do preso faltoso e incluí-lo em regime disciplinar diferenciado, por interesse da disciplina, independentemente de despacho do juiz competente.
	
	A assistência material ao preso consiste no fornecimento de alimentação, vestuário, objetos de higiene pessoal e da limpeza da cela, bem como instrumentos de trabalho e educacionais.

Continue navegando