Buscar

TÉCNICA DE ENGENHARIA NA SEGURANÇA DO TRABALHO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TÉCNICA DE ENGENHARIA NA SEGURANÇA DO TRABALHO.
OBJETIVO PRINCIPAL
Avaliar e preparar diagnósticos de riscos, fazer planos para a segurança da empresa.(o nome da empresa)
Criar equipamentos e máquinas que respeitem as condições de segurança do trabalhador e diminuam os custos dessa empresa.
O engenheiro tem a responsabilidade de zelar pela saúde e pela integridade física do trabalhador, reduzindo ou eliminando o risco de acidentes no ambiente de trabalho. Ele também elabora, administra e fiscaliza planos de prevenção de acidentes ambientais. Assessora empresas em assuntos relativos à segurança e higiene do trabalho, examinando instalações, materiais e processos de fabricação. Orienta a Comissão interna de prevenção de acidentes (Cipa) das companhias e dá instruções aos funcionários sobre o uso de equipamentos de proteção individual e ministra palestras e treinamentos, seguindo as normas governamentais e da empresa. 
As empresas têm diversos motivos para investir na prevenção de acidentes ambientais e que envolvam seus funcionários. Primeiro, porque o afastamento de um empregado resulta em perda de produtividade; segundo, porque a concorrência no mercado nacional e internacional depende, cada vez mais, de certificações internacionais em saúde e segurança; e, terceiro, a própria sociedade brasileira está mais atenta às responsabilidades sociais da empresa – e saúde ocupacional e preservação ambiental fazem parte dessa responsabilidade. Como o Brasil ocupa a quarta posição no ranking de acidentes fatais no trabalho, segundo a organização Mundial do Trabalho, ainda há muito a ser feito. Por lei, toda empresa é obrigada a ter uma equipe de segurança de trabalho. Isso gera vagas para esse engenheiro. A construção civil, a indústria pesada e os setores de petróleo, mineração e energia elétrica são os principais empregadores. 
Não há a exigência de a equipe de segurança ser fixa na empesa, e também pode atuar como prestador de serviço. O profissional pode, ainda, fornecer consultoria, elaborando laudos ergonômicos e avaliações de riscos físicos.

Outros materiais