Buscar

Operações de Controle de Estoque Aula 1 Exercício 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PERAÇÕES E CONTROLE DE ESTOQUES
GST1065_A1_201602098701_V1
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	Aluno: PAOLO DE OLIVEIRA
	Matrícula: 201602098701
	Disciplina: GST1065 - OPERAÇÕES CONT.ESTOQ 
	Período Acad.: 2017.3 EAD (GT) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		São estoques cujo ressuprimento é definido pelos fornecedores , sejam eles internos ou externos. Essa definição refere-se a que tipo de estoque?
	
	
	
	
	
	Estoque de Matéria Prima
	
	
	Estoque Sazonal
	
	 
	Estoque Empurrado
	
	
	Estoque Ciclo
	
	 
	Estoque Puxado
	
	
	
		2.
		Alguns produtos tem um tipo de demanda que não pode ser controlada da mesma forma que produtos com demanda permanente. Tal tipo de demanda é denominada de:
	
	
	
	
	
	Regular
	
	
	Declínio
	
	
	Especulativa
	
	 
	Sazonal
	
	
	Equilibrada
	
	
	
		3.
		A gestão de estoques é um conceito que está presente em praticamente todo o tipo de empresas, assim como na vida cotidiana das pessoas. Desde o início da sua história que a humanidade tem usado estoques de variados recursos, de modo a suportar o seu desenvolvimento e sobrevivência, tais como ferramentas e alimentos. Dentre os principais objetivos da gestão e estoques tem-se: I- Eliminar estoque de materiais defeituosos, inoperacionais, ou em excesso; II- Manter a disposição dos utilizadores os artigos de material quando ocorrer a procura; III- Garantir o abastecimento constante de materiais necessários à empresa, pelo conhecimento dos dados necessários para as previsões de procura (consumo); IV- Providenciar a reposição a um custo mínimo de aquisição e posse e controlar e conhecer os níveis de estoque existentes; V- Manter os investimentos em estoque no nível mais econômico possível, considerando as capacidades de armazenamento e as possibilidades financeiras. Assinale a alternativa correta.
	
	
	
	
	
	Somente as afirmativas I, II, III são verdadeiras.
	
	
	Somente as afirmativas III, IV e V são verdadeiras.
	
	
	Somente as afirmativas I e V são verdadeiras.
	
	
	Somente as afirmativas II e IV são verdadeiras.
	
	 
	Todas as afirmativas são verdadeiras
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Não ter estoques é algo muito desejado pelas empresas , mas bastante complexo de ser conseguido. Selecione a alternativa não relacionada com a necessidade de formação de estoques.
	
	
	
	
	 
	Devido a ameaças comerciais da concorrência
	
	
	Quando existirem dúvidas sobre a demanda
	
	
	Devido a prática de mercado dos fornecedores
	
	 
	Quando existirem dúvidas quanto a ressuprimento
	
	
	Devido a previsão das demandas
	
	
	
		5.
		Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	
	
	Uma das razões para manter estoques ao longo da cadeia de suprimentos é exatamente melhorar o nível de serviço. Para os clientes esta vantagem pode ser traduzida na disponibilidade imediata de produtos ou em tempos de ressuprimentos pequenos. Já para as empresas significa aumentar os custos de estoque, mas também significa uma redução da vantagem competitiva e aumento nos custos de vendas perdidas.
	
	 
	Um sistema de recebimento de materiais deve ter, como um de seus requisitos, o gerenciamento global, o qual irá determinar o valor no fluxo da informação; a valorização do trabalho dos clientes externos; o estabelecimento de a racionalização e a agilização, no âmbito operacional, das rotinas e procedimentos, em todos os segmentos do processo; a maior integração com os sistemas envolvidos; o estabelecimento de critérios administrativos mais adequados, para tratamento de pendências; minimização das ocorrências de erros no processamento das informações.
	
	
	O controle de estoque exerce influência direta na rentabilidade da organização. Ele absorve capital que poderia estar sendo aplicado pela empresa. Referente às categorias de custos na administração dos estoques, pode-se afirmar que os Custos de Compras estão associados a todos os custos necessários para manter certa quantidade de mercadorias por um período de tempo; Custos de manutenção de estoques estão associados ao processo de aquisição das quantidades requeridas para reposição do estoque; E os Custos de Falta são aqueles que ocorrem caso haja demanda por itens em falta no estoque.
	
	
	As operações logísticas, quando se integram fortemente e sendo consideradas competências - chave, podem servir como base para obtenção de vantagens estratégicas. Entretanto, somente com a integração entre as áreas da empresa e entre estas e outras empresas, dentro do objetivo dos processos logísticos, levam ao melhor desempenho da logística. Dentre os preceitos que regem essa base integracionista, pode-se destacar que a estrutura organizacional formal é suficiente para garantir o desempenho logístico integrado.
	
	 
	Nem todos os custos relacionados a estoques aumentam quando se mantém um nível de estoque médio mais alto. O custo que diminui com o aumento do nível de estoques é o custo de falta e por consequência o custo de manutenção dos estoques.
	
	
	
		6.
		Por que surgem os estoques? Qual das alternativas abaixo não atende a formação de estoques?
	
	
	
	
	
	Difícil ou inviável coordenar suprimento e demanda
	
	
	Incertezas de previsões de demanda
	
	
	Devido alta variação da Demanda
	
	 
	Devido equilíbrio entre o que comprar/produzir
	
	 
	Redução de Custos e Despesas
	
	
	
		7.
		Identificar a demanda é um passo importante para traçar estratégias em qualquer nível do atendimento. Assim, quanto aos diversos tipos de demanda, a demanda que acontece em organizações que trabalham com produtos muito sazonais, ou seja, tem época certa para serem consumidos, é chamada de demanda:
	
	
	
	
	 
	Sazonal
	
	
	Latente
	
	
	Em declínio
	
	
	Negativa
	
	
	Irregular
	
	
	
		8.
		Este tipo de demanda se caracteriza por grandes variações entre sucessivos intervalos de tempo, fazendo com que a projeção de suas vendas seja muito difícil. Estamos falando de:
	
	
	
	
	 
	Demanda Irregular
	
	
	Demanda Derivada
	
	
	Demanda Sazonal
	
	
	Demanda em Declínio
	
	
	Demanda Permanente

Outros materiais