Buscar

ACESSIBILIDADE NA INCLUSÃO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Catálogo:
	TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO (Código: 3318)
	Matriz:
	Acessibilidade na inclusão.
	Aula:
	1
	Dúvida:
	Como é feito a inclusão de um surdo em pequenas empresas ou até mesmo em empresas de telecomunicações?
	Resposta:
	Precisamos estar cientes que a inclusão de surdos precisa ser acompanhada de uma mudança de concepção por parte da empresa, seja ela pequena ou grande. Sempre é necessário a presença de um intérprete para que esse acompanhe os surdos em alguns dias de ambientação, para que os surdos e ouvintes possam ter contato, o que poderá contribuir bastante para a socialização de todos. Quanto ao tipo de empresa citada na dúvida, sabemos que há funções institucionais que dependam da fala oral ou da audição, não são adequadas para pessoas surdas.
	Catálogo:
	TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO (Código: 4397)
	Matriz:
	Acessibilidade na inclusão.
	Aula:
	1
	Dúvida:
	Qual é a diferença entre língua e linguagem? LIBRAS é uma língua ou uma linguagem?
	Resposta:
	Língua: conjunto do vocabulário de um idioma e de suas regras gramaticais; idioma. Por exemplo: inglês, português, LIBRAS. Linguagem: é a capacidade que o homem e alguns animais possuem de se comunicar, expressar seus pensamentos. A linguagem é tudo que envolve significação; pode ser humana (pintura, música, cinema), animal (abelhas, golfinhos, formigas) ou artificial (linguagens de computador, código Morse, código internacional de bandeiras). LIBRAS é uma língua porque tem as mesmas regularidades linguísticas de um idioma/língua natural.
	Catálogo:
	TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO (Código: 4708)
	Matriz:
	Acessibilidade na inclusão.
	Aula:
	1
	Dúvida:
	Se formos trabalhar em uma empresa que não possui um profissional habilitado em LIBRAS (intérprete), como devemos proceder? Se de repente algum surdo perder a vaga porque não teve acesso às informações?
	Resposta:
	As empresas são obrigadas a reservar um percentual de 2 a 5 porcentos de seu quadro de funcionários à contratação de pessoas surdas e com deficiência (art. 93 da Lei nº 8.213/91). Isso é muito claro para os gestores, até porque o Ministério do Trabalho multa as empresas que não cumprirem esse média. Agora, o que o órgão não multa e nem as empresas se preocupam muito é quanto à acessibilidade na comunicação nas instituições públicas e privadas, apesar de existir as leis e os decretos da LIBRAS e ada Acessibilidade. Ainda estamos engatinhando quanto a alguns direitos (Decreto 5626/05 e 5296/04).Então, o correto é contratar de forma efetiva ou por prestação de serviço intérpretes para que nas reuniões, treinamentos, cursos de qualificação possam os surdos ter os mesmos acessos e obter as mesmas informações que os ouvintes. Caberia a empresa não culpá-lo por quaisquer desvios e ou erros, se não proporciona a devida qualificação e treinamento com acessibilidade linguística. Mas isso é já uma reflexão não estruturada.
	Catálogo:
	TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO (Código: 4863)
	Matriz:
	Acessibilidade na inclusão.
	Aula:
	1
	Dúvida:
	Como um professor pode lecionar à uma criança surda se LIBRAS não for uma língua de referência para o professor? Não teria que ser obrigatório um curso básico de LIBRAS para que possa interagir com seu aluno aluno?
	Resposta:
	Os professores de surdos precisam aprender a LIBRAS para entender os alunos. Para isso a criação de um curso, que vá do nível básico ao nível avançado, é fundamental para todos os docentes, para que possam interagir com competência linguística com os alunos surdos. Já a disciplina Tópicos em LIBRAS: surdez e inclusão na graduação possibilita aos novos profissionais da Educação e de outras áreas do conhecimento reflexões e saberes pragmáticos basilares sobre a língua de sinais e os surdos e seus entornos culturais, a fim de instrumentalizar aos alunos ouvintes com posturas e olhares sociais, humanas e políticas coerentes na relação ouvintes x surdos.
	Catálogo:
	TÓPICOS EM LIBRAS:SURDEZ E INCLUSÃO (Código: 28734)
	Matriz:
	Acessibilidade na inclusão.
	Aula:
	1
	Dúvida:
	Podemos dizer que no Brasil existem duas línguas: a Língua Portuguesa e a Língua de Sinais?
	Resposta:
	Correto. A 1ª. língua (L1) oficial do país é a Língua Portuguesa (na modalidade oral e escrita) e a 2ª. língua oficial do nosso país é a Língua de Sinais.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando