Buscar

Exercícios de interpretação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios
Texto 1
O texto transcrito a seguir é uma redação nota dez produzida para o vestibular UERJ 2002, cujo tema era “a permanência ou a transformação das representações da mulher na sociedade brasileira”. Leia-a com atenção e responda às perguntas feitas em seguida.	
Pensamento em transição
Em nome de Deus e da sociedade patriarcal, a mulher limitava-se a cuidar do lar e a contribuir para a procriação da espécie. Hoje, em nome da luta pela sobrevivência na aldeia global, a mulher busca o reconhecimento merecido em uma sociedade contraditória, que ainda acredita na falácia do “sexo frágil”. Sabe-se que ao longo dos anos muitos foram os avanços femininos, principalmente no campo econômico. Não obstante a conquista do mercado de trabalho, exija ele qualificação ou não, a mulher tem provado que sua capacidade de administração encontra-se além de cozinhas e supermercados.
 Todavia, é absurdo constatar que esse sucesso não se deu por completo uma vez que, em plena Terceira Revolução Industrial, o sexo feminino ainda é tratado como mão de obra barata recebendo salários mais baixos que os dos homens. Perpetuando-se, assim, a imagem da mulher como inferior. Além disso, convém ressaltar as mudanças sofridas pela imagem da mulher no contexto da família. Atualmente, as mães não só educam como também garantem o sustento da casa. Apesar disso, quando os filhos passam por problemas como drogas ou alcoolismo, a responsabilidade, na maioria das vezes, é da mulher que se ausentou do, até então, “lar feliz”. Fica claro, desse modo, que a teoria de papéis complementares entre marido e mulher não existe na prática, já que o homem também não cobriu a lacuna deixada pela esposa que saiu em busca de melhor qualidade de vida.
Cabe ainda analisar o retrato da mulher na sociedade atual. Paradoxalmente a todas as conquistas obtidas, a imagem do sexo feminino é a cada dia mais desvalorizada. De fato, a mídia mostra a grande heroína, lutadora, mas também explora a nudez, o erotismo. Cria-se a ideia da “mulher-objeto” e preserva-se o trono masculino visto que, embora igualmente capaz de obter sucesso, a mulher ainda permanece submissa e como fonte de diversão.Torna-se evidente, portanto, que as representações sobre a mulher permanecem coexistindo na sociedade contemporânea. Trata-se de um período de transição em que as mudanças práticas não vieram acompanhadas de transformações ideológicas. Cabe às mulheres ensinarem aos homens que fragilidade não é sinônimo de fraqueza, mas de capacidade de aceitar mudanças.
1) Em relação ao 1o parágrafo, responda:
a) Qual é o significado da palavra “falácia”?
b) Qual é a opinião do autor acerca da imagem da mulher?
c) O autor do texto não utiliza a 1a pessoa (“eu”), mas expõe sua visão.
Como isso é possível?
2) “[...] a mulher tem provado que sua capacidade de administração encontra-se além de cozinhas e supermercados.”
O que se pode inferir acerca da capacidade feminina pelo trecho acima?
3) Identifique os valores semânticos dos termos destacados a seguir, todos retirados do 2o parágrafo.
a)“Além disso”
b)“Atualmente”
c)“Apesar disso”
d)“desse modo”
e)“já que”
4) Na sua opinião, qual é a importância das palavras e expressões destacados na
questão anterior?
5) Retire do texto a frase que, mais explicitamente, mostra o posicionamento do autor acerca da proposta de tema. Em que parte do texto se encontra esse trecho? Por quê?
6) O que é sugerido pelo redator no último período do texto?

Outros materiais