Buscar

Avaliando apredizado administrativo ll

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201301872629)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Caso um servidor público de uma Secretaria de Saúde do Estado cause dano a terceiros, no exercício de suas atribuições e caso a vitima pretenda acionar o judiciário para que ocorra a responsabilização, nesse caso, está correto:
		
	
	A Secretaria a que pertence estará sujeita a responsabilidade objetiva, desde que seja prestadora de serviço público.
	
	A Secretaria a que pertence estará sujeita a responsabilidade subjetiva, uma vez que surge a necessidade de se comprovar a culpa ou dolo do agente.
	
	A Secretaria a que pertence não estará sujeita a nenhum tipo de responsabilidade, de acordo com a teoria ¿irresponsabilidade Estatal¿.
	 
	A Secretaria a que pertence estará sujeita ao regime da responsabilidade civil objetiva, podendo ajuizar ação regressiva contra o agente causador do dano.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301310742)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Determinado município promoveu licitação para a concessão do serviço público de transporte urbano de passageiros, vencida pela empresa ABC Transportes Ltda. A concessionária assumiu como encargo da concessão, devidamente previsto no edital e no contrato, a obrigação de arcar com os custos da desapropriação de uma área de 10.000m2 (dez mil metros quadrados) para a instalação de um terminal de ônibus. A desapropriação:
		
	
	deve ser decretada e promovida pelo poder público, a quem compete pagar as indenizações correspondentes, com ressarcimento posterior pela concessionária;
	
	deve ser decretada pela concessionária e promovida pelo poder público, a quem compete pagar as indenizações correspondentes, com ressarcimento posterior pela concessionária;
	
	deve ser decretada e promovida pela concessionária;
	
	não pode ser efetuada, pois incompatível com as concessões de serviços públicos.
	 
	deve ser decretada pelo poder público e promovida pela concessionária;
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301310727)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Sobre a extinção da concessão de serviço público e à vista do disposto na Lei no 8.987/95, é correto afirmar:
		
	
	a anulação não se inclui entre as formas de extinção da concessão;
	 
	a caducidade será declarada mediante decreto do poder concedente, independente de prévia indenização;
	
	a caducidade só poderá ser declarada pelo poder Judiciário.
	
	a encampação far-se-á mediante lei autorizada, independentemente de prévia indenização;
	
	a caducidade será declarada mediante lei autorizativa, assegurada pela prévia indenização;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201301313532)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Sobre concessão de serviço público, marque a alternativa correta:
		
	
	A caducidade ocorre quando a concessionária der causa e somente pode ser requerida pelo Poder Concedente. Com relação a rescisão, que ocorre na seara administrativa, poderá ser requerida pela concessionária por descumprimento contratual do Poder Concedente.
	 
	A intervenção na concessão é um direito do Poder Concedente, não podendo a concessionária se opor, mas, não sendo comprovada qualquer irregularidade, o interventor terá que prestar contas aos administradores da concessão e, havendo prejuízo, terá que indenizar.
	 
	A lei 11.079/2004 (PPP) prevê a possibilidade de concessão administrativa e patrocinada, desde que o contrato seja precedido de licitação, possua prazo máximo de 35 anos podendo ser prorrogado por igual prazo, bem como a previsão do Poder Público oferecer garantias ao parceiro privado.
	
	A tarifa na concessão da Lei 8.987/95 é, em regra, paga pelo usuário direto do serviço público, mesmo existindo os princípios da generalidade e modicidade, pode ser aumentada em razão do reajuste e revisão, que sempre ocorrerão em datas previamente estipuladas no contrato, determinados por índices oficiais.
	
	A responsabilidade da concessionária de serviço público será objetiva, obrigando a parte que sofreu o dano comprová-lo, além de demonstrar o nexo, caso contrário não haverá que se falar em indenização, passando, neste caso, a responsabilidade ser subsidiária.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201301324352)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	X EXAME DE ORDEM UNIFICADO
A fim de permitir o escoamento da produção até uma refinaria, uma empresa pública federal, que explora a prospecção de petróleo em um campo terrestre, inicia a construção de um oleoduto. O único caminho possível para essa construção atravessa a propriedade rural de Josenildo que, em razão do oleoduto, teve que diminuir o espaço de plantio de mamão e, com isso, viu sua renda mensal cair pela metade. Assinale a afirmativa que indica a instrução correta que um advogado deve passar a Josenildo.
		
	
	A servidão administrativa é ilegal, pois o nosso ordenamento veda a intervenção do Estado sobre propriedades produtivas.
	 
	Não há óbice à constituição da servidão administrativa no caso, mas cabe indenização pelos danos decorrentes dessa forma de intervenção na propriedade.
	
	A servidão administrativa é ilegal e Josenildo pode desconstituí-la, pois o instituto só tem aplicação em relação aos bens públicos.
	
	Não há óbice à constituição da servidão administrativa e não há de se falar em qualquer indenização.

Continue navegando