Buscar

Banner - PROCESSO CONSTRUTIVO DA ESTACA HÉLICE CONTÍNUA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROCESSO CONSTRUTIVO DA ESTACA HÉLICE CONTÍNUA
Caio Pereira Lima; João Pedro Coutinho; Luiz Henrique Rodrigues; Lucas Camargo de Oliveira; Valéria Rodrigues Ferreira
Valda Gomes Mendonça Pessatto
Construção Civil 1
INTRODUÇÃO
 Imediatamente após o término da concretagem, é feita a limpeza da região da estaca, a armadura é içada e introduzida no fuste da estaca, inicialmente por gravidade, em seguida por auxilio dos trabalhadores e por uma pá carregadeira.
Figura 04 – Introdução da armadura por operários. Figura 05 – Introdução da armadura pela pá carregadeira.
 O processo construtivo apresentou falhas, uma delas foi na pré-escavação que não foi executada logo após a locação da estaca. Essa pré-escavação deveria ser executada com o diâmetro da estaca e com 30 cm de profundidade e em seguida cobrir com areia. 
 Outra falha observada, foi na introdução da armadura, sendo empurrada por uma pá carregadeira, o que não será vantajoso para a verticalidade da armadura.
 
 Figura 06 – Pré-escavação da estaca. Figura 07 – Introdução da armadura por gravidade.
 Com base nas referências, concluímos que o método da pré-escavação será vantajoso para evitar excentricidades e para facilitar a locação das marcações das estacas, pois este tipo de fundação gera grande acúmulo de terra no canteiro, facilitando a perda da locação. Logo, terá também em decorrência da pré-escavação, a garantia de que o prumo do trado estará posicionado corretamente.
 A armadura, em forma de gaiola, deveria ser introduzida na estaca por gravidade sendo empurrada pelos operários ou com auxílio de um pilão de pequena carga, para que não haja deformação da armadura e garantir verticalidade e cobrimento .
NBR 6122 – Projeto e execução de fundações;
GEOFIX. Estaca hélice contínua. Disponível em:< http://www.geofix.com.br/servico-ehc.php >. Acesso em: 04 de junho de 2017;
SITE ENGENHARIA. Fundações – estaca hélice contínua, 2014. Disponível em:< http://www.sitengenharia.com.br/fundacaohelicecontinua.htm >. Acesso em: 04 de junho de 2017;
Sinfonia Eco Design;
Endereço: Rua 1138, Quadra 247, Lotes 19/20/21/22, Setor Marista, Goiânia-GO;
Início: Março/2017;
Término: Abril/2010;
Área do terreno: 2110,46 m²;
1 torre com 42 pavimentos, 269 vagas de garagem e duas vagas de visitantes;
Cada pavimento possui dois apartamentos de 287 a 296 m²;
Terá 3 elevadores privativo, 1 elevador de serviço, 1 salão de festa, 2 piscinas, 1 churrasqueira e 1 quadra.
Figura 01 – Imagem ilustrativa da obra concluída. Figura 02 – Imagem do canteiro de obras.
 Elemento de fundação, moldada “in loco” por meio de trado contínuo e injeção de concreto através da haste central do trado simultaneamente a sua retirada do solo. A escolha dessa fundação deve-se ao fato de ter alta capacidade de carga, diminuindo o tamanho dos blocos de coroamento, rapidez na execução e qualidade por ser controlada e monitorada.
 
 As estacas foram locadas por uma equipe de topografia, após a locação foi posicionado o gabarito de prumo.
 Figura 03 – Gabarito de prumo.
 Logo após o posicionamento do gabarito, poderá posicionar o trado no prumo e iniciar a perfuração até a profundidade necessária. Alcançada a profundidade, a tampa do tubo central do trado é aberta e inicia-se a injeção do concreto bombeado no fuste da estaca sendo retirado o trado com velocidade contínua, mantendo-se pressão positiva até o final da concretagem e feita a limpeza do mesmo.
	
ESTACA HÉLICE CONTÍNUA
PROCESSO CONSTRUTIVO
ANÁLISE CRÍTICA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS
CONSIDERAÇÕES FINAIS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando