Buscar

Atividade 2 uc2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 2 - Plotagem
Contexto
Como estagiário na empresa Decora e Cia, você já iniciou o projeto da cliente Paula Vieira no computador, desenhando a planta baixa, com todos os elementos, mobiliário e paginação do piso, tudo separado em suas devidas layers.
Agora chegou o momento de cotar o projeto (informar as dimensões), adicionar os textos, criar a prancha de impressão - com margem e selo - e imprimir seu trabalho em PDF, para então enviar à cliente Paula Vieira. Ou seja, você irá plotar o seu trabalho, em PDF.
Observação
Para realizar essa atividade você precisará:
Um computador com software AutoCAD instalado (versão mínima 2014), em idioma inglês e acesso à internet.
Um pen drive com o seu trabalho de planta baixa salvo (ou salvo em seu computador) e também com o Bloco Selo, trabalhos que você realizou na atividade 1.
Não se esqueça de, ao longo do seu trabalho, ir clicando no disquete (símbolo) para salvar ou teclando Ctrl e S, pois assim seu arquivo será salvo constantemente.
Caso você utilize e domine outros softwares, como Promob e SketchUp, poderá utilizá-los para realizar essa atividade, desde que consiga entregar tudo que foi solicitado. No entanto, osoftware oficial do nosso curso é o AutoCAD. Seu tutor EAD poderá lhe dar apoio técnico apenas neste software. 
 Atividades
Abra o seu pen drive, no qual está salvo o seu arquivo dwg Planta Baixa, em seu computador, copie e cole o arquivo para a sua área de trabalho.
Abra o arquivo copiado, Planta Baixa, no software AutoCAD (versão mínima 2014, idioma inglês).
Configure e crie um estilo de texto anotativo, para impressão em escala de 1:50 (de acordo com a sua unidade de medida utilizada).
Configure e crie um estilo de cota anotativa, para impressão em escala de 1:50 (de acordo com sua unidade de medida utilizada).
Utilizando as ferramentas de texto, procure escrever as cotas de portas, janela e insira outros textos, caso necessários.
Utilizando as ferramentas de cota, procure cotar o seu projeto, respeitando as cotas apresentadas no  Planta Baixa Construtora 
Crie uma prancha no layout (paper space), para impressão em folha iso full bleed A3, configurando como impressora a DWG to PDF e estilo monochrome (preto e branco).
Na prancha criada (layout), insira o bloco Margem e Selo, o qual você criou na atividade 1 Planta Baixa.
Com a ferramenta texto, insira as informações no selo, preenchendo de acordo com as mesmas informações da prancha de Planta Baixa manual.
Com o comando Viewport, insira a sua planta baixa na prancha, configurando a escala de impressão para 1:50 (de acordo com a sua unidade de medida utilizada).
Com o comando PLOT, imprima o trabalho em PDF, por meio da impressora DWG to PDF, nomeando o arquivo PDF com o seguinte nome: Prancha 1.
 
Dica de leitura:
Antes de realizar essa atividade, leia atentamente os seguintes materiais:
Comandos para elaboração de planta 2D: textos anotativos, cotas anotativas e criação de planta baixa.
Formas de visualização e configuração de arquivo para impressão em escala:plotagem.
Revisão Material Base da UC1: desenho técnico e normas técnicas.
 
Entrega da atividade no AVA
A entrega deve ser composta de:
Um arquivo em PDF da sua planta baixa completa, em folha A3, com margem e selo de identificação e de acordo com as normas da ABNT. Lembre-se de nomear o arquivo PDF com o seguinte nome: Prancha 1.
O arquivo DWG (Planta Baixa), com toda a configuração solicitada na atividade realizada.
Crie uma pasta com o nome <plotagem>, copie para essa pasta os dois arquivos (PDF e DWG), compacte a pasta criada e entregue no ambiente virtual de aprendizagem (AVA), no local destinado para esta entrega, até a data informada no cronograma.
 
Importante
Lembre-se de guardar esse arquivo também no seu computador, pois você precisará dele novamente no decorrer desta unidade curricular 2.
Avaliação da atividade
Nesta atividade, você será avaliado de acordo com o seguinte indicador:
Organiza os desenhos 2D por meio de camadas, considerando a visualização da impressão do desenho em escala.

Outros materiais