Buscar

Avaliação Parcial 1

Prévia do material em texto

Avaliação Parcial 1
	1a Questão (Ref.: 201401326099)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A influência positivista no Brasil ocorreu em diferentes âmbitos e em diferentes lugares, desde a década de 1870 até meados do século XX, mas estendendo-se até o século XXI. Entretanto, foi no Rio de Janeiro, entre o final do Império e a I República que o positivismo foi mais notável no Brasil, desempenhando um papel central tanto no processo de Abolição da Escravatura quanto no de Proclamação da República; . além disso, a laicização do Estado e das instituições públicas foi uma das grandes preocupações dos positivistas, além da realização da justiça social e do progresso social. Nessas ações, os nomes mais conhecidos são os de Benjamin Constant Botelho de Magalhães (o Proclamador da República) e o de Raimundo Teixeira Mendes, autor da bandeira nacional. (Ribeiro, Roberto. O Positivismo no Brasil. Em http://candidorondon.com.br/o-positivismo-no-brasil, fev., 2012).
Qual foi o pensador que criou a filosofia positivista e é considerado o fundador da sociologia.
		
	 
	Augusto Comte
	
	Alexandre Dumas
	
	Benjamin Constant
	
	Francis Bacon
	
	Émile Durkheim
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201401898888)
	Acerto: 0,0  / 1,0
	Podemos dizer que nesta corrente filosófica, a ciência é apresenta-se como o estado mais evoluído do desenvolvimento da inteligência humana e deve guiar a formação da nova sociedade. Os saberes que, de acordo com essa posição, já alcançaram o estado científico encontram-se classificados e relacionados por uma hierarquia.
		
	 
	Positivismo
	
	Empirismo
	
	Funcionalismo
	 
	Fenomenologia
	
	Marxismo
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201401815946)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Recentemente têm provocado reações algumas declarações do presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, Marco Feliciano (PSC-SP). Pastor evangélico, ele escreveu no Twitter que africanos são descendentes de um "ancestral amaldiçoado por Noé" e que sobre a África repousam maldições como paganismo, misérias, doenças e fome. A presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado, senadora Ana Rita (PT-ES), se manifestou a respeito. "São declarações e atitudes que instigam o preconceito, o racismo, a homofobia e a intolerância. Todas absolutamente incompatíveis e inadequadas para a finalidade do Legislativo", disse. (Publicado no Jornal do Senado, em 16 de abril de 2013). As declarações do deputado Marco Feliciano (PSC-SP) expressam uma clara manifestação de repúdio a grupos sociais e a práticas culturais que diferem da sua própria. A partir da abordagem antropológica da cultura, esta conduta pode ser definida como:
		
	
	Paranoica.
	
	Xenófoba.
	 
	Etnocêntrica.
	
	Preconceituosa.
	
	Relativista.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201401303099)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Leia o texto a seguir: "Desde o início a criança desenvolve uma interação não apenas com o próprio corpo e o ambiente físico, mas também com outros seres humanos. A biografia do indivíduo, desde o nascimento, é a história de suas relações com outras pessoas. Além disso, os componentes não sociais das experiências da criança estão entremeados e são modificados por outros componentes, ou seja, pela experiência social." (BERGER, Peter L. e BERGER, Brigitte. "Socialização: como ser um membro da sociedade". In FORACCHI, Marialice M. e MARTINS, José de Souza. Sociologia e Sociedade. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1977, p. 200).
Podemos concluir do texto que:
		
	
	os indivíduos sofrem influências das interações sociais desde o seu nascimento mas ao chegar à idade adulta adquirem livre arbítrio livrando-se das pressões sociais e ganhando autonomia para tomada de decisões auto-referenciadas
	
	as sensações individuais ligadas às pulsões biológicas como fome e frio são frutos das interações sociais
	
	a forma como os indivíduos se relacionam com seus aspectos corporais e comportamentais deveriam ser preocupação de estudo somente da sociologia e não das ciências biológicas
	
	crianças de sociedades diferentes são tratadas de forma diferente e jamais poderão se sentir confortáveis em outros grupos sociais que não o seu de origem
	 
	o texto acima refere-se ao processo de socialização que implica num contínuo de absorção das regras sociais pelo individuo ao longo do seu processo de convivência com a sociedade
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201401326258)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Revolta da Vacina foi uma manifestação popular ocorrida na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 10 e 16 de novembro de 1904 contra a imposição da vacinação obrigatória, cujo objetivo era erradicar doenças tropicais como febre amarela, varíola, malária e peste, além de melhorar as condições de higiene da então capital da República. O plano de saneamento, organizado por Oswaldo Cruz, foi elaborado em sintonia com a política de modernização do espaço urbano do prefeito Pereira Passos. Entre os problemas enfrentados pelo Rio de Janeiro, então capital federal, na virada do século XIX para o XX, se destacavam a falta de saneamento básico e de higiene, fatores que facilitavam a propagação de doenças graves e por consequência provocavam uma imagem negativa da cidade no exterior. (BATISTA, 2010) O plano de saneamento organizado por Oswaldo Cruz, correspende a qual dos quatro períodos da evolução dos conceitos de saúde e doença?
		
	
	Período Segunda revolução da saúde
	 
	Período Primeira revolução da saúde
	
	Período Pré-cartesiano
	
	Período Republicano
	
	Período Científico ou Biomédico
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201401326257)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Iniciada por Hipócrates (c. 460-c. 377 a.C.), considerado o pai da medicina, a concepção fisiológica sustenta que as doenças têm origem:
		
	
	Em um desequilíbrio entre o corpo e o espírito que estão dentro e fora do indivíduo.
	
	Em um equilíbrio entre o corpo e as forças do espírito no indivíduo.
	
	Em um equilíbrio entre as forças da natureza e as forças do espírito no indivíduo.
	 
	Em um desequilíbrio entre as forças da natureza que estão dentro e fora do indivíduo.
	
	Em um equilíbrio entre as forças da natureza que estão dentro e fora do indivíduo.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201401326118)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Que avanços no direito à saúde podem ser localizados na Constituição brasleira recem-promulgada? E quais foram as demandas dos movimentos populares e profissionais de saúde que pesaram na definição desses direitos? Um primeiro aspecto a ser identificado diz respeito a significativa ampliação da noção de saúde contemplada na atual Carta. Ao contrário dos documentos anteriores que reduziam o conceito e, portanto, a extensão do direito à saúde, à simples e restrita assistência médica, encontramos agora uma conceituação ampla e generosa: a saúde "é assegurada mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças e outros agravos". Ademais, aparece incluída na própria definição o direito "ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação". ( COSTA, Nilson do Rosário. Direito à saúde na Constituição: um primeiro balanço. Cad. Saúde Pública. 1989, vol.5, n.1 , pp. 98-104 ).
A Constituição Federal de 1988 define a saúde como direito de todos e dever do Estado. Em quais princípios é materializada a responsabilidade do Estado pelas condições de saúde de sua população?
		
	
	Integração; Epidemiologia; Igualdade.
	
	Igualdade, Liberdade; Fraternidade.
	 
	Universalidade; Integralidade; Equidade.
	
	Equidade; Liberdade; Vulnerabilidade.Integralidade; Universalidade; Desigualdade social.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201401326259)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	A Organização Mundial da Saúde (OMS) foi fundada com a finalidade de desenvolver o nível de saúde da população mundial, através do planejamento e patrocínio de programas e ações em saúde. Quando a OMS foi fundada?
		
	
	Em abril de 1968.
	
	Em abril de 1908.
	
	Em abril de 1988.
	
	Em abril de 1928.
	 
	Em abril de 1948.
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201401899001)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	No entendimento dos embates no direcionamento Política Social no Estado brasileiro, é fundamental conhecer os avanços ocorridos na década de 1980, como também as dificuldades e desafios a partir da década de 1990, com o:
		
	
	do Neoliberalismo
	
	do liberalismo
	 
	da Democracia
	
	do Positivismo
	
	da divisão dos poderes
		 Gabarito Comentado.
	 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201401898999)
	Acerto: 1,0  / 1,0
	Em que ano o Estado passou a ter mais responsabilidades com a formulação de políticas públicas que atendessem aos mínimos sociais, momento em que a Assistência Social ganhou status de Política Pública, ou seja, "Dever do Estado e Direito da População"?
		
	
	1945
	 
	1988
	
	1993
	
	1986
	
	1930

Continue navegando

Outros materiais