Buscar

trBlo de rejane

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O objetivo deste estudo é descrever e analisar criticamente a evolução do denvolvimento motor, considerando diversas variáveis que podem influenciar a progressão e sucesso do indivíduo nesse tipo de esporte. Este estudo caracteriza-se como um levantamento bibliográfico que utiliza como fundamentação teórica, e propõe a observação de diferentes níveis no atlético, psicológico, social, . Tal concepção tem como preceito básico a existência de uma seqüências de fases e transições relativamente comuns na vida das crianças em se desenvolvimento motor em cada nível, e ainda que a literatura científica descreva tais níveis de maneira independente é preciso considerar que existe significativa interação entre eles. A abordagem de uma reflexão sobre os modelos vigentes de apoio ao atletismo e recomenda a adoção de uma perspectiva ampla e integradora dos elementos que podem orientar gestores, técnicos na estruturação de um ambiente facilitador para o êxito do desenvolvimento motor no atletismo da crianças.  O desenvolvimento motor é um processo continuo e demorado, que se apresenta no comportamento motor do individuo. Este processo de desenvolvimento e alterações motoras ocorre durante todo o ciclo da vida do ser humano, e é mais acentuado nos primeiros anos de vida do individuo. (GALLAHUE; OZMUN, 2005).
 O atletismo na escola deve ser caracterizado inicialmente como um pré-atletismo, onde através de atividades que contemplem os gestos motores básicos do ser humano, como correr, saltar, lançar e arremessar possa caracterizar esta fase inicial de inclusão do atletismo no ambiente escolar. (OLIVEIRA; SANTOS, 2008).
Segundo Vitta et al (2000), a criança tem períodos considerados ótimos para adquirir conhecimentos e habilidades especificas, desta forma não podendo ser desperdiçados, pois passado estes períodos o aprendizado de tais conhecimentos e habilidades se torna cada vez mais difícil, sendo assim as numerosas experiências e a qualidade destas experiências, são fundamentais para o desenvolvimento da criança.  De acordo com Caetano et al (2005), é na fase pré-escolar que a criança, adquire e aperfeiçoa sua habilidades motoras, com isso a criança nesta fase da vida tem a oportunidade de conhecer diversas formas e combinações de movimentos, que possibilitarão a ela conhecer e dominar o seu corpo. A base para aquisição das habilidades é estabelecida neste período, sendo que as crianças irão aumentar seu repertório motor consideravelmente, adquirindo coordenação de movimentos, que auxiliarão para a aquisição de performances mais habilidosas.
O atletismo instituiu-se como marcante fenômeno sociocultural do último século no qual é possível constatar alterações em termos de valores e abrangência. Tais mudanças foram progressivas e ocorreram a partir de fatos históricos e de mudanças de modelos, de acordo com as tendências da sociedade
  Concordando com autores como Gomes (2010) e Sedorko e Distefano (2012), a prática da modalidade de atletismo no ambiente escolar é praticamente inexistente, e a ausência da modalidade no ambiente escolar, ocorre com a alegação por parte dos professores e alunos, de falta de material e espaço físico adequado.B RAGADA, José. O atletismo na escola: proposta programática para abordagem dos lançamentos “leves”. 2000

Continue navegando

Outros materiais