Buscar

Ciências Ambientais Av. 4 - Veiga

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

No meio aquático, temos vários impactos ambientais provocados pelo desmatamento, como por exemplo: A probabilidade de inundações nas proximidades de rios e córregos quando o desmatamento é muito agressivo. Isso se explica porque as florestas têm a função de absorver as águas das chuvas, funcionam como esponjas e, na falta delas, a chuva escorre direto para os mananciais, que não suportam o excessivo volume e transbordam, provocando inundações nas cidades e em plantações; 
O aumento da evaporação da água, consequentemente o rebaixamento do lençol freático, e assoreamento dos leitos dos rios, causando danos à fauna aquática. 
No meio aéreo: Ter mais árvores significa menos dióxido de carbono (CO2) no ar, porque elas têm o poder de absorver esse gás e ajudar no processo de despoluição. O desaparecimento crescente das florestas contribui para o aumento da taxa de CO2 na atmosfera, o que intensifica o efeito estufa e o aumento da temperatura média local e nacional, ou seja, maior irradiação e calor para atmosfera a partir do solo exposto. Posso citar também as várias mudanças climáticas, que por muitas vezes são radicais, causadas por esse desequilíbrio.

Continue navegando