Buscar

AULA DE CONTABILIDADE INTERNACIONAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE NO BRASIL
Os princípios contábeis geralmente aceitos constituem um conjunto de fontes basilares que alicerçam a estrutura contábil básica. No Brasil, por força da Resolução CFC nº. 750/93, sua nomenclatura era identificada por Princípios Fundamentais de Contabilidade. A Resolução CFC nº. 750/93, atualizada pela Resolução CFC nº. 1,282/2010, passou a nominá-los Princípios de Contabilidade. Na comunidade internacional, no entanto, ainda são denominados de BR-GAAP, ou Brazilian GAAPs ( Generally Accepted Accounting Principles). De todo modo, qualquer que seja sua identificação , faz-se necessários seu entendimento para que todas as demais estruturas contábeis tenham consistência e efetividade em seus propósitos. 
*
*
DISTINÇÃO ENTRE PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE E NORMAS E PRÁTICAS DE CONTABILIDADE
Os princípios de contabilidade constituem o campo conceitual em que a contabilidade se apoia para atingir seus objetivos.
As normas e práticas de contabilidade representam a sua operacionalização prática.
No Brasil, os princípios contábeis recebem a denominação de Princípios de Contabilidade e estão dispostos na Resolução CFC 750, de 29 de dezembro de 1993, atualizada pela Resolução CFC 1.282 de 28 de maio de 2010. 
*
*
*
O AMBIENTE ECONÔMICO INTERNACIONAL E A CONTABILIDADE
A internacionalização dos mercados, no que diz respeito ao desenvolvimento do mercado de capitais, ao crescimento dos investimentos diretos estrangeiros e à formação de blocos econômicos, traz consigo a necessidade de se ter um conjunto de padrões contábeis internacionais que possam viabilizar o processo de comparação de informações entre companhias de um mesmo grupo ou de grupos distintos.
*
*
O AMBIENTE ECONÔMICO INTERNACIONAL E A CONTABILIDADE
As informações contábeis de um empreendimento geradas no campo da Contabilidade Internacional interessam tanto a segmentos de um mesmo grupo econômico que realiza operações e transações internacionais como também aos usuários da informação que estão domiciliados em diferentes países em relação ao empreendimento que divulga essas informações.
*
*
ENTENDENDO AS DIMENSÕES INTERNACIONAIS DA CONTABILIDADE
Entender as dimensões internacionais da contabilidade é vital para qualquer um que queira negociar por fronteiras nacionais e internacionais, uma vez que as informações contábeis podem variar substancialmente de um país para outro, de acordo com os princípios de contabilidade que os governam. Diferenças em cultura, práticas empresariais, sistemas políticos, inflação, tributação e os riscos empresariais devem ser considerados no processo decisório de onde e como negociar e investir. Por outro lado, as demonstrações contábeis e outras formas de evidenciação(disclosure) são impossíveis de se entender sem uma consciência dos princípios contábeis nacionais e internacionais e sem um conhecimento sólido da cultura do negócio.
*
*
ENTENDENDO AS DIMENSÕES INTERNACIONAIS DA CONTABILIDADE
	A Contabilidade tem como objetivo apresentar aos usuários internos e externos das empresas informações contábeis úteis e de qualidade que possam auxiliá-los na tomada de decisões. Com isso, as companhias que captam recursos financeiros em algum mercado de capitais específico precisam divulgar informações no processo de comunicação financeira com seus investidores. A Contabilidade pode ainda ser vista como a linguagem financeira universal no mundo dos negócios, e a harmonização de suas normas é um processo de extrema necessidade e relevância para as empresas que operam em diversos países e que precisam reportar informações às suas controladoras ou aos seus usuários internacionais. 
*
*
ENTENDENDO AS DIMENSÕES INTERNACIONAIS DA CONTABILIDADE
	No contexto internacional, a contabilidade, por meio das demonstrações contábeis, pode ser entendida como o processo de reporte de informações realizado pela empresa junto aos seus usuários internacionais que, por sua vez, se encontram localizados em países diferentes do seu país de origem. Percebe-se, portanto, que a contabilidade internacional apresenta uma dimensão muito importante no processo de evidenciação de informações econômico-financeiras: a dimensão do usuário.
*
*
DIFICULDADES DA CONTABILIDADE NO CENÁRIO INTERNCIONAL
Mantém-se
regionalizada
não é
 padronizada 
Nacionalismo:
“o meu sistema
é o melhor”
A contabilidade
é uma ciência
social aplicada
que reflete
a realidade
de cada 
país. 
*
*
PAÍSES CONSERVADORES			MUNDO ÁRABE
Regras contábeis conservadoras
Dificuldades no tratamento do juro
Cultura
Política
Questões Locais
Dificuldades para a 
convergência contábil
*
*
Ordenamento Jurídico
Code Law
Common Law
Direito Romano
Menos Flexível
Brasil
Sistema baseado em leis 
Direito Consuetudinário
Mais Flexível
Inglaterra
Sistema baseado em princípios
Ex: Deve-se aplicar o critério da relevância ( princípio)
Contadores querem saber o quanto é relevante (Code Law)
O critério da relevância deve passar pelo julgamento da entidade (Common Law)
*
*
Estrutura de Financiamento
Acionista
Via Banco
Banco
Mudança no foco da informação
Via Bolsa
*
*
Normatização Contábil
Quem elabora e aprova a 
normatização contábil
Profissionais
Sistema dinâmico
Atualizado facilmente
Governo
Arrecadação
Dinamismo moroso
*
*
CASO DAIMLER-BENZ
*
*
EM QUAL Nº. OS POTENCIAIS INVESTIDORES E ANALISTAS DEVERÃO ACREDITAR???
COMO FICA A CREDIBILIDADE DA INFORMAÇÃO???
*
*
Falta de 
comparabilidade
entre demonstrações
contábeis de empresas
de diferentes países
Conseqüências da Diversidade Contábil
Acesso a mercados 
de capitais 
estrangeiros
Dificuldades na
consolidação de 
demonstrações
contábeis
*
*
As Chamadas Normas Internacionais de contabilidade auxiliam o contador?
Sabemos que a globalização é um fato concreto na nossa sociedade. O mundo age em sintonia com os países que o integram. A contabilidade, por si só, possui uma linguagem universal. Acontece entretanto, que a implantação das chamadas ¨Normas Internacionais¨ ( IFRS), sem a assinatura de um tratado internacional entre os países, não dá segurança à atividade do contador, pois essas normas descumprem as leis brasileiras no tocante a avaliações, registro e informações contábeis.
*
*
Desafios do Sped e das normas internacionais
O Sped( Sistema público de escrituração Digital) e o IFRS (Normas Internacionais) possuem uma característica em comum, que é a unificação das regras. No caso do Sped, ocorre uma série de obrigações acessórias que dificultam a fiscalização do governo e criam regras diferenciadas para cada unidade federativa. Sendo assim, o governo instituiu o Sped para tratar todas as informações exigidas pela obrigações acessórias e, com isso , na teoria, as empresas passam a apresentar apenas o Sped, se isentando das demais obrigações.
*
*
Desafios do Sped e das normas internacionais
O IFRS também obriga as empresas a se adaptar . Os profissionais tinham antes como foco apenas o atendimento fiscal, mas com o IFRS um dos principais focos é a padronização das informações, o que facilita a análise da situação das empresas , além de chamar a atenção dos investidores. As normas internacionais não apenas padronizam a Contabilidade, mas também valorizam a empresa com seus procedimentos.
Existem no País cerca de 417 mil contadores, 150 mil estudantes e 72 mil gerentes de de contas de bancos, os quais ainda não estão familiarizados totalmente com as novas regras da contabilidade baseadas no IFRS.
*
*
APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ( IAS 1 )
As IAS 1 tem por objetivo determinar as bases para a apresentação de demonstrações contábeis no sentido de assegurar a comparabilidade tanto entre as demonstrações de períodos anteriores quanto com as demonstrações de outras entidades. Ela estabelece os requisitos gerais
para a apresentação das demonstrações contábeis, as diretrizes para as estruturas e as exigências mínimas quanto aos seus conteúdos. 
*
*
APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ( IAS 1 )
A IAS 1 foi emitida pelo IASC em 1997 em substituição às Normas IAS 1 ( Divulgação de Políticas Contábeis, 1974), IAS 5 (Informação a ser divulgada nas Demonstrações Contábeis, de 1977) e IAS 13 (apresentação de Ativos e Passivos Correntes , de 1979). Após outras alterações, em 2004, 2005 e 2007, quanto o IASB emitiu uma IAS 1 revisada.
A IAS 1 revisada em 2008 , em vigor a partir de 1º de janeiro de 2009.
*
*
APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ( IAS 1 )
As orientações da IAS 1 são aplicáveis a todas as demonstrações contábeis de propósitos gerais , que são aquelas direcionadas ao atendimento dos usuários que não estão em posição de exigir relatórios que atendam às sua necessidades informacionais. Assim , a IAS 1 aplica-se a todas as entidades , incluindo aquelas que emitem demonstrações consolidadas e demonstrações separadas de acordo com a IAS 27 (Demonstrações Contábeis Consolidadas e Separadas)
*
*
APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ( IAS 1 )
Objetivo das demonstrações contábeis – As demonstrações contábeis fornecem informações sobre a posição e desempenho financeiro e os fluxos de caixa de uma entidade que sejam úteis a uma ampla gama de usuários em seus processos de tomada de decisões. Para atender a esse objetivo, as demonstrações contábeis fornecem informação sobre os ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas (incluindo ganhos e perdas), integralização de capital e distribuição a acionistas e fluxos de caixa.
*
*
APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ( IAS 1 )
O conjunto de demonstrações contábeis compreende:
Uma demonstração da posição financeira
Uma demonstração do resultado abrangente
Uma demonstração das mutações do patrimônio líquido
Uma demonstração dos fluxos de caixa
Notas, compreendendo um sumário das políticas contábeis significativas e outras informações explicativas
Uma demonstração da posição financeira do início do período comparativo mais antigo quando a entidade aplica uma política contábil retrospectivamente ou quando faz um restabelecimento retrospectivo de itens ou quando ela reclassifica itens em suas demonstrações contábeis.
*
*
APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ( IAS 1 )
Apresentação justa e cumprimento com as IFRS
 Uma apresentação justa implica que as demonstrações contábeis representam fielmente o efeito de transações, outros eventos e condições de acordo com as definições e critérios de reconhecimento para os ativos, passivos, receitas e despesas.
	Presume-se que a aplicação das IFRS, com as divulgações adicionais, quando necessárias, resulte na apresentação justa das demonstrações contábeis.
*
*
APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ( IAS 1 )
Demonstração da posição financeira
 No mínimo, a Demonstração da Posição Financeira ( no Brasil, denominada de Balanço Patrimonial) deverá ser composta por linhas que apresentem os seguintes valores:
Imobilizado
Propriedades de investimentos 
Ativos intangíveis 
Ativos financeiros
Investimentos avaliados pelo método de equivalência patrimonial;
Ativos biológicos
estoques
*
*
APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ( IAS 1 )
h) Clientes e outras contas a receber
 i) caixa e equivalente de caixa
j) O total de ativos classificados como mantidos para venda e ativos incluídos nos grupos de disposição classificados como mantidos para venda.
k) Fornecedores e outras contas a pagar
l) Provisões
m) Passivos financeiros
n) Ativos e passivos relativos a impostos correntes
o) Ativos e passivos relativos a impostos diferidos
*
*
APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ( IAS 1 )
Demonstração do resultado abrangente;
 A entidade deverá divulgar todas as receitas e despesas reconhecidas no período, alternativamente: 
 Em uma única demonstração denominada ¨Demonstração de Resultado Abrangente¨, que compreende a ¨Demonstração do Resultado do Período¨, e após o Lucro (prejuízo) Líquido do Período são apresentados os ¨Outros Resultados Abrangentes¨, finalizando com o ¨Resultado Abrangente Total.
*
*
APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ( IAS 1 )
Demonstração das mutações do patrimônio líquido 
Nesta demonstração deverá ser apresentado:
O resultado abrangente total do período, mostrando separadamente o montante atribuído aos acionistas controladores e aos acionistas não controladores;
Para cada componente do patrimônio líquido, os efeitos das mudanças de políticas contábeis e de correções de erros, conforme a IAS 8, e
Uma reconciliação entre os valores do início e final do período para cada componente do patrimônio líquido.
*
*
APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ( IAS 1 )
Demonstração dos fluxos de caixa 
 
 A informação sobre os fluxos de caixa da entidade permite aos usuários avaliar a capacidade da empresa em gerar caixa e seus equivalentes e as necessidades para utilizar esses fluxos de caixa. 
 Obs, As orientações são tratadas pela IAS 7.
*
*
APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ( IAS 1 )
Notas explicativas 
 
 Nas notas explicativas deverá ser divulgada a base de preparação das demonstrações contábeis, as políticas contábeis significantes, informações exigidas pelas IFRS mas não divulgadas nas demonstrações e informações adicionais não apresentadas nas demonstrações contábeis mas que são relevantes para sua compreensão.
*
*
APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ( IAS 1 )
Políticas Contábeis 
O sumário das políticas contábeis relevantes divulgado nas notas explicativas deverá incluir a base (ou bases) de mensuração adotadas para a preparação das demonstrações contábeis e outras políticas contábeis que sejam relevantes para compreensão daquelas demonstrações. A entidade também deverá divulgar, no referido sumário ou em outras notas explicativas, os julgamentos relevantes feitos pela administração, na aplicação das políticas contábeis.
*
*
APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ( IAS 1 )
Fontes das incertezas nas estimativas: 
As notas explicativas deverão conter as principais suposições feitas pela entidade sobre o futuro e as outras principais fontes de incerteza na realização de estimativas no final do período contábil que tenham riscos significativos de resultar em ajustes materiais, nos valores de ativos e passivos. Com relação a esses ativos e passivos, as notas deverão incluir detalhes sobre sua natureza e seus valores. 
*
*
APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ( IAS 1 )
Divulgação sobre capital: 
Uma das alterações introduzidas na revisão da IAS 1 diz respeito às divulgações sobre o capital. Entretanto, o termo capital não é definido pela Norma, o que pode gerar divergências com relação ao que cada empresa divulga sobre o tema.
 A IAS 1 determina que deverão ser divulgadas as informações que permitam aos usuários das demonstrações contábeis avaliarem os objetivos, políticas e processos de gestão do capital pela entidade. 
*
*
APRESENTAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS ( IAS 1 )
Para cumprir com essa exigência a entidade deverá divulgar:
A informação quantitativa sobre a gestão do capital (objetivo, políticas e processos), se esse está sujeito a restrições externas e como ela atinge seus objetivos na gestão do capital;
Os dados quantitativos sobre o que ela considera como capital;
Se ela cumpriu com quaisquer requisitos, sobre o capital externamente impostos e, se ela não cumpriu com tais requisitos, as conseqüências desse não cumprimento.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais