Buscar

Fundamento da Epidemiologia

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201505893326)
	Fórum de Dúvidas (5 de 26)       Saiba (1) 
	
	Os métodos e as técnicas da Epidemiologia são utilizados para detectar uma associação entre uma doença ou agravo e características de pessoa, tempo e lugar. Portanto, o primeiro passo para o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença consiste em descrevê-lo por meio de variáveis. Sobre as variáveis de pessoa, tempo e lugar são feitas as seguintes observações: I Pessoas podem ser descritas em termos de: suas características herdadas ou adquiridas (idade, sexo, cor, escolaridade, renda, estado nutricional e imunitário, etc.); suas atividades (trabalho, esportes, práticas religiosas, costumes, etc.); e circunstâncias de vida (condição social, econômica e do meio ambiente). II A distribuição dos casos de determinada doença por períodos de tempo (semanal, mensal, anual) permite verificar como a doença evolui, isto é, se apresenta variação cíclica, se está estacionária, diminuindo ou aumentando. III O conhecimento do lugar onde ocorre determinada doença é muito importante, principalmente para se conhecer o seu agente etiológico e as fontes de contaminação. IV Vários elementos geográficos espaciais podem influenciar a distribuição das doenças, como, por exemplo, clima, fauna, relevo, poluentes urbanos e rurais, contaminação de alimentos, tipo de habitação, espaço urbano, ambiente de trabalho e inúmeros outros. Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	As afirmativas I, II e III são falsas.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira.
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201506668636)
	Fórum de Dúvidas (9 de 26)       Saiba (1) 
	
	Medronho (2006), define Pesquisa Epidemiológica como: Estudo da distribuição e dos determinantes dos eventos ou padrões de saúde em populações especificas, e a aplicação deste estudo para controlar/prevenir problemas de saúde. Diante desta definição, pode-se afirmar que são objetivos da Pesquisa Epidemiológica:
		
	
	Descrever, Explicar, Predizer e Combater/Controlar situações de Saúde/Doença. 
	
	Garantir a efetividade de programas de Saúde.
	
	Observar, Financiar e Educar sobre situações de Saúde/Doença. 
	
	Criar, Implantar e Avaliar Programas de Saúde.
	
	Promover uma Transição Epidemiológica.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201506431629)
	Fórum de Dúvidas (1 de 26)       Saiba (1) 
	
	Quais é o tipo de estudo epidemiológico que observa simultaneamente, em um mesmo momento histórico, o fator causal e o efeito de um determinado agravo ou patologia, não se prestando por isso à pesquisa de etiologia, revelando apenas medidas de associação entre o agravo e a condição atribuída, úteis para identificar grupos (fatores) de risco, gerar hipóteses e descrever a prevalência de doenças?
		
	
	Estudo Transversal ou de Prevalência.
	
	Estudo de Caso Controle.
	
	Estudo de Coorte.
	
	Estudo Multicêntrico.
	
	Estudo Ecológico.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201505892942)
	Fórum de Dúvidas (7 de 26)       Saiba (1) 
	
	A elevação do número de casos de uma doença ou agravo em um determinado lugar e período de tempo, que caracteriza, de forma clara, um excesso em relação à frequência esperada é a definição de:
		
	
	Surto.
	
	Endemia.
	
	Epidemia.
	
	Infecção
	
	Pandemia.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201505892948)
	Fórum de Dúvidas (9 de 26)       Saiba (1) 
	
	O método epidemiológico foi especialmente desenvolvido para ser aplicado na investigação do processo saúde/doença em populações humanas. Estratégias de problematização em pesquisa epidemiológica propiciam o crescimento da capacidade humana em conhecer a realidade e transcender o seu universo. Sobre a problemática na pesquisa epidemiológica são feitas as seguintes afirmações: I A necessidade social de reconhecer, controlar e/ou remover fatores ambientais, culturais, biológicos, físico-químicos ou socioeconômicos nocivos à saúde é o principal agente determinante. II Os agravos à saúde que acometem apenas os grupos humanos vulneráveis são os principais agentes determinantes. III A necessidade social de reconhecer, controlar e remover apenas os fatores socioeconômicos nocivos à saúde é o principal agente determinante. IV A precariedade no saneamento básico é o principal agente determinante. Assinale a alternativa correta: 
		
	
	As afirmativas II, III e IV são falsas.
	
	Apenas a afirmativa II é verdadeira. 
	
	Apenas a afirmativa IV é falsa.
	
	Todas as afirmativas são falsas.
	
	Todas as afirmativas são verdadeiras.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201506065697)
	Fórum de Dúvidas (5 de 26)       Saiba (1) 
	
	As variáveis são os elementos do processo saúde-doença que se quer estudar. Os métodos e técnicas da epidemiologia são utilizados para detectar uma associação entre uma doença ou agravo e características de pessoa, tempo e lugar. Portanto, o primeiro passo para o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença consiste em descrevê-lo por meio de variáveis de pessoa, tempo e lugar. Sobre a variável lugar NÃO É CORRETO afirmar que: 
		
	
	Dizer onde ocorre uma determinada doença significa o mesmo que dizer em que tipo de ambiente essa doença ocorre. 
	
	O local onde as pessoas vivem ou trabalham não se relaciona ao tipo de doença ou problema de saúde passível de ocorrência.
	
	O conhecimento do lugar onde ocorre determinada doença é muito importante, principalmente para se conhecer o seu agente etiológico e as fontes de contaminação.
	
	A distribuição geográfica é utilizada para identificar de que forma as doenças se distribuem no espaço (urbano/rural, distrito sanitário, bairro, município, etc.), associando a sua alta ocorrência, por exemplo, a baixas coberturas vacinais, precariedade no saneamento básico, existência ou não de uma rede básica de atenção à saúde, etc.
	
	Vários elementos geográficos espaciais podem influenciar a distribuição das doenças, como, por exemplo, clima, fauna, relevo, poluentes urbanos e rurais, contaminação de alimentos, tipo de habitação, espaço urbano, ambiente de trabalho e inúmeros outros.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201505893800)
	Fórum de Dúvidas (1 de 26)       Saiba (1) 
	
	De acordo com a procedência da equipe de investigação, estudos cooperativos entre diversas instituições que permitem a obtenção de casuísticas maiores (megatrials) e que exigem uma elaboração mais complexa quanto a protocolos, assim como treinamento e integração das equipes são chamados de:
		
	
	Descritivos.
	
	Longitudinais.
	
	Ecológicos.
	
	Transversais.
	
	Multicêntricos.
	
	Gabarito Comentado
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201505893593)
	Fórum de Dúvidas (1 de 26)       Saiba (1) 
	
	A classificação das pesquisas epidemiológicas é realizada de acordo com os desenhos de pesquisa que representam conjuntos formados por indivíduos, particularizados um a um (individuados) ou agregados por algum critério. De acordo com o período de seguimento existem pesquisas que seguem uma sequência temporal entre uma exposição, ausência da mesma ou intervenção terapêutica, e o aparecimento da doença ou fato evolutivo. Nessas pesquisas um processo é estudado ao longo do tempo para investigar mudanças, refletindo assim, uma sequência de fatos. Esse tipo de estudo classificado de acordo com o período de seguimento é chamado de:
		
	
	Caso-controle.
	
	Ecológico.
	
	Transversal.
	
	Longitudinal.
	
	Descritivo.

Continue navegando