Buscar

3 avaliação parcial

Prévia do material em texto

1.
		A epidemiologia se constitui na principal ciência de informação em saúde e é considerada a ciência básica da saúde coletiva. Segundo Rouquayrol (1999) epidemiologia é a ciência que estuda o processo saúde/doença em coletividades humanas, propondo medidas específicas de prevenção, controle ou erradicação de doenças. As doenças podem estar relacionadas a uma diversidade de fatores de risco, que podem ser microbiológicos, toxicológicos, genéticos, sociais, ambientais e até mesmo religiosos e políticos. De acordo com essa definição são feitas as seguintes afirmações: I A epidemiologia explora a ecologia das doenças humanas. II A epidemiologia se dedica exclusivamente ao estudo da doença no indivíduo. III A epidemiologia se restringe ao estudo de doenças transmissíveis. IV A epidemiologia também considera fatores religiosos ou políticos desde que tenham influência sobre a prevalência da doença. Assinale a alternativa correta:
		Quest.: 1
	
	
	
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	
	Apenas a afirmação I é verdadeira.
	
	
	As afirmações II e IV são verdadeiras.
	
	
		2.
		Atualmente, com a emergência das doenças crônicas não transmissíveis e com a reemergência de outras que até então estavam supostamente erradicadas, a base da moderna epidemiologia tem sido construída através do conceito de risco. No senso comum risco significa perigo, logo, tem um sentido negativo. Entretanto na epidemiologia, o conceito de risco pode ter tanto um sentido positivo quanto negativo. Porque: O conceito epidemiológico de risco está associado à probabilidade de ocorrência de algum evento, podendo estar relacionado a algo positivo, como por exemplo, as chances de cura ou recuperação de uma doença. Analisando as afirmações acima conclui-se que:
		Quest.: 2
	
	
	
	
	A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.
	
	
	As duas afirmações são falsas.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras,mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	
	
	A primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.
	
	
	As duas afirmações são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	
		3.
		Vários fatores de ordem individual e coletiva interferem e são determinantes no processo saúde-doença, podendo levar à doença ou contribuir para o risco de adoecimento e manutenção dos agravos de saúde. Os fatores etiológicos podem ser de origem:
		Quest.: 3
	
	
	
	
	Animal ou Vegetal
	
	
	Viral ou Bacteriana
	
	
	Específica ou Inespecífica
	
	
	Natural ou Artificial
	
	
	Endógena ou Exógena
	
	
		4.
		A respeito da história natural da doença nos seres-humanos são feitas as seguintes afirmações: I As inter-relações do agente etiológico, do organismo humano e do meio ambiente afetam o processo global e o desenvolvimento das doenças. II O estímulo patológico que o agente etiológico desencadeia no organismo humano é o único fator associado ao desencadeamento das doenças. III A resposta do organismo humano aos estímulos agressores é o único fator que deve ser investigado no desenvolvimento das doenças. IV A responsabilidade do homem na manutenção da biodiversidade é um dos fatores que devem ser considerados na prevenção das doenças. Assinale a alternativa correta:
		Quest.: 4
	
	
	
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	
	Apenas a afirmação II é verdadeira.
	
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	
		5.
		De acordo com Jairnilson Silva Paim e Paulo Buss (membros da Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde CNDSS) as formas concretas de inserção socioeconômica da população (condições de trabalho e condições de vida) são relevantes para explicar a saúde e o perfil epidemiológico. Nesse contexto, são feitas as seguintes afirmações:
 I A saúde de cada indivíduo, bem como o perfil epidemiológico da população, é explicado através do formato que cada um dá para própria vida.
II O formato está relacionado às condições gerais de existência caracterizam o modo de vida que articula as condições e o estilo de vida.
III As condições de vida são as condições materiais necessárias à subsistência, relacionadas à nutrição, à habitação, ao saneamento básico e às condições do meio ambiente.
IV O estilo de vida está relacionado às formas sociais e culturalmente determinadas de vida, que se expressam no padrão alimentar, no dispêndio energético cotidiano no trabalho e no esporte, hábitos como fumo, álcool e lazer.
Agora, assinale a alternativa correta:
		Quest.: 5
	
	
	
	
	Apenas as afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	
	Apenas a afirmação II é falsa.
	
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	
	Apenas as afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	
		6.
		A promoção da saúde está relacionada a medidas que não se dirigem a doenças específicas, mas que visam aumentar a saúde e o bem estar dos indivíduos e da coletividade. O fortalecimento da capacidade individual e coletiva para o confronto com uma imensa variedade de determinantes sociais e condicionantes da saúde é o aspecto principal. Sobre os objetivos da promoção da saúde são feitas as seguintes afirmações: I Valorizar o caráter coletivo e as políticas públicas intersetoriais voltadas à melhoria da qualidade de vida das populações. II Reforçar a tendência de aumentar as responsabilidades do Estado quanto à saúde dos indivíduos. III Abordar de forma ampla os problemas de saúde focando os determinantes sociais. IV Capacitar os indivíduos ao autocuidado. Assinale a alternativa correta:
		Quest.: 6
	
	
	
	
	Todas as afirmações são verdadeiras.
	
	
	As afirmações I e IV são verdadeiras.
	
	
	As afirmações III e IV são verdadeiras.
	
	
	Todas as afirmações são falsas.
	
	
	Apenas a afirmação II é falsa.
	
	
		7.
		Numa determinada cidade, no período compreendido entre janeiro e novembro de 2007 foram diagnosticados 723 casos de uma doença com alta virulência. Nesse mesmo período foram relatados 538 internações, 210 altas com melhora no quadro clínico e 256 óbitos em virtude da doença. Em função dos dados acima, podemos dizer que:
		Quest.: 7
	
	
	
	
	O índice de mortalidade é de 78,0%
	
	
	O índice de prevalência é de 74,1%
	
	
	O índice de letalidade é de 35,4%
	
	
	A Taxa de Ataque é de 72,0%
	
	
	O índice de morbidade é de 17,4%
	
	
		8.
		Analise as afirmativas sobre os indicadores epidemiológicos de saúde: I A incidência abrange somente os casos novos de uma doença. II A incidência abrande os casos novos e casos antigos de determinada doença. III A prevalência abrande os casos novos e casos antigos de determinada doença. IV A prevalência abrange somente os casos novos de uma doença. Agora, assinale a opção CORRETA.
		Quest.: 8
	
	
	
	
	Nenhuma alternativa está correta.
	
	
	Somente a I e III estão corretas.
	
	
	Somente a II e III estão corretas.
	
	
	Somente a I está correta.
	
	
	Somente a I e IV estão corretas.
	
	
		9.
		De acordo com a procedência da equipe de investigação, estudos cooperativos entre diversas instituições que permitem a obtenção de casuísticas maiores (megatrials) e que exigem uma elaboração mais complexa quanto a protocolos, assim como treinamento e integração das equipes são chamados de:
		Quest.: 9
	
	
	
	
	Descritivos.
	
	
	Ecológicos.
	
	
	Longitudinais.
	
	
	Transversais.
	
	
	Multicêntricos.10.
		Estudos que abordam áreas geográficas bem delimitadas, realizam correlações entre indicadores de condição de vida e situação de saúde, podendo utilizar uma referência geográfica (bairros, distritos, municípios, estados, nações) ou organizações coletivas de qualquer natureza como referência para definição da unidade de informação (fábricas, escolas, prisões, hospitais) são chamados de:
		Quest.: 10
	
	
	
	
	Prospectivos.
	
	
	Inquéritos.
	
	
	Ecológicos.
	
	
	Retrospectivos.
	
	
	Ensaios Clínicos.

Continue navegando