Buscar

Ponto de ônibus

Prévia do material em texto

Ponto de ônibus
O papel que as estações de transporte público desempenham, vão além de apenas um lugar onde as pessoas entram e saem de um ônibus. De facto, se a concepção e a localização dos pontos e estações forem bem planejadas, é possível reduzir os tempos de deslocamento e, assim, aumentar a confiança no sistema de transporte público. O ponto de ônibus da Universidade Paulista, localizado na Rua Luís Levorato, Nº 140, Chácaras Bauruenses em Bauru, necessita de melhorias, pois não atende aos usuários locais. É essencial a implantação de um novo ponto de ônibus eficiente e acessível aos estudantes do local. As calçadas apresentam problemas, como buracos e rachaduras, além não ter rampa, o que dificulta a passagem e o embarque de deficientes físicos. O espaço não é agradável, não tem árvores em volta, não possui iluminação nem informações com horários de ônibus, são poucos os assentos e o abrigo não oferecem proteção da chuva e frio. Apesar das limitações do ponto, é possível garantir que passageiros de qualquer idade e nível de mobilidade possam embarcar de forma segura, com um novo projeto elaborado, com foco as pessoas e a acessibilidade. 
Memorial descritivo:
Estrutura em aço com pintura eletrostática, preto fosco.
Nos vidros da fachada posterior, temperados 10 mm, com película reflexiva com proteção uv, para amenizar a incidência de sol e calor.
Iluminação led, painéis de avisos sonoros e visuais, que anunciaram propagandas e horários de ônibus, alimentados por placas solares fixadas no telhado. A renda arrecadada nas propagandas, serão convertidas para manutenção do ponto de ônibus.
Carregador para celulares.
Bancos em alumínio com estofamento, para 16 pessoas sentadas, além de espaço reservado para cadeirantes e mais 16 pessoas em pé.
Calçada em alvenaria com piso tátil, antiderrapante, rebaixada.
Ao lado foi instalado um telefone público, pela operadora de telefonia.

Continue navegando