Buscar

DIREITO EMPRESARAL AVANÇADO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DIREITO EMPRESARAL APLICADO II
Aluno(a): Francisco da Silva Sampaio
Estudo de Caso:
Lauro emitiu uma nota promissória com vencimento a dia certo em favor da sociedade empresária W Corretora de Imóveis Ltda. Embora o título esteja assinado pelo emitente, nele não constam a data e o lugar de emissão. Há cláusula de juros remuneratórios, com fixação de taxa anual de 12%. Antes do vencimento, o título recebeu aval em branco prestado por Pedro, irmão de Lauro. Sendo certo que os dados omitidos na nota promissória não foram preenchidos pela sociedade empresária antes da cobrança judicial. Analise a questão com base no estudo do Direito Cambiário.
O avalista do banco poderá alegar vício de forma como exceção ao pagamento perante a sociedade empresária, haja vista que, a data de emissão é requisito essencial à promissória e sua ausência implica em vício de forma, devido a nota promissória em que não se indique a época do pagamento será considerada à vista.
Os requisitos extrínsecos essenciais da nota promissória estão expressos no artigo 54 de decreto nº 2.044/88, que possui o seguinte teor:
ART. A nota promissória é uma promessa de pagamento e deve conter estes requisitos essenciais, lançados por extensos no contexto:
I – a denominação nota promissória ou termo correspondente, na língua em que for emitida.
II – a soma de dinheiro a pagar.
III – o nome da pessoa a quem deve ser paga;
IV – a assinatura do próprio punho do emitente ou mandatário especial.
§ 1º - presume-se ter o portador o mandato para inserir a data e lugar da emissão da nota promissória que não contiver estes requisitos.

Outros materiais