Buscar

Em relação ao tempo de caracterização do vício formal de um processo legal

Direito Constitucional Avançado Estácio- Em relação ao tempo de caracterização do vício formal de um processo legislativo, ele poderá ocorrer na fase inicial ou no decorrer do processo. Caso o vício formal ocorra na fase inicial do processo, caracterizada está a inconstitucionalidade:

💡 5 Respostas

User badge image

Neide Ferreira

Subjetiva.

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Primeiramente, temos que a inconstitucionalidade por vício formal propriamente dita, caracteriza-se a partir da inobservância do devido processo legislativo, sendo que para elaborar uma lei a mesma deverá passar por um procedimento de fase inicial, em que é deflagrado o referido procedimento, e outras duas fases, que seria a fase constitutiva, chamada de deliberação parlamentar e executiva, passando pela Câmara dos Deputados e Senado Federal, e a fase complementar, denominada de promulgação e publicação, sendo essas consideradas fases posteriores à iniciativa na elaboração da lei.

Logo, durante este trâmite podem surgir vícios no procedimento de elaboração da norma, o que o legislativo pode não observar, e aí vir à norma ser declarada inconstitucional em algum vício existente.

Por fim, podemos observar que existem vícios de natureza subjetiva e objetiva, sendo que o vício formal subjetivo é verificado na fase de iniciativa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais