Buscar

Do senso comum ao pensamento cientifico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Do senso comum ao pensamento científico
As cenas do filme “são um caminhar no desenvolvimento das percepções humanas e na construção do conhecimento e, o enfrentamento dos inúmeros obstáculos para tal Percebe-se que, paciência, respeito, perseverança/dedicação, entre outros, são valores básicos para esse caminhar não só na busca do conhecimento, mas também do sentido humanístico à vida”.
Marcos Lupércio Ramos.
Questões 
Que situações permitem dizer que a observação é uma metodologia eficaz na busca de conhecimento?
O personagem Willian de Baskerville conseguiu adquirir varias informações na base da observação desde o começo do filme, quando ele observou que tinha ocorrido algo de anormal só olhando pela janela, que no começo acharam ser um assassinato ( ou que seria maldição) que logo foi refutada, pois, a situações em que ele observou que as vitimas morriam com uma mancha preta nas mãos e na língua derrubaram a primeira observação ou quando ele notou que havia poucos livros na sala da biblioteca, enfim foi devido a observação que ele identificou e foi achando pistas essências para desvendar o mistério que rondava o mosteiro.
Da mesma maneira, que situações presentes no filme, colocam a reflexão lógica como algo eficaz na produção do conhecimento?
Enquanto o monge Willian de Baskerville procura respostas através da razão, da ciências, baseada em um livro de Aristóteles que evidenciava o riso como forma de analisar o mundo de outra maneira para uma produção eficaz de conhecimento, os outros monges que vivem na abadia estavam estruturados em uma ideia religiosa que passava por uma transição e não aceitavam uma nova visão e como controlavam a ideologia da época, refutavam as visões de Willian. Podemos observar como um exemplo do filme, a discussão na bíblia entre a ideologia por Aristóteles do riso defendida pelo franciscano Willian e seu pupilo, pela qual é refutada e incansavelmente partes do filme em que diz que um monge não ri, mostrando o certo e o errado.
 Há referências no filme a técnicas terapêuticas e de cuidar que podem promover a saúde e que, no contexto contemporâneo dos procedimentos na área da saúde são utilizados ainda hoje? Comente.
No período onde ocorreu o enredo do filme, houve um retrocesso em relação aos estudos e sobre a atuação na área da saúde. O corpo humano passou, devido a força religiosa, a ser visto como algo inferior. Passou a ser usada com outro intuito desde então, a nobreza e o clero tinham o objetivo de aumentar a potencia física. Atualmente, ainda são utilizados esses procedimentos de fortalecimento muscular, entre tanto, o contexto é completamente outro, hoje qualquer classe social em que precise desse tipo de tratamento, seja com o intuito preventivo ou curativo pode obter e com técnicas inovadas.
4- Há no filme um claro embate entre o conhecimento oriundo do senso comum e o conhecimento científico. Descreva e comente.
O clássico na filosofia, o embate entre o conhecimento cientifico e religião, o filme traz a ideia de discutir a certeza da igreja, que o oprimem aqueles que tentam contrariar ou apenas querer saber a respeito desses contextos. Somente quem tinha o privilegio de saber era a igreja e a apenas o que fosse do seu interesse era passado ao povo. Muitos que desafiaram a ideologia da igreja foram mortos, muitos dos conhecimentos já apresentados pelos povos mais antigos ficaram aprisionados a bibliotecas e demoraram outros séculos para serem vistos pelos estudiosos.
5- Há no filme momentos que o personagem Willian de Baskerville faz uso dos métodos dedutivo e indutivo. Comente.
Ele usa a indução em casos mais particulares, como por exemplo, o fato da primeira vitima ter caído em cima de umas rochas, ele é induzido a pensar que foi assassinato, ou quando a igreja tenta induzido a pensar que tudo que ocorria era um tipo de maldição. Quando a dedução virgula era no caso mais abrangente que se procurar particularizar depois, como ele acreditar em suas teses baseadas em afirmar ser um ser racional que não poderia se fazer de cego mediante as tentativas de barreiras impostas pela igreja, ou quando ele através de dedução acertou o enigma e conseguiu abrir a porta secreta da biblioteca através do raciocínio logico. 
6-O enclausuramento do conhecimento (mantê-lo sobre a guarda da igreja) tem alguma relação com a questão de poder político e espiritual? Comente
O filme em si teve influencia, não apenas religiosa, espiritual e logica, mas também houve politica e economia, era um período transitório do fim do feudalismo para o inicio de pensamentos renascentistas na qual acarretou em diversas transformações em todas as esferas ( sociais, politicas e econômicas) o renascimento trouxe antigos valores gregos romanos de volta aos pensadores da época, e o poder religioso exacerbava foi sendo trocado e o filme já traz alguns pontos de criticas e suas figuras já são a respeito dessa influencia, como por exemplo o velho ser feio e bem idoso.

Continue navegando