Buscar

TÓPICOS ESPECIAIS EM CONTABILIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE ESTRUTURADA DE TÓPICOS ESPECIAIS EM CONTABILIDADE
01 – O que é governança corporativa?
Governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas. As boas práticas de governança corporativa convertem princípios básicos em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor econômico de longo prazo da organização, facilitando seu acesso a recursos e contribuindo para a qualidade da gestão da organização, sua longevidade e o bem comum.
02 – O que é o Conselho de Administração, qual sua missão, atribuição e responsabilidades?
É um corpo de membros eleitos ou designados, que conjuntamente supervisiona as atividades de uma empresa ou organização. Os membros do conselho são administradores em primeiro lugar, que são vinculados por tanto a um próprio regime geral. A organização interna do conselho pode ser livremente decidida por cada empresa. No entanto, há uma série de elementos necessários em quase toda a legislação.
03 – O que é o código de conduta de uma empresa?
Conjunto de regras para orientar e disciplinar a conduta de um determinado grupo de pessoas de acordo com os seus princípios. O Código de Conduta Empresarial da descreve a posição e expectativas em relação àquilo que considera ser uma conduta empresarial e individual adequada.
4 - O que são conflitos de interesse? Como as empresas podem minimizá-los?
Situação na qual um profissional integrante de uma organização empresarial, qualquer que fosse o seu cargo, tinha interesses contrários ao da empresa em uma decisão que devesse ser por ele tomada, ou da qual devesse participar ou a qual poderia influenciar. A empresa pode minimizar os conflitos com fundamentos éticos e legais.
5 - O que é responsabilidade social?
É quando as empresas decidem, voluntariamente, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo.
06 - Quais os principais objetivos da responsabilidade social?
É a forma de gestão ética e transparente que tem a organização com suas partes interessadas, de modo a minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade. Ser ético e transparente quer dizer conhecer e considerar suas partes interessadas objetivando um canal de diálogo.
PESQUISA DE CAMPO – PETRÓLEO BRAILEIRO S.A
Perfil: Sociedade anônima de capital aberto, cujo acionista majoritário é o governo brasileiro, atuamos como uma empresa integrada de energia nos seguintes setores: exploração e produção, refino, comercialização, transporte, petroquímica, distribuição de derivados, gás natural, energia elétrica, gás-química e biocombustíveis.
Principais mercados de atuação: Geração de energia elétrica, Petroquímica, Exploração e produção de petróleo e gás, refino de petróleo e gás, distribuição, Produção de biocombustíveis, transporte e comercialização.
Principais fornecedores e concorrentes: A Petrobras possui o monopólio da extração de petróleo no País, ou seja, só ela pode extrair petróleo aqui no Brasil.
Compromissos com a política de responsabilidade social: define responsabilidade social como a forma de gestão integrada, ética e transparente dos negócios e atividades e das suas relações com todos os públicos de interesse, promovendo os direitos humanos e a cidadania, respeitando a diversidade humana e cultural, não permitindo a discriminação, o trabalho degradante, o trabalho infantil e escravo, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e para a redução da desigualdade social.
Atuação corporativa: Assegurar que a governança corporativa do Sistema Petrobras esteja comprometida com a ética e a transparência na relação com as partes interessadas.
Gestão Integrada: garantir uma gestão integrada em responsabilidade social no Sistema Petrobras. 
Desenvolvimento Sustentável: conduzir os negócios e atividades do Sistema Petrobras com responsabilidade social, implantando seus compromissos de acordo com os princípios do Pacto Global da ONU e contribuindo para o desenvolvimento sustentável. 
Direitos Humanos: respeitar e apoiar os direitos humanos reconhecidos internacionalmente, pautando as ações do Sistema Petrobras a partir da promoção dos princípios do trabalho decente e da não discriminação. 
Diversidade: respeitar a diversidade humana e cultural desua força de trabalho e dos países onde atua.
Princípios de Trabalho: apoiar a erradicação do trabalho infantil, escravo e degradante na cadeia produtiva do Sistema Petrobras. 
Investimento Social Sustentável: buscar asustentabilidade dos investimentos sociais para uma inserção digna e produtiva das comunidades.
Compromisso da Força de Trabalho: comprometer a força de trabalho com a Política de Responsabilidade Social do Sistema Petrobras.
Educar, capacitar e comprometer os trabalhadores, envolvendo fornecedores, comunidades, órgãos competentes, entidades representativas dos trabalhadores e demais partes interessadas; Atuar na promoção da saúde e na proteção do ser humano e do meio ambiente mediante identificação, controle e monitoramento de riscos, adequando a segurança de processos às melhores práticas mundiais e mantendo-se preparada para emergências; Assegurar a sustentabilidade de projetos, empreendimentos e produtos ao longo do seu ciclo de vida, considerando os impactos e benefícios nas dimensões econômica, ambiental e social; Considerar a ecoeficiência das operações e dos produtos, minimizando os impactos adversos inerentes às atividades da indústria.
O PROJETO de Voluntariado Petrobras está em sua segunda etapa, buscando a construção de múltiplas possibilidades de engajamento, desenvolvimento e formação continuada para os voluntários. O programa dissemina as boas práticas, ao mesmo tempo em que encontra oportunidades para a participação e o exercício da solidariedade. O programa conta com uma rede que visa à mobilização entre os voluntários, facilitando a comunicação e oferecendo diversas formas de participação. São 3,9 mil voluntários cadastrados na rede, atuando em 53 comitês na companhia, responsáveis pela disseminação do programa e das ações de voluntariado. Um dos destaques é o respeito à autonomia dos voluntários, que podem participar de diferentes formas, desde ações pontuais até as que exijam maior dedicação e qualificação. O trabalho voluntário pode ser realizado individualmente, em atividades coletivas, como apoio na formatação de projeto social em concurso de projetos de voluntariado e mediante participação nos cursos de formação para voluntários na Universidade Petrobras.

Outros materiais