Buscar

anorexia

Prévia do material em texto

Faculdade Estácio de Macapá
Disciplina: Métodos de observação em psicologia
Professora: Teresa Cristina Martins Kobayashi
Aluna: Isadora de Cassia Nascimento
 Relatório de observação do filme “o mínimo para viver”
Este relatório é uma síntese das observações realizadas no filme “o mínimo para viver”, onde uma jovem de 20 anos chamada Ellen, está enfrentando um problema que afeta muitos jovens: a anorexia. Enquanto ela acredita ter a situação do seu corpo sob controle, sua família problemática não sabe mais que fazer para tirá-la dessa situação. E ai que os parentes resolvem recorrer ao Dr. William Beckham, que ao invés de fazer apenas os tratamentos necessários, a desafia a abraçar sua vida e encarar sua doença de cabeça erguida. Com seu pai e sua mãe ausente, ela conta com a ajuda de sua madrasta para se internar na casa de tratamento de transtornos alimentares, onde conhece outros casos como o seu e faz amizades. Ellen, diagnosticada com anorexia nervosa apresenta subtipos tais como:
 Ela e do tipo restritivo pois no filme, Ellen apresenta comportamentos como dietas onde sabia a caloria de cada item, jejuns, ficava sem comer ou colocava a comida na boca e cuspia de volta, exercícios excessivos, fazia vários abdominais na cama, subia e descia as escadas, ia para os locais correndo, ela era extremamente controladora com seu corpo.
Porém não vemos o transtorno compulsivo purgativo no filme, não mostrou Ellen com episódios de vômitos auto induzidos, em nenhum momento apareceu Ellen provocando o vômito, nem utilizando laxantes.
Característica Diagnostica: As características da anorexia nervosa de Ellen, assim como dos outros pacientes, são a recusa do indivíduo a manter um peso corporal normal, medo de ganhar peso e perturbação significativa na percepção da forma ou tamanho do corpo, acredita que esta gorda mesmo estando excessivamente magra, parada do ciclo menstrual (amenorreia). Características descritivas e transtornos mentais associados. Quando seriamente abaixo do peso, muitos indivíduos com anorexia nervosa manifestam sintomas depressivos, como humor deprimido, retraimento social, irritabilidade, insônia e interesse diminuído por sexo. 
Características associadas que apoiam o diagnóstico: Ellen, apresenta características associadas a outras doenças também, ela apresenta características que satisfazem o critério para transtorno depressivo maior, pois apresenta sintomas depressivos, quando tenta se isolar dos demais não querendo falar de seus problemas, tem o humor deprimido, quando tenta não participar das atividades do grupo. Características obsessivo-compulsiva pelos alimentos, Ela sabia a caloria de todo tipo de alimento, apresentava obsessão pelo seu corpo, fazia todo esforço para não engordar, se olhava no espelho e puxava a pele de seus braços. Há também sintomas físicos, dores abdominais, Ellen tinha marcas no corpo pelo excesso de abdominais, tinha intolerância ao frio, seu corpo estava produzindo mais pêlos para se aquecer, pois não tinha mais massa corporal.
Estudos mostram uma prevalência entre mulheres na adolescência tardia e início da idade adulta verificam taxas de 0,5 a 1,0%, para apresentações que satisfazem todos os critérios para Anorexia Nervosa. Porem durante muito tempo foi pensada como um problema da mulher – verdadeiramente, estima-se que 90% a 95% dos pacientes com anorexia nervosa são do sexo feminino, mas o distúrbio está se tornando cada vez mais comum entre os homens
A idade média para o início da Anorexia Nervosa é de 17 anos, com alguns dados sugerindo picos bimodais aos 14 e aos 18 anos. O início do transtorno raramente ocorre em mulheres com mais de 40 anos. O aparecimento da doença frequentemente está associado com um acontecimento vital estressante. 
O fator de risco que mais cresce na anorexia é o risco de suicídio, com taxas de 12 por 100.000, no filme Ellen tinha um blog onde postava seus desenhos, e como se via com a anorexia, até que recebeu a notícia de que uma leitora se suicidou por causa dos seus desenhos, por pânico de seu corpo. A intervenção precoce é considerada uma das formas mais importantes de prevenir complicações devido à anorexia, que pode incluir infertilidade, danos ao sistema cardiovascular, ossos enfraquecidos e, em casos graves, até a morte. 
Características da Anorexia Nervosa
Perda de peso intencional ou mudanças frequentes de peso. Aqueles sem transtornos alimentares geralmente mantêm um peso relativamente estável ou ganham peso lentamente à medida que envelhecem, mas as mudanças de peso frequentes que podem ser muito extremas são sinais de alerta de um transtorno alimentar.
Limitar severamente o número de calorias consumidas e geralmente os tipos de alimentos consumidos.
Medo intenso de ganho de peso, que muitas vezes leva à obsessão e ansiedade.
Engajar-se em comportamentos incomuns e persistentes, a fim de evitar ganho de peso. A tentativa de seguir regras dietéticas rígidas é comum entre os anoréxicos.
As regras podem incluir apenas comer em horários específicos do dia, apenas comer um número muito pequeno de calorias por dia, o que coloca o corpo em modo de fome, ou apenas comer um número limitado de alimentos “seguros”. Normalmente, quebrar essas regras leva a sentimento de culpa ou ansiedade sobre ganho de peso.
Baixa autoestima, especialmente relacionada à imagem corporal ou outros aspectos da aparência.
Incapacidade de apreciar as consequências do transtorno alimentar, incluindo não querer receber ajuda ou admitir a um problema (negação da gravidade da situação).
Essas são apenas algumas das características
Comentário sobre o filme “o mínimo para viver”
A anorexia é o tema central do filme, onde passa a realidade e verdadeira aflição de um indivíduo que passa por este problema. No filme, a casa de tratamento que estão esses pacientes, pertence ao Dr. William Beckham, nesse tratamento, o Dr. Quer passar a mensagem de que a vida é bela e ele mostra que se o paciente não quiser ser ajudado isso sera impossível de acontecer, na casa, todos descem para a refeição e ficam na mesa mesmo que o paciente não coma nada e uma regra todos ficarem na mesa, ele oferece a terapia grupal, mas não deixa de acompanha-los individualmente. Ele não deixa de ser realista com eles, falando que realmente é duro, que coisas ruins e boas iram acontecer, mas ela precisa lidar com isso, ele permite que ela chegue ao fundo do poço para perceber que ela tem o poder de sair disso, que tudo está em suas mãos, quando ela se “deu conta” percebeu o real estado que se encontrava. Ele mostra que é preciso buscar ajuda, pois o tratamento não depende só dela, mas da família e de profissionais, para a pessoa se sentir confiável para lidar com isso. No final ela caiu em si e viu que realmente precisava de ajuda e quis voltar pra se dedicar ao tratamento mas para ela perceber isso foi difícil pois teve que sofrer.
O tratamento do Dr. William e bem diferenciado pois não e em uma clínica e sim em uma casa que faz se tornar um lugar bem mais acolhedor e ele não trata um paciente se o mesmo não quiser ser tratado, ele também não usa métodos convencionais ele procura abordar a Anorexia bem diferente do convencional ele quer que os pacientes consigam ver por si so a doença claro que eles tem ajuda da psicóloga e do Dr. so que o principal e eles verem que precisão de ajuda.

Continue navegando