Buscar

aula10.contratos.doacao. DIREITO CIVIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

�PAGE �
�PAGE �2�
DISCIPLINA: CONTRATOS
PROFESSORA: RENATA ANDRADE
TEMA: CONTRATOS EM ESPÉCIE
DOAÇÃO
3. DOAÇÃO
A – CONCEITO
É o contrato unilateral em que uma pessoa (doador) transfere a outra (donatário), por liberalidade (sem nada receber em troca) bens ou vantagens. Neste contrato apenas o doador tem obrigação (que é transferir o bem); o donatário não tem obrigação alguma, apenas o direito correspondente de receber o bem.
B- CAPACIDADE/ LEGITIMIDADE DAS PARTES
Exige-se capacidade e legitimidade por parte do doador, que não pode alienar bens em determinadas condições (v. lições de compra e venda, quanto a esta matéria). Os incapazes poderão receber doações puras. V. arts. 542, 543, 544 e 550 CC.
C- PECULIARIDADES
Podem ser objetos de doação: bens móveis ou imóveis, corpóreos ou incorpóreos, inclusive direitos ou prestações periódicas (art. 545 CC), excetuando-se apenas as coisas futuras (embora não exista vedação expressa da lei).
A aceitação do donatário pode ser tácita se a doação for pura; e deve ser expressa se a doação for com encargo (doação modal) (art. 539 CC).
Se o doador se arrepender da doação dentro do prazo fixado para a aceitação do donatário, este poderá ser ressarcido em perdas e danos, se houver despendido algo em razão da doação (ex.: construção de uma garagem para receber o carro que lhe seria doado). Todavia, se o doador teve justo motivo para o arrependimento (como diminuição significativa de seu patrimônio posterior à doação, será isento do pagamento das perdas e danos). A morte ou a incapacidade do doador, antes de aceita a doação pelo donatário dentro do prazo estipulado para aceitação, extingue a obrigação do doador.
Se a escolha pelo donatário foi pessoal, a obrigação persiste apenas em relação a este; por ocasião da morte do donatário, antes da aceitação, desobriga-se o doador de transferir o bem doado.
Em alguns casos, a lei dispensa aceitação – art. 546 CC (doação feita pelos noivos um ao outro, por terceiros a qualquer deles ou em relação aos futuros filhos do casal).
D- FORMA
- ESCRITURA PÚBLICA: bens imóveis, doações realizadas por associações filantrópicas
- INSTRUMENTO PARTICULAR
- VERBAL: bens móveis de pequeno valor (art. 541 CC)
E- ESPÉCIES
- PURA: liberalidade sem qualquer obrigação ou condição.
- CONDICIONAL: condiciona seus efeitos a evento futuro e incerto (condicional suspensiva) ou condiciona sua cessação a evento futuro e incerto (condicional resolutiva).
- MODAL OU COM ENCARGO: também chamada doação onerosa, o doador exige uma obrigação do donatário, como p.ex., a entrega de alguma coisa ou a realização de determinada conduta, em benefício do próprio doador, de terceiro ou da coletividade.
- MERECIMENTO DE ALGUÉM: premiação ao donatário.
- DOAÇÕES MÚTUAS: recíprocas (noivos entre si no pacto antenupcial).
- MISTA: quando ocorre a redução do valor do objeto em contrato oneroso, mais se assemelhando à doação.
- INDIRETAS E DISSIMULADAS: só valem quando não implicam fraude.
- CONJUNTIVA: em comum a mais de uma pessoa (art. 551 CC).
- SUBVENÇÃO PERIÓDICA: doações periódicas (semanal, quinzenal, mensal, trimestral, anual, etc.), que não pode ultrapassar a figura do donatário, mas pode continuar apesar da morte do doador, se assim estiver disposto no seu testamento e houver renda suficiente para tal.
- REMUNERATÓRIA: doação com fim de remunerar serviço prestado por alguém que já foi remunerado ou cuja doação excede o valor da remuneração do serviço prestado. Ex.: 10% de gorjeta em bares e restaurantes, cujo valor não faz parte da remuneração devida pelo cliente; aquele que mesmo assim dá faz uma doação remuneratória, cujo objetivo é remunerar o garçom pelo serviço prestado, embora o mesmo já seja remunerado pelo salário pago pelo seu empregador. Não se confunde com a doação onerosa.
F- EFEITOS
Os efeitos do contrato de doação são meramente obrigacionais. Em regra, a doação é irrevogável; os casos de revogação são expressos no CC, art. 564 (ingratidão apenas nas doações puras) e só pode ser proposta pelo doador exclusivamente (art. 560 CC), exceto na hipótese de homicídio do doador pelo donatário e desde que aquele não tenha perdoado este antes de morrer (art. 561 CC).
Hipóteses de REVOGAÇÃO POR INGRATIDÃO – art. 557 CC: rol taxativo
O doador não paga juros de mora nem se sujeita aos riscos da evicção como também não se responsabiliza por vícios redibitórios (vícios ocultos) (art. 552 CC). Porém, há exceções: se a doação for onerosa, cabe vícios ocultos; se a doação for para casamento com certa e determinada pessoa cabe evicção.
G- CLÁUSULAS ESPECIAIS
- reserva de usufruto – total ou parcial; vitalícia ou temporária
- cláusula de reversão: se o donatário morrer antes do doador, o bem retorna a este
H- EXTINÇÃO
- invalidade: incapacidade absoluta do doador; objeto impossível ou ilícito; forma não observada; bens doados totalmente ou suficientes para prejudicar a sobrevivência do doador; bens doados ao cúmplice do adultério
- revogação – art. 557 CC (ingratidão)
- resolução – nos casos de doação onerosa: inexecução do encargo, constituindo-se o donatário em mora (arts. 555/562 CC)

Outros materiais