Buscar

ATIVIDADE ESTRUTURAL 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE ESTRUTURADA
 Etapas do estudo: 
 Realizar busca bibliográfica com leitura de capítulos de livros das referências da disciplina e de artigos científicos nacionais ou não que abordem o tema. 
 Termos que poderão ser utilizados na busca: biodisponibilidade de minerais, fibras insolúveis, fibras solúveis, produtos da digestão das fibras alimentares, fatores antinutricionais. 
 O grupo deverá elaborar um resumo do conteúdo desenvolvido seguindo as perguntas abaixo: 
As fibras alimentares solúveis são utilizadas como nutrientes pela flora intestinal? 
SIM, As fibras solúveis influenciam o crescimento e a composição da flora bacteriana. Ela, por sua vez, é a responsável pela fermentação e consequente formação dos AGCC. Então, sempre que ocorrem mudanças na dieta ingerida, tornam-se necessários diversos dias para a flora se adaptar aos novos substratos e fermentá-los eficientemente. Os AGCC estão associados com melhor evolução de diversas doenças colônias, prevenção de translocação bacteriana e regressão de diarreias, pelas razões que seguem: 
1. Fonte de energia para os colonócitos. 
2 . Te m e f e i t o s r e g u l a d o r e s n a p r o l i f e r a ç ã o c e l u l a r d o c ó l o n. 
3. Aumentam o fluxo sanguíneo no cólon. 
4. Melhoram absorção de água e sódio. 
5. aumentam secreção digestivas, incentivando sistema nervoso e hormônios do trato digestivo, regulando o transito intestinal.
Qual a importância da digestão das fibras alimentares no intestino grosso? 
A fermentação destas fibras pelas bactérias da flora permite abaixar o pH deste meio, o que é favorável à saúde do organismo sob vários aspectos. As fibras fermentadas convertem-se em nutrientes necessários para um melhor desenvolvimento das bactérias biofidos e lactobacilos, aumentando favoravelmente a flora bacteriana. Um dos pontos mais positivos da formação desta superpopulação bacteriana benéfica é a inibição por competição do crescimento de bactérias patogênicas (malignas). Com isso, o sistema imunológico do órgão também se torna fortalecido, prevenindo casos de infecções gastrointestinais e até mesmo de câncer de cólon. 
As fibras alimentares diminuem a biodisponibilidade de minerais? 
O consumo elevado de fibras limita a absorção de ferro, cálcio e outros nutrientes, podendo resultar em deficiências nutricionais. Adicionalmente, poderão existir deficiências energéticas (principalmente em alguns grupos etários), uma vez que a sensação de saciedade pode ser atingida antes de se terem obtido nutrientes em quantidade suficiente para as nossas necessidades. 
Como as fibras alimentares solúveis e insolúveis se comportam em relação aos movimentos peristálticos? 
As fibras solúveis incorporam agua rapidamente e são facilmente decompostas no intestino grosso. Entre 70 a 90% da quantidade ingerida é intensamente decomposta pelas bactérias do colón. A fibra insolúvel tem menor capacidade de incorporação de água que as fibras solúveis e são difíceis de serem desregradas pelas bactérias sendo por isso eliminadas praticamente intactas. Atuam nas porções distais por serem pouco digeridas no colón, mantendo o volume liquido até a evacuação. No intestino grosso as fibras são responsáveis pelo aumento do bolo fecal e diminuição da sua consistência; diminuindo o tempo de transito e diminuem a pressão no interior do colón. O início de ação é de 12 a 24 horas. 
Porque as fibras alimentarem interferem na absorção de sais biliares no íleo? 
As fibras se ligam aos sais biliares, interferindo a sua reabsorção no íleo, diminuindo o colesterol disponível no fígado para a síntese de lipoproteínas.

Outros materiais