Buscar

Avaliação Discursiva Online A1 Teoria Economica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 1
O estudo da economia é dividido em áreas, cada área compreende formas de comportamento econômico que possuem variações de acordo com o cenário econômico em que estão inseridos, sendo que estes podem apresentar características internas e externas às organizações e a países. Com base nos conteúdos estudados, cite e explique as principais áreas que corresponde ao estudo da economia.
Para responder a questão, você deve produzir um texto entre 10 e 15 linhas (entre 800 e 1200 caracteres). O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no material e videoaulas da disciplina.
 
 R:
principais áreas que corresponde ao estudo da economia estão distribuídos nem três setores econômicos, sendo eles: setor primário, setor secundário e setor terciário.
Setor primário: este setor esta relacionado ao desenvolvimento da agricultura, pecuária e ao extrativismo (vegetal, animal e mineral). produzindo matéria-prima para o abastecimento das indústrias.
Setor secundário: esta relacionado ao sistema industrial, enquadrando a produção de máquinas e equipamentos, produção de bens de consumo, construção civil e geração de energia. Nesse caso o setor em questão atua no processamento da produção do setor primário, além de promover a distribuição dos produtos em forma de atacado.
Setor terciário: está ligado diretamente à prestação de serviços sendo: professores, advogados e profissionais liberais, e comércio em geral. 
 
QUESTÃO 2
 
Mercado Livre (de energia elétrica)
O modelo do setor elétrico instituiu os Mercados Regulado e Livre, compreendendo:
Ambiente de Contratação Regulada (ACR): ambiente onde as tarifas praticadas são reguladas pela ANEEL. Não há negociação entre o consumidor e o agente de distribuição.
Ambiente de Contratação Livre (ACL): ambiente onde os preços praticados são negociados livremente entre o consumidor e o agente de geração ou de comercialização.
Consumidor Cativo - Consumidor estabelecido no ACR, sob condições reguladas.
Consumidor livre - Consumidor estabelecido no ACL, sob condições livremente negociadas.
CCEE - Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - Executa a contabilização e a liquidação das diferenças entre os montantes contratados e verificados, ao Preço de Liquidação de Diferenças - PLD, dentre outras atividades delegadas pela ANEEL.
Disponível em http://www.copel.com/hpcopel/root/nivel2.jsp?endereco=%2Fhpcopel%2Facopel%2Fpagcopel2.nsf%2Fdocs%2F0E4B9124856EB4F60325741900510644. Acesso em 03 mar. 2014.
 
Tendo como base o texto sobre mercado livre e regulado, faça o que se pede nos itens a seguir.
a)   Comente sobre a economia sem intervenção do Estado, considerando os principais benefícios e autores da economia clássica;
b)   Comente sobre a economia com intervenção do Estado, diferenciando o modelo marxista do keynesiano;
c)    Faça uma argumentação coerente sobre o livre mercado e o mercado regulado. Indique pelo menos um benefício e uma mazela para cada um desses mercados.
Para responder as questões, você deve produzir um texto entre 10 e 15 linhas (entre 800 e 1200 caracteres). O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no material e videoaulas da disciplina.
 
A - Com a implantação do neoliberalismo, a economia de um país pode dar um grande salto, pois permitirá que cada comerciante, dono de empresa, etc, determinem os preços de seus produtos, baseando-se na sua necessidade e também concorrência. Sendo assim, todos cresceriam economicamente e levariam o país consigo.
B -

Outros materiais