Buscar

aula1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Organização e políticas públicas
O que é POLÍTICA?
1
Organização e políticas públicas
Do grego politikos, que significa “cívico”.
O termo politikos, por sua vez, se originou a partir da palavra polites, que quer dizer “cidadão”, que se originou de polis, traduzido por “cidade”.
Numa sociedade como a grega, em que a vida pública interessava a todos os cidadãos, os politikos eram aqueles que se dedicavam ao governo da polis ("a cidade” ou “o Estado"), colocando o bem comum acima de seus interesses individuais.
Organização e políticas públicas
Estado de bem estar social (Welfare State). Estado que garante padrões mínimos de educação, saúde, habitação, renda e seguridade social a todos os cidadãos. Todos estes tipos de serviços assistenciais são de caráter público e reconhecidos como direitos sociais. Há intervenção estatal na economia e nas condições sociais com o objetivo de melhorar os padrões de qualidade de vida da população, mas os serviços prestados são considerados direitos dos cidadãos, pois advém de impostos pagos pelos mesmos e administrados pelos políticos eleitos democraticamente.
França, Suécia, Noruega, Dinamarca
Organização e políticas públicas
LIBERALISMO: No campo da política econômica, liberalismo significa que o Estado influencia muito pouco na economia. A carga tributária é mínima, visto que o governo não tem muitos gastos com seus cidadãos, pois não garantem direitos mínimos. (Estado mínimo)
EUA, Chile
Organização e políticas públicas
Neoliberalismo: nenhuma participação do Estado na economia. Livre comércio. Surgiu na década de 70 após crise econômica mundial. Ênfase na globalização e livre circulação de capitais internacionais com a privatização de estatais.
Benefício à grandes potências econômicas. Países mais pobres com aumento de desigualdade
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS:
conceitualização
O que são?
Conjunto de ações e decisões do governo voltadas para a solução de problemas da sociedade.
A função que o Estado ocupa na sociedade sofreu diversas transformações ao longo do tempo. Nos séculos XVIII e XIX a função dos governos se restringia a defender o território e as pessoas em caso de ataque inimigo. O que possibilitou a difusão do pensamento de uma maior responsabilidade dos governos com relação às pessoas foi o advento da democracia.
Na democracia temos uma formatação política onde as pessoas escolhem quem irá compor o governo. Por conta disso, trata-se de um governo onde o povo é soberano
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
conceitualização
Portanto, atualmente é comum afirmar que a função do estado é promover o bem-estar social. Para isso, os governos precisam desenvolver ações de saúde, educação, meio ambiente, etc.
Para desenvolver tais ações o estado utiliza as políticas públicas.
Mas, muitas vezes as ações que os dirigentes públicos selecionam não são as que atendem as demandas e expectativas da sociedade.
Porque isso ocorre?
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
conceitualização
As demandas da sociedade são formuladas e apresentadas aos dirigentes públicos por meio de grupos do que se chama “sociedade civil organizada” (sindicatos, ONGs, movimentos sociais, associações de bairro).
No entanto, quando há recursos escassos, acabam surgindo disputas entre esses grupos, surgindo também outros grupos que são unidos por interesses. Todos os grupos organizados no seio da sociedade defendem seus interesses. Isso não é necessariamente ruim, pois eles servem como estímulo à mudança e melhoria
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Exemplos de grupos organizados na Sociedade Civil e políticas públicas correspondentes:
- Movimento dos trabalhadores de saúde mental (MTSM): Inicia as discussões sobre a assistência em saúde mental no início da década de 80. Em 1990 nasce o SUS. Em 2001 é aprovada a Lei da Reforma Psiquiátrica e atualmente temos uma Política pública de saúde mental.
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
- Movimento dos sem terra (MST): reivindicação da Reforma agrária, discussão acerca da propriedade, produção e capitalismo. Muito embora nenhum governo tenha de fato empreendido tal reforma, trata-se de uma discussão importante para nosso país
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
- Movimento feminista: década de 30 direito ao voto e primeira atleta mulher em uma Olimpíada (Maria Lenk); em 1980 primeiro vislumbre de PP de defesa da mulher (PAISM)
Na Constituição de 1988 a garantia de direitos iguais é conquistada; em 2006 é aprovada a Lei Maria da Penha; atualmente temos um Plano Nacional de Políticas para as Mulheres 
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
- Movimento negro: criminalização do racismo na Constituição; posse de terra às comunidades quilombolas e a criação da Fundação Cultural Palmares; em 96 o Programa Nacional de direitos humanos visa reduzir as desigualdade racial; em 2003 criada a Secretaria Nacional de Promoção da Igualdade Racial que vira Ministério em 2008; lei de cotas em 2012. 
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
- Movimento LGBT: criação do Brasil Sem Homofobia (BSH) – Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra GLBT e de Promoção da Cidadania Homossexual, em 2004; lançamento do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – 2009; criação da Coordenadoria Nacional de Promoção dos Direitos de LGBT, no âmbito da Secretaria de Direitos Humanos, 2010; e implantação do Conselho Nacional LGBT, em 2010, com representação paritária do governo federal e da sociedade civil
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
- Movimento estudantil: movimento social que foi o protagonista na luta pela redemocratização do Brasil e um dos mais importantes no movimento popular organizado pela saúde, que culminaram nas eleições diretas, na Constituição de 1988 e na criação do Sistema Único de Saúde 
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Fases de implantação das Políticas Públicas:
• PRIMEIRA FASE – Formação da Agenda (Seleção das Prioridades)
• SEGUNDA FASE – Formulação de Políticas (Apresentação de
Soluções ou Alternativas)
• TERCEIRA FASE – Processo de Tomada de Decisão (Escolha das
Ações)
• QUARTA FASE – Implementação (ou Execução das Ações)
• QUINTA FASE – Avaliação
Na prática, as fases se interligam entre si, de tal forma que essa separação se dá mais para facilitar a compreensão do processo. 
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
É muito comum que o estudante de psicologia e até mesmo os já profissionais da área considerem o conceito de políticas públicas como algo abstrato e distante de suas práticas, exceto quando decidem pelo trabalho no serviço público.
Porém, essa é uma concepção errônea, pois as PPs perpassam toda nossa vida social pois ocorrem em todas as áreas e são atravessadas por questões coletivas. 
Políticas públicas não são ações de um governo, mas políticas de Estado em sua interação com a sociedade.
Portanto, as políticas consideradas assertivas e que atingem metas em prol do bem estar social devem ser mantidas independente do governo. Para que isso ocorra, é importante que o povo conheça os direitos conquistados e os defenda.
ORGANIZAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Esse é um compromisso de toda população brasileira. Os profissionais de psicologia que atuam na saúde, educação e assistência social têm a responsabilidade de avaliar continuamente suas práticas, pois são atores importantes na construção dessa coletividade que irá defender os direitos sociais conquistados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais