Buscar

Primeira Lei de Newton

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Primeira Lei de Newton 
Lei da Inércia 
 - Um corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou de movimento retilíneo e uniforme se as resultantes das forças que agem sobre ele for nula. 
 FR = 0 
Corpo em equilíbrio 
Estático:
Quando o corpo se encontra em repouso 
Dinâmico: 
Quando o corpo se move com movimento retilíneo e uniforme
Exemplo de Estática 
Imaginemos um trem e uma pessoa esta parada dentro dele, quando o trem entra em movimento o corpo tende a permanecer no local, causando assim o desequilíbrio. 
A tendência do corpo é permanecer em repouso.
Um segundo exemplo
Se duas pessoas empurram um objeto com a mesma força e na mesma direção, mas em sentidos opostos, o objeto não se moverá. Estas forças estão equilibradas (estão se anulando). Isto é chamado de equilíbrio estático, as quais as forças são iguais, porém em sentidos opostos. Quando as forças em equilíbrio agem sobre um objeto, o movimento do objeto não muda. A força total atuando sobre o objeto é zero. 
Força Resultante (FR) é zero
Exemplo de Dinâmica
- Quando um carro faz uma curva, o corpo tende a continuar o movimento, por esse motivo a impressão é que está sendo jogado para o lado.
A tendência do corpo é continuar o movimento.
- Outro exemplo disso é o lançamento de uma bola de um trem movendo-se a uma velocidade constante. Do ponto de vista do observador que joga a bola, descreve um movimento vertical. Do ponto de vista de um observador localizado no chão, a bola descreve um movimento parabólico porque a sua velocidade tem um componente horizontal (a velocidade do trem). 
Em ambos os casos, a bola cai na mão da pessoa que atirou.
Acidentes automobilísticos e a Inércia
Quando estamos dentro de um carro em movimento, nosso corpo está com a mesma velocidade que ele. Ao frearmos bruscamente ou quando o veículo se choca com outro objeto e para, nosso corpo tende a manter o estado de movimento. O resultado é que somos projetados para frente.
- Com isso, a Inércia explica por que as pessoas se ferem em acidentes automobilístico. 
A importância do cinto de segurança
- Cinto de segurança é um componente muito importante. Não apenas para salvar sua vida quando algo der errado, mas também para manter seu corpo preso com mais firmeza ao banco, o que pode te ajudar a pilotar com mais facilidade, especialmente em freadas mais fortes.
- O cinto de segurança tem o objetivo de evitar esse deslocamento relativo, pois ele atua no tórax e na cintura, mantendo-nos presos ao banco.
- Se não estivermos usando o cinto de segurança, continuaremos a nos mover, enquanto o carro para: dessa forma, iremos nos chocar com o painel do carro ou seremos projetados para fora.
Funcionamento do mecanismo do cinto de segurança 
Como ocorre a trava do sistema
Fim

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando