Buscar

TRABALHO DE PSICOFARMACOLOGIA 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

TRABALHO DE PSICOFARMACOLOGIA
ALUNA: IRACEMA KÁCYA SOUSA LIMA
MATRÍCULA: 201308246511
TURMA: 3001/ NOITE AB- QUINTAS
DEFINA
POSOLOGIA 
Posologia é a forma de utilizar os medicamentos, ou seja, o número de vezes e a quantidade de medicamento a ser utilizada a cada dia – que varia em função do paciente, da doença que está sendo tratada e do tipo de medicamento utilizado. A posologia está relacionada com o tempo de ação e a dose terapêutica do medicamento em questão. 
DOSE LETAL 
É a quantidade de um medicamento que causa a morte.
PRO DROGA
Os pró-fármacos são fármacos que são administrados em forma inativa, sendo ativados somente após biotransformação (metabolismo normal). Estes podem melhorar a absorção ou a ação. Podem ter ativação intracelular ou extracelular. Normalmente uma droga é administrada na forma ativa e inativada pela biotransformação.
QUAIS OS NEUROTRANSMISSORES PARASSIMPATICO E SIMPÁTICO E SEUS EFEITOS?
O sistema nervoso simpático estimula ações que permitem ao organismo responder a situações de estresse, como a reação de lutar, fugir ou uma discussão. Essas ações são: a aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, o aumento da adrenalina, a concentração de açúcar no sangue e pela ativação do metabolismo geral do corpo e processam-se de forma automática, independentemente da nossa vontade. Seu principal neurotransmissor nas fibras pré ganglionares é a acetilcolina, já em suas fibras pós-ganglionares é a noradrenalina.
Chama-se sistema nervoso parassimpático a parte do sistema nervoso autônomo cujos neurônios se localizam no tronco cerebral ou na medula sacral, segmentos S2, S3 e S4. É o responsável por estimular ações que permitem ao organismo responder a situações de calma. Essas ações são: a desaceleração dos batimentos cardíacos, diminuição da pressão arterial, a diminuição da adrenalina e açúcar no sangue. O neurotransmissor tanto da fibra pré ganglionar como da pós ganglionar é a acetilcolina, e os receptores podem ser nicotínicos ou muscarínicos.
QUAL A FUNÇÃO DA CAT (COLINA ACETIL TRANSFERASE) E DA ACETILPOLINESTERASE?
A Acetilcolina é um neurotransmissor liberado pelo terminal nervoso quando o corpo necessita de estímulos específicos, na maioria das vezes, contração muscular, mas também pode ser relaxamento.
O terminal nervoso, libera a Acetilcolina na fenda sináptica, ela difunde-se até a célula pós-sináptica e se liga a proteínas de membrana especiais, chamadas receptores. Quando a Acetilcolina se liga ao receptor, ela o ativa, por isso ela é chamada de Agonista, logo, uma substância que se liga ao receptor e não o ativa é um Antagonista.
Assim que ativa o receptor, a Acetilcolina rapidamente se desliga dele, e a Acetilcolinesterase aproveita para quebrá-la em Colina+Acetato, feito isso esses dois são transportados novamente para dentro da célula pré-sináptica, aí são unidos novamente em Acetilcolina para serem liberados. A Acetilcolinesterase é tão poderosa, que apenas 10% de toda a Acetilcolina liberada, consegue se ligar a um receptor, o restante é logo hidrolisado pela enzima.
 
CITE A DIFERENÇA ENTRE AS VIAS PARENTAL E ENTERAL? CITE 03 EXEMPLOS.
A Nutrição Enteral (NE) é todo e qualquer alimento, com ingestão controlada de nutrientes, que surge como uma possibilidade terapêutica de manutenção ou recuperação do estado nutricional naqueles indivíduos que apresentarem o trato gastrintestinal íntegro para o processo digestório, mas com a ingestão oral parcial ou totalmente comprometida. Exemplos: Risco nutricional ou algum grau de desnutrição; incapacidade de se alimentar via oral; algum problema no processo de digestão ou absorção de nutrientes.
Nutrição Parenteral (NP) é a nutrição realizada por uma via diferente da via oral. A NP pode complementar ou substituir completamente a alimentação normal. Ela consiste, basicamente, em uma solução ou emulsão preparada para estar em equilíbrio com as demandas de nutrientes, como carboidratos, aminoácidos, lipídeos, vitaminas e minerais, do organismo. Sua administração ocorre por via endovenosa, através de um conjunto de equipo e cateter. Exemplos: Risco nutricional ou algum grau de desnutrição; Mau funcionamento do trato gastro digestivo; Traumas graves que impossibilitem a alimentação via oral ou via sonda.
DESCREVA O MECANISMO DE AÇÃO DA COCAÍNA.
O mecanismo de ação da cocaína no Sistema Nervoso Central é aumentar a liberação e prolongar o tempo de atuação dos neurotransmissores dopamina, noradrenalina e serotonina, os quais são atuantes no cérebro. A cocaína é uma droga de efeito rápido e duração breve. Na forma de crack ou merla, essa droga é fumada, utilizando a via pulmonar. Pelo pulmão ser um órgão intensivamente vascularizado e com grande superfície para absorção, a droga chega rapidamente ao cérebro. Em dez a 15 segundos os primeiros efeitos já são percebidos e duram em torno de cinco minutos, enquanto se consumida sob a forma de pó, o efeito após cheirar surgem após dez a 15 minutos, e após injeção, em três a cinco minutos.
CITE O NOME DE 05 NEUROTRANSMISSORES DO SNC.
Adrenalina, noradrenalina, dopamina, serotonina e GABA.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando