Buscar

Epidemiologia Veterinária - Exercício da Aula 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício de Epidemiologia Veterinária
Tema: Fatores Ambientais e do Agente Etiológico como Determinantes de Doenças
Explique a importância do clima como um fator ambiental que pode favorecer determinadas doenças.
Resposta: Se o clima está frio, a incidência de enfermidades do sistema respiratório dos animais é maior, isso se deve pela instalação e propagação das doenças que são facilitadas pela baixa temperatura e pela aglomeração dos animais. Se o clima está mais quente, há ocorrência maior de afecções gastroentéricas, normalmente traduzidas por diarreias.
Explique a importância da umidade como um fator ambiental que pode favorecer determinadas doenças.
Resposta: A umidade favorece a manutenção e a propagação de doenças, cujos agentes necessitam de tais condições para sua proliferação e sobrevivência. Por exemplo, a ocorrência de doenças veiculadas por vetores, como a Anaplasmose e a Babesiose, transmitidas por carrapatos, é maior em épocas quentes em função das condições favoráveis ao desenvolvimento dos mesmos.
Explique a importância do vento como um fator ambiental que pode favorecer determinadas doenças.
Resposta: O vento pode carrear agentes infecciosos por longas distâncias, mas, também ajudam no bem estar animal em uma criação.
Explique a importância dos raios solares como um fator ambiental que pode desfavorecer determinada doença.
Resposta: Os raios solares são eficientes na inativação de agentes infecciosos.
Explique a importância do solo como um fator ambiental que pode favorecer determinadas doenças.
Resposta: O solo pode oferecer excelente meio para o crescimento de fungos, criptococos, histoplasmas, formas esporuladas dos clostrídios e bacilos, favorecem a evolução de ovos e larvas de helmintos ou de oocistos de eimerídeos. Além disso, contribuem para inanição quando escasso de vegetação ou quando elementos nutricionais não se encontram em equilíbrio adequado. Por exemplo, a carência de fósforo e cobre diminui a fertilidade em ovinos.
O solo pode ainda conter agentes químicos causadores de doenças, sejam através do próprio solo ou da água ou das plantas forrageiras.
Explique a importância das paisagens como fatores ambientais que podem favorecer determinadas doenças.
Resposta: As florestas têm importância na manutenção de determinadas doenças como a Leishmaniose (vetores flebotomíneos e reservatórios silvestres). Em planícies, deve-se dar importância à hidatidose (Planície dos pampas), esta paisagem favorece a manutenção dos ovos do Echinococcus granulosus que é eliminado pelos cães, preservados da radiação solar. As montanhas possuem grutas e cavernas onde é encontrado o morcego hematófago, que pode transmitir a raiva dos herbívoros. E nas paisagens hídricas, tais como, pântanos, lagos, açudes e represas são verdadeiros criadouros de invertebrados, artrópodes e moluscos (hospedeiros intermediários).

Outros materiais