Buscar

Tributario 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Caso 4: Ao dispor sobre o plano de custeio..., o ordenamento jurídico especifico ao qual esta submetida. R: considerando que as contribuições previdenciárias tem natureza tributaria, forçoso é reconhecer que a matéria de prescrição e decadência referente a mesma somente pode ser tratado por lei complementar, qual seja CTN. Desta forma a lei 8.212/ sendo uma lei ordinária não pode tratar da referida matéria.
Caso 5: A União através de lei ordinária isenta tributo do estado... R: A isenção em tela é inconstitucional, uma vez que o ente tributante, só pode conceder isenção de tributos de sua competência, pois a CRFB/88 veda a concessão denominada heterogênea.
Caso 6: servidor estadual ingressa com ação de repetição de indébito... R: Não há o que se falar em ilegitimidade passiva, pois neste caso o imposto foi retido na fonte, sendo assim a competência é do estado e não da união, sendo assim caberá ao estado devolvê-lo.
Caso 7: O governador de um estado da federação propõe ação direta de inconstitucionalidade contra emenda... R: É possível arguir a inconstitucionalidade de uma EC e ate mesmo de um dispositivo da constituição, caso esses venha violar as normas e os princípios fundamentais da CF. Neste caso esta sendo violado o principio da anterioridade nonagesimal e o da anterioridade do exercício financeiro, e esta sendo violada também a imunidade reciproca.
Caso 9: Lei federal, publicada no ano passado, majora alíquotas do IR... R: De acordo com a sumula 584 do STF não há nenhum impedimento a que se altere a legislação aplicável a declaração de imposto de renda no mesmo exercício em que a mesma será entregue. Não obstante, é inconstitucional que uma lei nova atinja fatos geradores já ocorridos, para onerar-se a tributação.
Caso 11: O supermercado vende bem propõe uma ação para anular uma cobrança de ICMS... R: Não assiste razão para o mercado, pois se tratando de um estabelecimento comercial, não é possível considera a energia elétrica como matéria prima de todas as atividades desenvolvidas no estabelecimento comercial, nesse sentido não é possível fazer a compensação do creditámento de ICMS, acerca da energia elétrica.

Continue navegando