Buscar

Interação Humano computador

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. A usabilidade pode também se referir aos métodos de mensuração da usabilidade e ao estudo dos princípios por trás da eficiência percebida de um objeto.
Na Interação Humano-computador e na Ciência da Computação, usabilidade normalmente se refere à simplicidade e facilidade com que uma interface, um programa de computador ou um website pode ser utilizado. O Termo também é utilizado em contexto de produtos como aparelhos eletrônicos, em áreas da comunicação e produtos de transferência de conhecimento, como manuais, documentos e ajudas online. Também pode se referir a eficiência do design de objetos como uma maçaneta ou um martelo.
Metáfora é uma figura de linguagem que visa comunicar algo desconhecido ou abstrato utilizando um outro objeto mais familiar. Um exemplo na linguagem falada: "A gata me deu um fora..." A gata, no caso, é uma mulher e ela não me deu nada, apenas demonstrou desinteresse. As metáforas desempenham um papel fundamental na linguagem falada e escrita e, por conseguinte, na linguagem da interação, esta que a gente usa para comunicar-se através do computador. "Desktop", "janelas", "pastas", "menus", nada disso existe literalmente dentro do computador. Se existisse fisicamente, o computador seria analógico e não digital, conforme a paródia abaixo. Antes das metáforas, os sistemas operacionais eram crípticos, um amontoado de números para os leigos. Em sistemas baseados em linha de comando, era preciso recitar algumas palavras-mágicas e dedilhar acordes no teclado para conseguir fazer qualquer coisa. Quem não tinha boa memória, colava papéis-adesivo com os comandos mais freqüentes em volta do monitor.
Prevenção de Erros 
A interface do sistema deve informar/sinalizar claramente ao usuário os efeitos e consequências de suas ações, para evitar enganos. para evitar enganos Sempre que possível, deve evitar erros se puder detectar que as pré- evitar erros se puder condições para uma ação não estão satisfeitas, ou que a ação não é cabível no contexto corrente.
facilidade do aprendizado está associada diretamente com a eficiência de um sistema de computação. Para atingir essa eficiência, muitos cientistas pesquisam o campo de IHC com base nos conceitos de usabilidade, comunicabilidade e aplicabilidade. Esses conceitos originam da qualidade de uso de uma aplicação ou de um equipamento, que podem melhorar o dia a dia do ser humano e, ainda, democratizar o acesso às informações, principalmente quando se trata de pessoas com limitações físicas, auditivas ou visuais. Nossa! Dessa forma é possível notar a importância e a responsabilidade desse estudo! 
Memorização
Do inglês memorability, esta meta trata da capacidade de memorização. O seu cumprimento acontece quando existe facilidade em lembrar como utilizar o sistema após uma experiência prévia.
Esta meta é muito importante para sistemas utilizados esporadicamente. A reutilização do sistema após semanas ou meses da última utilização deve favorecer o usuário a lembrar processos, procedimentos, comandos, etc. Pode-se associar isso às conhecidas interfaces (ou processos de interação) indutiva ou intuitivas[2].
A regra é: O usuário não deve ser obrigado re-aprender a utilizar.
O esquecimento ocorre quando as funções são obscura, ilógicas ou pobremente encadeadas. Qual destes aspectos você acha que é o campeão da promoção do esquecimento?
DICA: Para cumprir a meta ofereça suporte para lembrar a seqüência lógica, estruturas e categorias.
Algumas atividades que ajudam a cumprir esta meta são testes com o usuário. Um teste simples, o card sorting, é uma saída para orçamentos curtos. Entender e aplicar conceitos de arquitetura de informação ajuda a cumprir a meta.

Continue navegando