Buscar

Exercicio 9 DBM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Se o CRM (Gestão do Relacionamento com os Clientes) é um conceito de negócios , é CORRETO afirmar que:
	
	
	
	
	
	representa a coalizão de diferentes níveis de esforços das áreas-chave de empresas voltadas para atender o interesse de seus stakeholders.
	
	
	prepara a empresa para comprar informações de clientes, formando um repositório de dados transacionais com vistas a vendas e efetuação de lucros.
	
	
	junto com o database marketing, o data mining, o data cluster e o data travell, traduz a importância da modernidade no processo de tomada de decisões de marketing
	
	
	é exclusiva dos gerentes de marketing de empresas mundiais, permitindo-lhes atuar mais profundamente nas ações direcionadas aos clientes, de forma a aumentar o lucro da empresa.
	
	 
	é uma estratégia de negócio voltada ao entendimento e antecipação das necessidades dos clientes atuais e potenciais de uma empresa
	
	
		2.
		A rede de fast-food Habib¿s detectou que alguns de seu clientes começaram a comprar menos pelo sistema de delivery. Foi criado um quartil através do ticket médio e efetuada uma pesquisa com esses clientes, questionando o motivo que os levou a comprar menos. Um dos principais motivos identificados foi a falta de combinados (combinados = promoção que combina diversos produtos numa única promoção). Através dessas informações, foram criadas 18 opções de combinados envolvendo salgados, bebidas e sobremesas e em paralelo foi implantado um treinamento de vendas desses produtos com todos operadores de atendimento. O acompanhamento dos clientes foi realizado individualmente através de uma planilha diária da evolução de cada operador, elevando a média em 32% nas vendas. O caso do Habib's revela que a empresa utilizou o Database Marketing para:
	
	
	
	
	
	Aplicar comunicações em níveis diferentes
	
	 
	Aprimorar a apresentação das promoções de vendas
	
	
	Tirar proveito de comunicações invisíveis para o concorrente
	
	
	Reforçar as decisões de compra do consumidor
	
	
	Conquistar novos clientes
	
	
	
		3.
		Para que uma empresa possua, efetivamente, um CRM, é necessário que ela possua os chamados três níveis de CRM: (1) CRM Analítico, (2) CRM Colaborativo e (3) CRM Operacional. Assinale as asserções a seguir conforme a numeração anteriormente indicada e, em seguida, identifique a opção correta:
(  ) Está relacionado às funções típicas do negócio que envolvem serviços ao cliente, gestão de pedidos, fatura/cobrança, automação e gestão de vendas/marketing, e é realizado através do contato direto da empresa com o cliente;
(  ) Diz respeito à comunicação e coordenação necessárias para permitir a integração entre empresas e seus clientes. Para isso, a empresa muitas vezes precisa atuar conjuntamente com parceiros e fornecedores, visando a atender seus clientes;
(  ) Permite identificar e acompanhar diferentes tipos de clientes, auxiliando a determinar qual a melhor estratégia para atender as diferentes necessidades dos clientes identificados.
	
	
	
	
	
	3-1-2
	
	
	1-2-3
	
	
	2-3-1
	
	
	2-1-3
	
	 
	3-2-1
	
	
	
		4.
		A Gestão do Relacionamento com o Cliente é um esforço para conquistar e manter clientes considerados lucrativos pelas empresas. Em relação ao DBM- Database marketing como sustentação da estratégia de CRM-Gestão de Relacionamento com o Cliente, assinale F (Falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas e marque a alternativa correta:
(   ) Tem como uma das principais vantagens a atualização constante de um grande número de informações, obtidas pelas diversas áreas que possuem relacionamento com os clientes e prospects.
(   ) Permite reagir mais rapidamente a qualquer movimento da concorrência, quando as atividades de segmentação, análises estatísticas e estudos de propensão são trabalhados diretamente dentro do CRM sem o apoio do DBM. 
(   ) Com os dados extraídos é possível alimentar o Contact Center, vendas e assistência técnica com informações valiosas para o efetivo relacionamento com o cliente.
	
	
	
	
	 
	(V) (F) (V)
	
	
	(V) (V) (V)
	
	
	(F) (V) (V)
	
	
	(F) (V) (F)
	
	
	(F) (F) (V)
	
	
		5.
		Os principais autores que pesquisam o Database Marketing, como Gummesson (1999), McKenna (1999) e Vavra, (1993), sustentam que o Database Marketing figura como uma importante ferramenta estratégica como suporte do marketing de relacionamento. O Database é uma realidade por que: (marque a alternativa INCORRETA)
	
	
	
	
	 
	porque é uma ferramenta do marketing que não se utiliza da Tecnologia da Informação (TI)
	
	
	porque clientes são mais importantes que prospects
	
	
	porque clientes de um mesmo produto costumam compartilhar algumas características em comum
	
	
	porque o comportamento do consumo passado é a melhor previsão de comportamento futuro
	
	
	o valor de um cliente é determinado pelo seu tempo de vida como cliente e não por uma compra isolada
	
	
	
		6.
		As ferramentas de database marketing mostram-se adequadas à estratégia de CRM porque:
	
	
	
	
	
	são facilmente adquiridas no mercado
	
	 
	permitem identificar e estratificar os clientes
	
	
	permitem obter maior quantidade de informações
	
	
	são tecnologias de última geração
	
	
	faciltam a disseminação de informações
	
	
	
		7.
		Por que o Database Marketing e o Data Mining figuram entre as ferramentas que mais se afinam com a filosofia de CRM?
	
	
	
	
	
	Porque ambos são considerados sistemas de relacionamento com clientes
	
	
	Porque são sistemas do ambiente operacional em uma empresa e que possibiltam a captura dos dados dos clientes mais rentáveis
	
	
	Porque são novas tecnologias
	
	
	Porque permitem acesso às infomrações de compras dos clientes
	
	 
	Porque possibilitam análises diferenciadas sobre as bases de dados dos clientes
	
	
	
		8.
		Uma das vantagens do CRM ou Gerenciamento de relacionamento com clientes é:
	
	
	
	
	
	a capacidade de integrar de forma inteligente portais verticais (indústrias), horizontais (processos) e corporativos (internos) criando comunidades de negócios para trazaer mais eficiência nas transações e facilitar as tomadas de decisões;
	
	 
	ajudar a empresa a capacitar seu departamento de marketing a identificar seus melhores clientes e a planejar as melhores abordagens para alavancar novos negócios
	
	
	automatizar o setor de compras, agregando valor e permitindo que toda a aquisição de suprimentos e serviços seja feita pela Internet.
	
	
	tornar mais eficientes os processos da cadeia de suprimentos, tanto interna quanto externamente a sua empresa, possibilitando cortar custos, maximizar seu retorno sobre os ativos fixos e acelerar a entrega;

Outros materiais