Buscar

ARTIGO FILOSOFIA JURIDICA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE TIRADENTES-UNIT
CURSO DE GRADUAÇÃO EM DIREITO
ARTIGO CIENTÍFICO
 
FILÓSOFO E SOCIÓLOGO: Jürgen Habermas 
Denisson Moura Santos Filho, Dulce Paloma Vidal Santos, Júlio César de Santana Soares,Maria Eduarda Oliveira Simas Pereira, Mylena Nascimento Mesquita, Nadia Regina Gomes Salles
Nataline Santos de Almeida
Jurgen Habermas filósofo e sociólogo alemão, importante intelectual da contemporaneidade e conhecido por suas teorias sobre a Racionalidade Comunicativa e da Esfera Publica.
O filósofo nasceu em 18 de junho de 1929, na cidade de Dusseldorf, Alemanha. Estudou Filosofia, Literatura Alemã e Economia nas Universidades de Zurique, Gonttingen e Bonn. Foi Assistente do Sociólogo e Filósofo Theodor W. Adorno, no período de 5 anos, até 1959, na Escola de Frankfurt. Em seus 31 anos de idade passou a ensinar filosofia, vind a publicar no ano de 1961 a famosa obra “Entre a Filosofia e a Ciência- O Marxismo com Crítica”. Durante os anos de 1971 e 1980 liderou o Instituto Max Planck de Starnber, na Baviera.
Convém lembrar que a obra de Habermas está estruturada em torno de ideais de emancipação humana, na qual os homens direcionam suas vidas seguindo ideais sociais onde prevalecem a liberdade, a autonomia e a maioridade. Entende-se que a obra de Habermas traz uma grande reflexão acerca de três temas bastante pertinentes na sociedade que são: a questão do conhecimento, a perspectiva político cultural e o conjunto de problemas relacionados com a razão e comunicação, desta forma seus temas representam o escopo de uma teoria comunicativa e expressiva.
Na obra Conhecimento e Interesse (1968) Habermas traz para reflexão as ideias de uma teoria da concepção crítica, fundamentando-a na busca pelo conhecimento por meio de interesses. Entende-se que nessa obra Habermas busca demonstrar a teoria dos interesses cognitivos, os quais sob um escopo de indissociabilidade entre o conhecimento humano e o interesse tanto para as ciências sociais quanto para as histórico hermenêuticas.
No ano seguinte veio a publicar a “Teoria da Ação Comunista”, em que segue uma vertente sobre fundamentos da teoria social, partindo da análise da democracia, do Estado de direito e da política contemporânea, em especial da Alemanha. Tida como a mais relevante de suas publicações, uma vez que exerce grande importância em regime Democrático. 
Habermas veio a se aposentar no ano de 1994, “ O principal Eixo dos debates do sociólogo, partia das críticas ao tecnicismo e ao cientificismo, que na sua opinião, viria a diminuir o conhecimento humano ao domínio da técnica e modelo das ciências empíricas, vindo a reduzir a atuação da razão humana para um conhecimento tido como objetivo e prático.

Continue navegando